Escovas de dentes: dicas para escolher o modelo perfeito

fev 20, 2018 | | Say something

A higiene bucal é importante para a saúde do corpo todo

Escovar os dentes faz parte do nosso dia a dia e como uma tarefa indispensável e habitual muitas vezes fazemos no piloto automático. Mas para garantir uma boa saúde bucal a escolha de uma boa escova de dentes é fundamental, aliada ao uso de fio dental e da técnica correta de escovação.

Escovar da melhor forma possível nossos dentes deixou de ser apenas uma preocupação com a saúde local da boca, a estética e a higiene pessoal. Cada vez mais os pesquisadores têm relacionado a precária higiene oral com o desenvolvimento de doenças sistêmicas como problemas cardíacos e infecções generalizadas. Assim, manter a higiene oral em dia é fundamental para manter também o corpo são.

 

O que uma escova de dentes deve ter

Como em muitas tarefas de extrema importância, instrumentos adequados são de grande ajuda. E com tantos tipos de escovas que se vê no mercado é natural ficar confusa na hora de escolher a sua. O mais importante é ficar atenta a alguns detalhes como a maciez e a quantidade das cerdas. Repara só, escovas com poucas cerdas são mais duras. Mas isso, por incrível que pareça, não ajuda em uma melhor limpeza. A escova de dente deve ser sempre macia, pois limpa melhor e ainda diminui a possibilidade de provocar retração gengival e desgaste do esmalte dos dentes. 

Desde que eu passei a usar a escova de dente Curaprox percebi que não tive mais problemas de retração da gengiva nem sensibilidade a alimentos gelados ou quentes. Não é uma escova de dentes baratinha, nem se encontra em qualquer supermercado, mas é sem dúvida um produto diferenciado e que vale a pena pagar um pouco a mais. Essa escova não é feita com cerdas de nylon comum, mas sim de um espécie de microfibra, é bem densa e tem uma cabeça relativamente pequena.

 

Escovas de dentes elétricas podem facilitar e melhorar os resultados

Outra opção que parece muito interessante são as escovas elétricas. Tenho observado cada vez mais os dentistas recomendarem esse tipo de produto. Ainda não aderi pessoalmente, mas comprei para o meu filho e a dentista achou que a higiene oral dele usando a escova elétrica ficou muito boa.

Um estudo feito pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, mostrou que as escovas com movimentos automáticos de rotação e oscilação são mais efetivas para remover a placa bacteriana e reduzir assim o risco de desenvolver gengivite. Mas são necessários mais estudos e por períodos de tempo mais longos para comprovar se o investimento nas escovas elétricas compensa. Além disso, é importante usar corretamente esses equipamentos sem fazer pressão excessiva sobre os dentes e as gengivas para não causar danos. Existem modelos que param de funcionar assim que você aplica força excessiva, pois têm sensores.

 

Escovas de dentes

Evitando o mau hálito

Outro instrumento que muita gente não usa é o limpador de língua. De nada adianta escovar maravilhosamente bem todas as superfícies de cada dente, usar fio dental e até enxaguatório bucal se você esquecer de limpar também a língua. Pela própria anatomia da língua, as papilas gustativas presentes em sua superfície podem reter partículas de alimentos, células descamadas da boca, muco e bactérias, a chamada saburra.

A saburra, que se apresenta como uma camada branca sobre a língua, precisa ser retirada da sua superfície a cada escovação. Se você fizer a limpeza dos seus dentes direitinho, mas esquecer da língua, seu trabalho terá sido em vão. Quando você passar a língua sobre os dentes, eles ficarão sujos de novo! O acúmulo da saburra sobre a língua pode gerar também mau hálito.

Você pode fazer a limpeza com a própria escova ou então com um limpador de língua. Como ele é mais baixinho que a escova, dá para ir mais fundo na língua sem provocar ânsia de vômito.

 

Seleção de produtos para a higiene oral

Abaixo fiz uma seleção de produtos para higiene bucal com ótimas propostas:

Escovas de dentes

  1. Creme Dental Sensodyne True White (LINK) – creme dental branqueador 10 vezes menos abrasivo que outros cremes branqueadores. Clareia os dentes sem causar sensibilidade e sem prejudicar o esmalte dos dentes.
  2. Escova de Dente Elétrica Oral-B Vitality – 110v (LINK) – recarregável, com movimento em 2 D: oscilação e rotação. É essa que meu filho tem.
  3. Kit Escova Dental Oral-B Pro-Gengiva Ultra Macia (LINK) – com cerdas são micro-divididas ultra-macias. Indicada também para gengivas sensíveis.
  4. Antisséptico Enxaguatório Bucal Boni Natural Menta e Melaleuca (LINK) – possui fórmula que mata 99,9% das bactérias causadoras de problemas bucais. Contém óleos naturais de menta e melaleuca, que auxiliam no combate ao mau hálito e deixa sensação de limpeza. O óleo de melaleuca também é conhecido como Tea Tree é um famoso antisséptico e antibacteriano natural. Produto sem flúor, parabenos e triclosan.
  5. Escova Dental Curaprox Ultra Soft (LINK) – com formato sextavado que possibilita naturalmente sua utilização na angulação correta durante o ato da escovação, cerdas bem densas e macias.
  6. Limpador de Língua Bitufo Dupla Ação (LINK) – contém cerdas para uma limpeza profunda da superfície da língua e um raspador que recolhe e elimina os resíduos.

 

Escovas de dentes recomendadas para problemas específicos

Além das escovas dentais normais, existem outras recomendadas para problemas específicos. São elas:

  • Escova ortodôntica – possuem uma depressão nas cerdas na região central da cabeça. Isso facilita a escovação de quem tem aparelho fixo nos dentes.
  • Escova interdental – ideal para alcançar entre os dentes. Possui uma haste metálica feita de aço cirúrgico e cerdas perpendiculares à haste de forma radial.
  • Escova unitufo – ideal para ser usada por pessoas com aparelhos ou implantes. Também pode ser utilizada por pessoas que buscam uma limpeza dos dentes mais minuciosa.
  • Escovas elétricas – com cerdas acionadas por energia proveniente de baterias recarregáveis ou pilhas. Há modelos que fazem movimentos considerados 3 D, pois apresentam oscilação, rotação e pulsação. Indicadas também para pessoas com deficiência nos movimentos dos braços ou das mãos.
  • Escovas para pós-operatórios – com cerdas extremamente macias, são indicadas para as regiões da cavidade oral que passaram por cirurgia recente.
Escovas de dentes

Como usar as escovas interdentais

Seleção de produtos para higiene bucal

  1. Escova Dental Curaprox Ortho (LINK) – oferece encaixe específico para os braquetes permitindo uma escovação efetiva para quem usa aparelho.
  2. Escova Dental Colgate Interdental Unitufo (LINK) – contém um cabo e 3 escovas: Interdental 2,5 mm; Interdental cônica e unitufo  – diferentes opções para diferentes necessidades.
  3. Escova Dental Curaprox Unitufo 9 mm (LINK) – pequena ponta arredondada formada por cerdas Curen, ou seja, perfeita para executar a limpeza dente a  dente, já que seu formato permite seguir os contornos da gengiva.
  4. Escova Interdental Tepe 4 mm Rosa Macia c/ 8 Unidades (LINK) – para a limpeza entre os dentes.
  5. Escova Dental Elétrica Professional Care 500 110V Oral-B  (LINK) – com sensor de pressão sobre as gengivas, a luz no cabo indica que a intensidade de força da escovação deve ser reduzida. Com movimentos em 3 D: oscilação, rotação e pulsação.
  6. Escova  Dental Elétrica Professional Care 5000 D34 110V Oral-B (LINK) – com movimento em 3 D: oscilação, rotação e pulsação, sensor de pressão sobre as gengivas e monitor digital para escovação personalizada.
Você usa escova elétrica? Qual a sua opinião, vale a pena o investimento?
Para ver mais posts sobre saúde clique aqui.

Posted in: Beleza, Saúde | Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com
%d blogueiros gostam disto: