Como usar óleo capilar: 3 dicas imperdíveis para cabelos bem tratados

fev 16, 2017 | | 1 comment

Óleo capilarQue o verão detona os cabelos, isso tudo mundo já sabe. Praia, piscina, sol, lavagens constantes, suor são elementos que prejudicam os fios, deixando-os ásperos, quebradiços, opacos. Para contrabalançar tanta agressão, minimizando os danos, eu tenho um segredo, o óleo capilar. Mas você sabia que os óleos capilares têm outras funções além de serem ótimos finalizadores? Não! Pode deixar que eu te conto tudo.

 

Funções dos óleos capilares

Os óleos capilares têm várias funções quando se fala de tratamento de cabelo. Eles podem ser usados como pré-shampoo, junto com a máscara capilar e após a lavagem para ajudar a evitar o frizz. Explico mais em detalhes a seguir:

 

Óleo capilar como pré-shampoo

Com as altas temperaturas acabamos lavando mais os cabelos. O uso frequente de shampoos retira a oleosidade natural do cabelo, ressecando muito os fios. Quem tem cabelos crespos ou cacheados sabe que o cabelo vai ficando mais bonito conforme passam os dias após a lavagem, porque pela estrutura do fio a oleosidade demora mais a chegar até as pontas. Mas quem tem o cabelo mais liso, também pode se beneficiar dos óleos capilares. Como muitas vezes, principalmente quem malha, não dá para ficar dias sem lavar os cabelos, uma alternativa é o banho de óleo para evitar o ressecamento excessivo.

Antes de lavar os cabelos, aplique por todo o comprimento e pontas dos fios o óleo capilar da sua preferência. Deixe agir no cabelo por pelo menos 1 hora e depois lave como de costume.

O óleo irá criar uma película nos fios, evitando que eles fiquem ressecados após a lavagem. Os ácidos graxos presentes nos óleos nutrem os cabelos enquanto estão sendo lavados. Mas atenção: não aplique na raiz para não pesar ou contribuir para deixa-la ainda mais oleosa.

 

Óleo capilar na máscara de tratamento

Gosto de variar as máscaras que aplico no cabelo, pois sigo um cronograma de tratamento capilar, conforme comentei nesse post aqui. Então, quando aplico a máscara de nutrição, sempre acrescento um pouco mais de óleo capilar para potencializar os efeitos. Para o meu cabelo que é bem comprido, uso cerca de uma colher de chá de óleo e misturo na máscara.

Importante: só acrescente o óleo na máscara que você separou para aplicar nos cabelos. Nunca pegue a máscara de dentro do pote direto com os dedos. Use sempre uma espátula para evitar que micro-organismos e sujidades, que possam estar na sua mão, contaminem o produto. A contaminação pode fazer com que o produto perca seus ativos ou tenha alteração no cheiro e textura, mesmo dentro da validade.

Outra coisa, não misture o óleo na máscara toda, porque pode alterar o produto, enquanto este estiver armazenado. Além disso, você pode querer variar a combinação usando outros óleos capilares.

 

Óleo capilar como finalizador

Depois de lavar os cabelos, após retirar o excesso de água com uma toalha, mas com eles ainda úmidos, use algumas gotas de óleo capilar como finalizador. O óleo irá ajudar a reduzir o frizz e a evitar que as pontas fiquem espigadas. É importante nunca aplicar o óleo na raiz dos cabelos, apenas no comprimento e pontas. Caso contrário você vai acabar deixando o cabelo com um aspecto pesado e de sujo.

As vezes eu aplico óleo também no cabelo seco, mas prefiro o resultado aplicando nos fios ainda úmidos. Acho que distribui melhor o produto e deixa um aspecto mais natural.

 

Sugestão de produtos:

Tenho usado os seguintes óleos capilares:

Óleos capilares

  • Óleo Concentrado Cabelo e Corpo Ekos Castanha (LINK)
  • Óleo Concentrado Cabelo e Corpo Ekos Andiroba (LINK
  • Moroccanoil – óleo de argan (LINK)

Óleo capilar

Esses óleos da Natura acabei de recomprar e estão quase acabando, segundo a informação do site. Se quiser aproveitar, use o cupom FOLIA e tenha 10% de desconto no espaço do Almanaque da Mulher na Rede Natura (cupom válido até o dia 28 de fevereiro de 2017). Receba no endereço que você escolher e pague em até 6x no cartão de crédito.

Mas pesquisei também no mercado e encontrei outros óleos capilares muito interessantes. Dá só uma olhada:

Óleos capilares

  1. Óleo Capilar Schwarzkopf Professional BC Bonacure Oil Miracle Barbary Fig (LINK) – é um óleo de tratamento para fios danificados, ressecados e quebradiços. Deixa a textura suavizada e com brilho. Contém em sua formulação ativos extraídos de plantas que tratam a falta de força e vitalidade do cabelo causados por agentes externos. 
  2. Óleo de Tratamento Reconstrutor Plant (LINK) – com complexo de óleos nutritivos, que atua no interior da fibra capilar, reduzindo os danos e devolvendo brilho aos fios.
  3. Óleo Reconstrutor Care Line para Cabelos Grossos Keune (LINK) – óleo leve e suave que trata as diversas camadas do fio com uma rica combinação de óleos que nutrem e dão brilho. Possui proteção térmica e deixa o cabelo mais bonito todos os dias. Enriquecido com o óleo da semente do mamão para um tratamento mais profundo. Contém também óleos de Yangu, Monoï, Amêndoa Doce e Maracujá que agem nas diversas camadas dentro do fio.
  4. Óleo Nutrição e Brilho Plant (LINK) – linha de tratamento enriquecida com exclusivo complexo de óleos nutritivos (óleo de noz pecã, macadâmia e gergelim) para proporcionar nutrição, restauração profunda e brilho aos fios.
  5. Óleo Finalizador SP System Professional Luxe Oil (LINK) – repara e reconstrói a fibra desde o interior, disciplinando o arrepiado. Contém óleos de jojoba, amêndoa e argan.

Posted in: Cabelos | Tags: , ,

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: