5 erros ao usar o condicionador

mar 2, 2018 | | Say something

O condicionador é fundamental para a hidratação dos fios, mas para produzir esse efeito precisa ser usado da forma certa.  Neste post você vai encontrar dicas de especialistas de forma a evitar os principais erros ao usar o condicionador.

 

Erros ao usar o condicionador

Funções do condicionador

Primeiro de tudo é importante frisar que lavar o cabelo somente com o shampoo não ajuda em nada a ter um cabelo bonito, sedoso e sem frizz. A lavagem do cabelo fica incompleta se feita sem o condicionador.

A ação mais importante desse produto é fechar as escamas que o shampoo abriu para fazer a limpeza dos fios. Graças a ação do condicionador os cabelos ficam mais macios, cheios de brilho e fáceis de pentear. O condicionador também forma uma película protetora sobre as madeixas e protege contra a desidratação, mantendo o cabelo hidratado por muito mais tempo.

 

5 erros ao usar o condicionador

Ok, você sempre usa o condicionador durante a lavagem, mas será que você está aplicando o produto da forma correta? Veja quais são os principais erros cometidos:

 

Erro #1 – Escolher um condicionador que não seja para o seu tipo de cabelo

Guilherme Cassolari, especialista em cabelos da Natura, explica que é preciso respeitar seu tipo de cabelo na hora de escolher os produtos:

“O uso correto do condicionador é fundamental para não ressecar ou deixar os fios muito oleosos.”

Assim, faça uma análise dos seus fios e veja se eles são normais, secos ou oleosos. É possível também que a raiz seja oleosa e o comprimento mais seco. Esse é sem dúvida o meu caso, principalmente porque eu tenho os cabelos bem compridos e faço coloração. A oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas, daí, preciso me preocupar sempre com a hidratação do comprimento.

 

Erro # 2 – Usar o condicionador de uma linha e o shampoo de outra

Esse erro eu confesso que cometo, principalmente porque meu shampoo sempre acaba antes do condicionador, uma vez que eu aplico o primeiro sempre duas vezes durante a lavagem. Já o condicionador eu aplico uma única vez e apenas do meio do cabelo para as pontas, então acaba durando mais. Daí eu fico curiosa e acabo abrindo um novo frasco de shampoo para experimentar. Assim, poucas vezes estou usando a linha completa.

Além disso, como meu cabelo é oleoso na raiz e mais seco nas pontas, por isso escolho produtos diferentes para cada área, ou seja, shampoo para a raiz e condicionador para as pontas. Sempre escolho um shampoo transparente, e portanto, mais detergente para garantir a retirada de toda oleosidade do couro cabeludo. Depois aplico um condicionador bem hidratante do meio para as pontas.

Quando lavo meu cabelo com o shampoo matizante ou desamarelador (falei dele nesse link), a primeira lavagem é sempre com um shampoo transparente. Depois aplico o produto roxinho para retirar o amarelado dos fios.

Mas os especialistas afirmam que para o resultado final  esperado, o condicionador depende do shampoo e vice-versa. Afinal, eles vão agir juntos nos seus fios. Assim, eles recomendam optar sempre por linhas completas para o seu tipo de cabelo.

 

Erro #3 – Passar condicionador no couro cabeludo

Esse eu sei que é péssimo, principalmente para quem tem raízes ou cabelos oleosos. Isso porque aplicar o condicionador na raiz do cabelo pode trazer problemas, como a oleosidade excessiva, que pode causar até caspa. A obstrução dos poros do couro cabeludo pode até gerar a queda dos fios. Portanto, passe o produto apenas da altura das orelhas até as pontas.

 

Erro #4 – Passar muito condicionador

Aqui não vale quanto mais melhor! Sobre a quantidade, Cassolari indica que você faça testes:

“Use três vezes, em quantidades diferentes, para achar o quanto é ideal para o seu cabelo, porque depende muito do volume dos fios e se o cabelo é mais ressecado”, afirma o cabelereiro. Mas o excesso nunca é bem-vindo, não deixe o condicionador escorrer.

A vantagem extra de não cometer esse erro é a economia de produto, que faz bem ao bolso e também ao meio-ambiente.

 

Erro #5 – Deixar o produto agir por muito tempo

Acredite, deixar o condicionador por horas na cabeça não vai fazer um efeito melhor. Manter o produto por muito tempo nos cabelos pode gerar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados. Além disso, pode deixar as madeixas com um aspecto pesado e opaco, uma vez que esse produto não foi feito para permanecer nos fios.

Se você precisa de uma hidratação mais potente, enxágue bem o condicionador dos fios e então aplique um leave-in. Os leave-ins são produtos desenvolvidos para permanecerem nos fios, já o condicionador não.

Condicionador

Sugestões de shampoos e condicionadores

Agora que você já sabe quais são os 5 erros ao usar o condicionador, fiz uma lista com sugestões de linhas de produtos (shampoo e condicionador) para você conhecer. Selecionei produtos criados para resolverem problemas bem específicos. Espero que gostem das sugestões. Se alguém já tiver usado os produtos, não deixe de comentar o que achou.

Condicionador nos cabelos

  1. Shampoo (LINK) e condicionador (LINK) Ekos Patauá da Natura – para cabelos fragilizados, com crescimento lento e que quebram facilmente, a linha contém o puro óleo de Patauá, que fortalece e hidrata os fios. Você também pode comprar depois só o refil.
  2. Shampoo (LINK) e condicionador (LINK) Refrescante Citrus Verbena L’Occitane – o shampoo produz sensação refrescante enquanto revitaliza, dá brilho e flexibilidade aos cabelos. É ótimo para cabelos oleosos. Já o condicionador ajuda a desembaraçar e suavizar os cabelos, deixando-os leves, brilhantes e fáceis de pentear. Ambos perfumam com o aroma de verbena orgânica da Provence e de ensolaradas frutas cítricas.
  3. Shampoo (LINK) e condicionador (LINK) Liso e Solto Plant da Natura – proporciona um banho de queratina vegetal que age diretamente na estrutura capilar e restaura os fios lisos e alisados. A queratina faz parte da estrutura do cabelo.
  4. Shampoo (LINK) e condicionador (LINK) Redken Beach Envy para ter cabelos com ondas soltas, macias e com efeito de praia. Muito bom para quem tem cabelos sem volume. A fórmula penetra os fios expandindo-os e entregando um tratamento completo para textura, corpo e volume.
  5. Shampoo (LINK) e condicionador (LINK) Cachos Modelados SOU – o shampoo realça a beleza e brilho dos cachos enquanto o condicionador promove hidratação e definição, completando os cuidados.

 

Para mais dicas sobre cabelos, clique nesse link aqui.

Condicionador

Posted in: Cabelos | Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Booking.com
%d blogueiros gostam disto: