Água micelar

Água micelar: para simplificar sua rotina de beleza

Compartilhe!

Sucesso na França e no backstage dos desfiles há alguns anos, opções de água micelar vêm chegando aos poucos ao mercado brasileiro. Mas o que é? E para que serve? É a mesma coisa que água termal? Não. Só para você ter uma ideia do quanto esse produto é versátil, a água micelar remove a make e ainda ajuda a cuidar da pele. Tem dúvidas de como incluí-la na rotina de beleza? Confira todas as dicas já-já!



O que é água micelar

A água ou solução micelar é um produto de cuidado com a pele composto de poucos ingredientes, mas de alta tecnologia.

Sua fórmula combina a água termal com elementos de limpeza solúveis em água e em óleo, além de outros compostos, de acordo com a marca do cosmético.

As moléculas desses elementos de limpeza têm a capacidade de se agregarem formando as chamadas micelas.

Essas micelas por sua vez, são estruturas que agem como ímãs, captando as impurezas e a maquiagem dos poros da pele.

Assim, funcionam como uma esponja limpando profundamente, mas de forma bem suave, ou seja, sem agredir, até as peles mais sensíveis.

Dessa forma, na lista de produtos fundamentais para a manutenção de uma pele saudável está a água micelar.

Com múltiplas funções, ela não só é uma ótima aliada na remoção da maquiagem, como também no tratamento da derme.

Veja também o post sobre Água termal: 20 benefícios para a beleza.



Para que serve a água micelar?

A água micelar é um produto 2 em 1, perfeito para as peles seca, sensível ou normal. Ou seja, serve como uma solução de limpeza (e demaquilante), mas também como tônico.

Para peles mistas e oleosas a água micelar pode ser usada como substituto do tônico mais adstringente.

Isso é recomendável principalmente para os períodos em que a pele não está tão oleosa, como nos dias frios e secos, por exemplo.

As fórmulas são isentas de álcool, sabão, corantes e agentes químicos mais agressivos como os parabenos. Dessa maneira respeitam o equilíbrio fisiológico da pele.

Assim, a água micelar remove as impurezas sem irritar ou agredir a pele.

Por isso a água micelar é boa também para usar pós-procedimentos dermatológicos, especialmente aqueles que deixam a pele muito sensível.

Também é ótima para preparar a pele antes de começar a maquiagem. Dessa forma o rosto fica limpo e pronto para receber o hidratante, o primer e a base. O acabamento da sua maquiagem será outro! Experimente de depois me conta.

Como passar água micelar

Como serve tanto para a limpeza como tônico, permite uma rotina de cuidado com a pele bem mais prática.

Em vez de limpar, tonificar e hidratar com 3 produtos diferentes, você pode usar apenas 2. Então, depois de aplicar a água micelar é só partir direto para o hidratante.

Na hora de aplicar umedeça um algodão com o produto e passe pelo rosto, lábios, olhos e pescoço com movimentos suaves. Repita a operação até que o algodão esteja perfeitamente limpo. Não é necessário enxágue.

Água Micelar Natura Chronos

Tenho adorado usar a água micelar não só como demaquilante, mas também como tônico.
A que eu tenho em casa agora é da Natura Chronos (clique aqui). Ela protege as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter a pele firme. Também retira até 98% de uma maquiagem leve em apenas uma passada.

Além disso, a água micelar Chronos tem textura ultraleve, ou seja, não deixa a pele oleosa, removendo impurezas, oleosidade e resíduos de poluição. Possui, ainda, pH igual ao da lágrima, portanto, não irrita os olhos hidrata por até 8 horas e tem ação dermocalmante.

Lembrando que o Almanaque da Mulher possui um espaço dentro do site da Natura. Comprando produtos Natura pelo link acima você estará me ajudando a manter o blog. Além disso, serei a sua Consultora Natura.

Confira também o post 8 passos infalíveis para uma pele de pêssego.



Limitações da água micelar

Quanto a função demaquilante, aviso que a água micelar tem limitações. Não é possível, por exemplo, retirar completamente maquiagens a prova d’água com ela.

Porém, é ótima como demaquilante para peles oleosas, pois ao contrário dos demaquilantes bifásicos, não contém óleo.

Eu normalmente uso demaquilante bifásico nos olhos (adoro o da Lancôme – clique aqui), quando uso máscara de cílios a prova d’água, e água micelar para retirar o restante da maquiagem do rosto.

Como é um produto suave e hipoalergênico a água micelar pode ser usada no rosto, lábios e olhos.

Água micelar para que serve.

Confira também o post sobre Alergia a esmaltes.



Mitos e verdades da água ou solução micelar

Confira a seguir os principais mitos e verdades e abra espaço no seu nécessaire:

1. Água micelar e demaquilante são a mesma coisa

MITO! Apesar de ambos os produtos terem como função a remoção da maquiagem, cada um age de uma forma.

A água micelar não consegue retirar maquiagens a prova d’água, por exemplo. Contudo, como não tem óleo na sua composição, é perfeita para peles mistas e oleosas.

2. Não pode ser usada nos olhos e lábios

MITO! A solução micelar pode ser usada em todas as áreas do rosto, inclusive, nas mais sensíveis. Isso porque sua fórmula tem pH lacrimal, evitando irritação.



3. Dispensa enxágue

VERDADE! Por conta de suas características e propriedades da fórmula não é recomendado enxaguar o rosto após o uso da água micelar, para não perder os benefícios.

4. É o primeiro passo da rotina de cuidados com a pele

VERDADE! A água micelar limpa profundamente os poros da pele, retirando as impurezas e deixando a pele pronta para o hidratante ou creme de tratamento específico. Além disso, prepara a pele para receber a maquiagem.

5. É indicada até para os dias sem make

VERDADE! Por atuar na remoção de qualquer impureza depositada sobre a pele, a solução micelar pode ser usada até nos dias de cara limpa.

Resíduos de oleosidade e de poluição não têm vez com esse produto. Use quantas vezes precisar e a qualquer momento do dia para manter sua pele sempre equilibrada.

Então, por exemplo, você chegou a noite, tomou banho, jantou, assistiu um pouco de tv ou navegou pela internet e antes de dormir vai fazer a sua rotina de skincare. Nessa hora, comece pela água micelar, em seguida, aplique os demais produtos.



Indicações de águas micelares

Gostou do produto? Abaixo coloquei várias opções soluções micelares excelentes que você encontra no mercado:
Para que serve a água micelar?

  1. Sensibio H2O Solução Micellare Demaquilante Bioderma (clique aqui) – é essa que eu tenho usado. Limpa, acalma, refresca e remove a maquiagem do rosto e olhos de toda a pele, mesmo sensíveis e intolerantes.
  2. Solução micelar de L´Oréal Paris (clique aqui) – desenvolvida para limpar a pele da brasileira. Com uma fórmula livre de oleosidade e alto poder de limpeza.
  3. Solução micelar Marina Smith (clique aqui) –  com ação regeneradora, protetora e antioxidante. Contém extratos vegetais de pepino, aloe e algas marinhas.
  4. Água micelar Purificante Natura Chronos (clique aqui) protege as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter a pele firme, além de retirar até 98% de uma maquiagem leve em apenas uma passada.
  5. Solução Micelar Dior Hydra Life No Rinse Cleanser (clique aqui) – contém extrato de flor de Echinacea, retém todas as impurezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima