fbpx
Água termal: a água da beleza

Água termal: a água da beleza

Faz alguns anos fiz um tratamento dermatológico com ácido que deixou minha pele muito sensível e ardida. A dermatologista me indicou a água termal como calmante para a pele. Gamei! Ainda me lembro da sensação de alívio que senti assim que apliquei aquela água geladinha no meu rosto. Desde aquele dia nunca mais deixei de usar, principalmente depois que descobri todos os benefícios da água termal na pele, aqui nesse post conto tudo.Rosto com gotinhas de água

O que é água termal?

A água termal é uma água de origem subterrânea retirada de fontes termais, enriquecida por anos por minerais como cálcio, manganês, sódio, cloro, bicarbonato, que se desprendem das rochas e se dissolvem na água.

A composição entre as diferentes marcas de água termal é bem semelhante, mas algumas contêm alguns nutrientes diferentes em função da região e do tipo de rocha pelo qual a água passou. A água da La Roche Posay, por exemplo, contém, entre outros elementos, selênio, a da Vichy contém boro, já a da Avène contém silício. Falo mais sobre as diferentes composições das marcas ainda nesse post.

Enfim, eu já usei de várias marcas e gostei de todas, mas a minha preferida eu conto no post onde falo sobre meus produtos queridinhos de sempre.

Funções

Veja abaixo as funções de alguns minerais em relação à pele:

MineralFunção
BoroSubstância com propriedades cicatrizantes cientificamente comprovadas.
CálcioPotencializa a ação do ácido retinoico usado em produtos para rejuvenescimento.

Aumenta a penetração dos ativos de cremes.

CobreAjuda a manter o sistema de defesa natural.
EnxofreElemento indicado para o tratamento da acne.
FerroTonifica a pele.
MagnésioTem ação cicatrizante e anti-inflamatória.
PotássioTem ação cicatrizante.
Selênio e ZincoAcalmam a pele, indicados para quem tem alergia, dermatite atópica ou rosácea.

Antioxidantes que inibem a formação de radicais livres, retardando o envelhecimento.

SilícioAjuda a manter a firmeza e elasticidade

Benefícios da água termal

A “água da beleza” fornece 9 benefícios para a nossa pele, são eles:

1) Ação calmante – perfeita para você aplicar quando abusa do sol ou quando faz algum tratamento dermatológico como peeling ou laser, que deixa a sua pele sensível como a minha ficou, ou mesmo depois da depilação. Também acalma e alivia a irritação no caso de rosácea. Ah, e empreste para o seu marido ou namorado depois que ele fizer a barba, ele vai adorar.

2) Hidratação – depois que eu limpo e tonifico a pele, aplico a água termal, em seguida uso meu hidratante. A água termal potencializa a hidratação, especialmente no inverno. Quanto mais hidratada a pele, mais tarde aparecem os sinais do envelhecimento. Quem tem pele oleosa pode usar sem medo. É perfeita também para quando se viaja de avião para evitar que a pele resseque demais ou quando se permanece em ambientes com ar condicionado por muito tempo. Vale a pena levar para a praia ou piscina também, além de hidratar a sua pele, você ainda fará a chic ao borrifa-la no rosto! kkkkkk

3) Para limpar a pele – você pode usar a água termal para fazer uma limpeza mais profunda. Molhe um disco de algodão com a água termal e passe por toda a pele do rosto.

4) Cicatrizante – os componentes presentes na água termal ajudam a cicatrizar espinhas, machucados, cicatrizes, queimaduras solares e até assaduras de fraldas. Vale a pena comprar também para o seu bebê.

Água da beleza

Mais benefícios

5) Melhora da acne – ajuda no tratamento da acne, principalmente se tiver na sua composição o enxofre.

6) Fixador de maquiagem – sempre dou uma borrifada no rosto depois que faço minha maquiagem. Acho que ela dá um efeito de maior naturalidade, além de ajudar a fixar mais a make. É só você dar umas borrifadas por todo o rosto e deixar secar sem mexer para não borrar nada. Você também pode umedecer o pincel na água termal antes de aplicar sua sombra, pois assim ela ficará com a cor mais intensa. Mas a água termal também pode ser aplicada antes da maquiagem, para fechar os poros, principalmente se ela estiver geladinha.

7) Refrescante – a névoa que sai do frasco é uma delícia naqueles dias muito quentes ou após um exercício físico intenso. A água termal atua repondo os minerais perdidos com a transpiração. As crianças de todas as idades adoram e não há nenhuma contraindicação.

8) Alívio da coceira – em caso de picadas de insetos, alergias, brotoejas, ou doenças, como catapora, a aplicação da água termal ajuda a aliviar a coceira.

9) Melhorar a aparência das olheiras e o inchaço dos olhos – você pode aplicar a água termal geladinha em um disco de algodão e deixar sobre os olhos por 5 a 10 minutos como uma “compressa”.

Modo de aplicar

Vaporize o produto diretamente no rosto, de olhos e boca fechados, a uma distância de 20 cm. Deixe ser absorvida por cerca de 2 a 3 minutos. Em seguida, seque delicadamente com um algodão ou tecido, se tiver pressa. Caso contrário, deixe secar naturalmente.

Como já disse, para usar como fixador de maquiagem, aplique sobre a maquiagem já pronta e deixe secar naturalmente, senão pode borrar tudo!

Refrescando a pele

Seleção de produtos

Abaixo coloquei fiz uma seleção de águas termais de várias marcas, tanto nacionais como importadas:

Benefícios da água termal.

  1. Água Termal Ruby Rose (LINK) – sem fragrância e com ótimo preço, contém zinco, magnésio e sódio.
  2.  Avène Eau Thermale (LINK) – contém silício, cálcio, magnésio, sódio, bário, alumínio, lítio, estrôncio e zinco, além de alguns ânions.
  3. Água La Roche-Posay (LINK) – rica em selênio, cálcio, silicato e zinco.
  4. Água de fontes termais Fenzza (LINK) – contém zinco, magnésio e sódio.
  5. Eau Thermale Vichy (LINK) – contém 15 minerais que são: magnésio, potássio, lítio, cálcio, ferro, manganês, sódio, silício, ortofosfato, estrôncio, hidrogenocarbonato, amônio, boro, flúor e enxofre.
  6. Água termal Lindoya (LINK) – contém cálcio e magnésio na sua composição.

Você já sabia de todos esses benefícios da água termal para a beleza e saúde da pele? Já usa? Qual a sua marca preferida?

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.

Para mais dicas de beleza, clique aqui.

Borrifando o rosto

17 comentários em “Água termal: a água da beleza”

  1. Pingback: Dicas de como fazer a sombra preta durar a noite toda na balada

  2. Pingback: Queridinhos de beleza de sempre, produtos queridinhos, produtos indispensáveis, cabelos, cuidados com a pele

  3. Oi…faz um pouco mais de um mês que estou usando agua thermal, experimentei da Avene e da Vichy, o 1o. frasco foi da Avene, agora estou usando da Vichy, não sei se está cedo para falar, mas gostei mais da Avene, tenho a impressão, que ela fecha melhor os poros….amoooooo essas águas, não fico mais sem, vou testar depois da La Roche. Pra queimadura solar, foi fantástica, recupera na metade do tempo.

    1. Oi, Mariana! Eu estou usando atualmente a da Avene. É maravilhosa sim. É normal nossa pele se dar melhor com uns produtos do que outros. Mas é legal testar novos produtos também. As vezes uma promoção nos dá aquele empurrãozinho que estava faltando para uma nova experiência. Gosto de usar a água termal também por cima da maquiagem. Acho que deixa tudo mais suave e natural. Experimente e depois me conta!
      Ah, não sei se você já sabe, mas a Avene recomenda que não agite o frasco antes de aplicar, pois pode interferir na dispersão e no resultado proporcionado pelo produto.

  4. Pingback: 8 passos infalíveis para uma pele de pêssego: veja os cuidados que toda mulher deve ter.

  5. Pingback: Queridinhos de beleza de sempre, produtos queridinhos, produtos indispensáveis, cabelos, cuidados com a pele

  6. Pingback: Água micelar: para simplificar sua rotina de beleza

    1. Olá, Angela! Ainda não conhecia a Eau Thermale Cataratas, mas visitei a Homepage da empresa e achei os produtos muito interessantes. Onde são vendidos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *