Tudo sobre o Bio Oil: comparativo entre as versões original e natural

Hoje eu vou falar sobre o Bio Oil. Produto originalmente lançado em 2002, e que se tornou mundialmente popular por suas propriedades hidratantes e rejuvenescedoras. Em 2020 ganhou uma nova versão, feita com 100% de óleos naturais, mas a primeira continua a venda. Confira neste post, a formulação dos dois produtos, para que serve, seus benefícios, como usar e qual delas é a minha versão preferida.



Bio Oil para que serve?

Bio Oil para que serve.

O Bio Oil é um produto feito com a mistura de óleos e vitaminas. Foi desenvolvido por um químico alemão na cidade do Cabo, África do Sul em 1987, originalmente para tratar a secura da sua própria pele.

Mas, de forma pioneira, o Bio‑Oil começou a ser utilizado para ajudar a melhorar o aspecto de cicatrizes e estrias e fez grande sucesso.



Na época, quase todos os produtos no mercado eram cremes ou loções, por isso o produto em óleo foi encarado com muito ceticismo. Hoje em dia, contudo, é o produto líder mundial no segmento de tratamento de cicatrizes e estrias.

Com o sucesso da fórmula, comprovado através de ensaios clínicos, na redução da aparência de cicatrizes, estrias, manchas de pigmentação e sinais da idade (linhas de expressão e rugas), a empresa continuou a investir em pesquisas.

E atendendo aos apelos por uma formulação 100% natural, o fabricante lançou em 2020 a nova versão. Mas a original continua a venda.



Quais são os benefícios do Bio-Oil?

Bio oil para que serve.

O Bio-Oil, nas duas versões, apresenta vários benefícios para a pele, incluindo:

  • Hidratação: o blend de óleos nutritivos e hidratantes previne a desidratação e auxilia a combater o envelhecimento precoce da pele.
  • Prevenção e redução de estrias: previne a formação de estrias e melhora a aparência das existentes, nos casos de mudança repentina de peso e gravidez, tornando-as menos visíveis.
  • Redução da aparência de cicatrizes, incluindo as de acne.
  • Melhora a aparência de manchas novas e antigas: ajuda a uniformizar o tom desigual da pele (hiperpigmentação) devido a flutuações hormonais, melasma e manchas de sol.
  • Redução da aparência de rugas e linhas finas: graças ao poder de hidratação.
  • Prevenção do envelhecimento precoce: graças a ação dos antioxidantes presentes no produto.
  • Melhoria geral da aparência da pele, tornando-a mais suave, clara e radiante.



Bio Oil estrias e cicatrizes

Por que o Bio Oil se destaca no tratamento e prevenção de estrias e cicatrizes?

As cicatrizes e estrias enquadram-se na mesma categoria, formam-se quando a pele tenta se curar muito rapidamente de alguma grande agressão. Assim, quando você se corta, faz uma cirurgia ou quando a pele sofre algum estiramento e se rompe, ela entra em “modo sobrevivência”.

Ou seja, ela procura curar o ferimento o mais rápido possível. Para isso, ela produzi colágeno em excesso. Essa produção excessiva de colágeno forma uma elevação na pele, dando origem a uma cicatriz.

Se você tiver estrias, saiba que elas são como cicatrizes, ou seja, têm caráter permanente. Porém o Bio Oil atua reduzindo a visibilidade dessas lesões. Seu blend de óleos e vitaminas têm a capacidade de penetrar, mais do que os cremes e loções, agindo sobre esse excesso de colágeno, nivelando a pele.

É importante destacar, contudo, que nenhum produto consegue eliminar completamente cicatrizes e estrias depois de já formadas, nem mesmo o Bio Oil. O que o Bio Oil faz é reduzir o impacto visual da estria ou cicatriz, fazendo com que fiquem mais parecidas com a pele normal.

Como a pele tem grande afinidade pelos óleos contidos no produto, a absorção é rápida e fácil, levando consigo, para o interior da pele, todos os ingredientes contidos na fórmula.

A aplicação de óleos na pele, entretanto, tem a capacidade de evitar a formação de cicatrizes e estrias, pois ao hidratá-la profundamente permite que ela se expanda mais sem se romper. Isso é essencial especialmente durante a gravidez, na adolescência e ao fazer musculação, quando a pele passa por uma rápida expansão.


Bio-Oil composição das duas versões

Bio Oil comparativo entre as versões.

Composição Bio Oil (versão original)

Confira abaixo a lista de ingredientes encontrada na caixinha do produto:

Bio oil composição.

Analisando o rótulo dá para concluir que o Bio Oil original é um blend de óleos, mas com predominância de ingredientes inorgânicos.

Como os ingredientes são obrigatoriamente declarados no rótulo na ordem decrescente, ou seja, do que tem mais para o que tem menos, o primeiro item é Paraffinum Liquidum. Traduzindo: óleo mineral.

Veja também os posts:
A polêmica do óleo mineral

O óleo mineral é o emoliente mais comum e largamente utilizado na indústria cosmética e farmacêutica, também conhecido como petrolato líquido ou parafina líquida.

É um óleo derivado do petróleo, altamente refinado, e que consiste em uma mistura de hidrocarbonetos saturados de cadeias média e longa.

O óleo mineral melhora os níveis de hidratação por promover formação de filme que reduz a perda de água através da pele.

É muito apreciado devido as suas características físico-químicas de ausência de cor, sabor e odor, o que o torna muito versátil para aplicações em fórmulas cosméticas.

Além disso, é praticamente inerte e apresenta quase nenhuma incompatibilidade ou reação com outras substâncias.

Mas trata-se de um produto químico inorgânico. Para quem busca formulações mais orgânicas e naturais, isso pode ser um problema.



Os outros ingredientes do Bio Oil na versão original

Além ter a parafina, os 4 itens seguintes na lista de ingredientes, também são sintéticos, o que para mim constitui mais um desvantagem.

Apenas a partir do 5o elemento é que a fórmula passa a contar com ingredientes naturais, como a vitamina A (Retinyl Palmitate), a vitamina E (Tocopheryl acetate) e os óleos vegetais, porém em uma quantidade inferior.

A vitamina A é um ingrediente que ajuda na redução de linhas finas e rugas. Já a vitamina E hidrata profundamente e disfarça a aparência das cicatrizes.

Além disso, o produto ainda possui corante e fragrância, o que pode causar problemas em pessoas mais sensíveis.

Os principais óleos vegetais do Bio-Oil na versão original incluem:

  • Óleo de girassol (Helianthus Annus Seed Oil): usado como emoliante
  • Óleo essencial de camomila (Anthemis Nobilis): também contribui para acalmar a pele e reduzir a inflamação.
  • Óleo de lavanda: acalma e reduz a inflamação na pele.
  • E óleo de alecrim: contém antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.



Composição Bio Oil Natural

Agora chegou a vez de falar mais sobre a nova versão do produto.

Com a crescente procura por produtos feitos de ingredientes naturais, a Bio‑Oil desenvolveu um produto para cicatrizes e estrias que usa apenas óleos naturais (confira a lista de ingredientes abaixo):



Os principais óleos contidos na fórmula são:

  • De Soja
  • De Semente de Girassol
  • De Cártamo
  • De Jojoba
  • De Sálvia
  • De Semente de Romã
  • e de Gérmen de trigo

Essa versão começou a ser comercializada em nível global em 2020. As vantagens do novo produto em relação a fórmula antiga vão além da composição contendo apenas óleos naturais.

É produzida sem adição de fragrância, com fórmula vegana, não comedogênica e sem teste em animais.

Além disso, os resultados dos ensaios clínicos mostraram que o novo produto é tão eficaz quanto o anterior para o tratamento de cicatrizes e estrias. Vale ressaltar que esta é a primeira vez que um produto natural provou ter um desempenho equivalente ao de um produto líder de uma categoria.



Como a versão anterior, o Bio Oil Natural pode ser usado em todos os tipos de pele: sensíveis, oleosas, normais, mistas e secas, tanto jovens como maduras. Mas também pode ser aplicado em peles acneicas.

Por todas essas razões, a versão Natural é a minha preferida. Todavia, a versão original ainda é a campeã de vendas.

Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e ofertas exclusivas. É só preencher os campos abaixo:

Bio oil para gestantes

Bio Oil para gestantes.

Para evitar a formação de estrias, decorrentes do estiramento da pele, especialmente na região da barriga e nos seios, a utilização de óleos corporais é extremamente indicada para gestantes. Isso porque, conforme já comentei, os óleos deixam a pele mais elástica e resistente.

Assim, para o uso durante a gravidez, eu recomendo a versão 100% natural. Mas vale ressaltar que você deve primeiro consultar seu médico antes de iniciar o uso.



Como usar o Bio-Oil?

O Bio-Oil pode ser usado em qualquer área do corpo, incluindo o rosto, corpo e cabelo. Basta aplicar algumas gotas do óleo nas mãos e massagear suavemente na pele. A marca recomenda aplicar duas vezes por dia para obter melhores resultados.

É importante notar que o Bio-Oil não é um protetor solar e não deve ser usado como substituto do protetor solar.

Se você planeja se expor ao sol, é importante aplicar um protetor solar sobre o Bio-Oil. Além disso, se você tem alguma condição de pele, como eczema ou psoríase, é essencial consultar um dermatologista antes de usar o produto.



Funciona mesmo e é seguro?

Sim, o Bio-Oil, nas duas versões, é seguro para uso na pele, mas é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter uma reação alérgica a qualquer ingrediente presente no produto.

Dessa forma, se você tiver alguma reação alérgica, como vermelhidão, coceira ou inchaço, interrompa o uso imediatamente e consulte um médico.

Preço

Desde 2013 a versão original do produto é vendida no Brasil. Existe em embalagens de 60ml (clique aqui), 125ml (clique aqui) e 200ml (clique aqui).

Já na versão natural está disponível em frascos com 60 ml (clique aqui e aqui) e com 125 ml (clique aqui e aqui).

Bem, é isso por hoje. Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: