Parece até um sonho, mas é realidade. É possível tratar a pele do nosso rosto e corpo enquanto dormimos. Isso graças aos avanços da indústria dermocosmética. Os cremes noturnos combinam ciência e tecnologia para reparar e prevenir danos à pele durante o tempo em que dormimos nosso sono da beleza. Normalmente mais potentes que os tratamentos feitos para serem usados durante o dia, os cremes e séruns noturnos são em geral mais concentrados. São, portanto, ótimas alternativas para quem tem pouco tempo para se dedicar aos cuidados com a pele no dia a dia sempre tão corrido.
Quais tratamentos devem ser feitos a noite?
Muitos tratamentos devem ser efetuados preferencialmente durante a noite. Os mais comuns são para clarear manchas, tratar a acne e, também, os de rejuvenescimento. Isso porque muitas vezes precisam de mais tempo para agir na pele.
Além disso, alguns ativos são fotossensíveis, por isso, precisam ser aplicados durante o período noturno pela ausência de luz.
Cuidados ao aplicar os cremes noturnos de tratamento
Primeiramente, para que os ativos de tratamento tenham penetração, e ajam nas camadas mais profundas da pele do rosto, é indispensável que ela esteja preparada para recebê-los.
Esse preparo compreende uma rotina de três etapas que são limpeza, tonificação e hidratação.
Essa rotina, portanto, deve ser cumprida diariamente, sempre antes da aplicação de qualquer creme noturno.
Limpeza da pele
Assim, na primeira etapa, que é a limpeza, retire completamente a maquiagem com um bom demaquilante ou água micelar.
Maquiagens a prova d’água precisam ser retiradas com demaquilantes bifásicos. Para retirar a maquiagem dos olhos, especialmente a máscara de cílios a prova d’água, o meu demaquilante preferido de todos os tempos é o da Lâncome (clique aqui e confira).
Já no caso do uso de maquiagens comuns, é possível usar apenas água micelar.
Depois, termine de limpar o rosto com um sabonete específico (gosto muito desse aqui (clique) para peles mistas e oleosas. Para normais a secas recomendo o da Natura (clique aqui).
Dessa forma, o sabonete facial serve para terminar de tirar a maquiagem, assim como, também, os resíduos do próprio demaquilante. Depois, é a hora de tonificar a pele.
Confira também os posts: |
Aplicação do tônico
Depois da limpeza, aplique um tônico, também específico para o seu tipo de pele. O tônico serve para realizar uma limpeza mais profunda, retirando as impurezas que ainda ficaram retidas nos poros.
Também atua reequilibrando o pH da pele, que foi alterado pela ação dos produtos de limpeza facial. E em seguida ao tônico é a vez do hidratante.
Hidratação da pele
Por último é a hora do hidratante, que também deve ser específico para o seu tipo de pele.
Então, se você não estiver fazendo nenhum tratamento noturno, não deixe de aplicar pelo menos um hidratante! Afinal, pele jovem é pele hidratada, nunca se esqueça disso.
Cremes noturnos faciais
Depois dessas 3 etapas básicas de cuidado, agora a pele estará preparada para receber o tratamento noturno e aproveitar todos os benefícios.
Abaixo coloquei uma seleção de excelentes cremes noturnos para tratamento da pele.
Sugestões de cremes noturnos para o rosto
L’Oréal Paris Revitalift Creme Noturno
Suaviza as linhas de expressão e as rugas profundas, deixa a pele mais firme e o contorno do rosto mais definido. Indicado para mulheres entre os 40 e 50 anos (clique aqui).

Nuxe Paris Nuxellence Detox Night
Desintoxica e como resultado aumenta a renovação celular (clique aqui).

Creme Noturno Caudalie Vinoperfect Antimanchas
Reduz a aparências de manchas e refina a textura da pele. Não contém parabenos, fenoxietanol, ftalatos, óleos minerais e ingredientes de origem animal (clique aqui).

Lancôme Rénergie Nuit Multi-Lift
Com tecnologia que age nas 5 camadas da pele, até a mais profunda, proporciona uma aparência mais jovem (clique aqui).

Chronos Antissinais Noite
Sucesso da marca, foi desenvolvida para atender as necessidades da pele da mulher brasileira de acordo com sua idade (clique aqui). Veja mais detalhes clicando aqui nesse link.

Creme Facial Noturno Q10 Nivea
Reduz profundamente as rugas e as linhas de expressão e renova a pele durante a noite. Apresenta coenzima Q10 e creatina combinadas (clique aqui).

Uma dica bônus preciosa!
Não deixe de aplicar também seu creme noturno no pescoço e colo. Normalmente essas áreas acabam negligenciadas.
Dessa forma, de nada adianta ter uma pele do rosto linda e bem cuidada, enquanto a do pescoço está com aparência sofrível.
Óleos e cremes noturnos corporais
Mas nem só a pele do rosto se beneficia dos tratamentos noturnos. Existem também tratamentos corporais perfeitos para serem aplicados durante nosso período de sono.
Como exemplos posso citar os cremes noturnos para tratamento da celulite (clique aqui).
Há também os óleos para aplicar no corpo para a prevenção das estrias, através de uma hidratação mais potente (veja opções clicando aqui).
Mas para aumentar a eficácia desses tratamentos, recomendo esfoliar o corpo primeiro. Clique aqui e veja o post completo.
Faça isso pelo menos uma vez por semana. Eu amo o esfoliante de castanha da Natura (clique aqui), deixa a pele mais fina e pronta para receber os tratamentos, além de macia e muito cheirosa.
Mas não adianta comprar um monte de cremes e deixar que percam a validade dentro do armário. Saiba mais clicando aqui.
Assim, é indispensável dedicar uns minutinhos só para você, pelo menos antes de dormir. Garanto que vai valer a pena.
E você, já tem uma rotina de beleza noturna? Conta aqui qual é? Qual ou quais produtos você recomenda?
Para mais dicas de como ter uma pele de pêssego leia também esse post aqui.