fbpx

Cuidados com a pele no inverno

No inverno, período em que o clima está mais frio e a umidade do ar baixa, a nossa pele sofre. Banhos muito quentes e prolongados, vento frio e seco, aquecedores que tiram ainda mais a umidade do ar, ressecam muito nossa cútis, deixando-a quebradiça e sem vida. Portanto, é nesse momento que devemos ter mais atenção e disciplina. Veja neste post quais os cuidados com a pele no inverno que devemos ter para mantê-la hidratada, macia e livre de problemas como dermatites (alergias).

Pele ressecada: porta aberta para problemas mais sérios

Pele muito seca não é só um problema estético. A pele quando muito ressecada pode apresentar microfissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos, podendo levar a várias doenças. Assim, para que nossa pele funcione como uma barreira eficiente ela precisa, antes de tudo, estar íntegra.

Conversando uma vez com uma dermatologista, ela me explicou que o ideal é ter produtos específicos para cada tipo de pele, mas sempre levando em consideração também a estação do ano. Ou seja, não dá para ter, por exemplo, um tipo só de hidratante para usar o ano todo. Temos que ter uma opção para os dias mais quentes e úmidos e outra para usarmos nos dias mais frios e secos. Outros produtos como tônicos e sabonetes também devem seguir a essa lógica.

Desde essa conversa com a médica, tenho sempre no meu armário do banheiro produtos diferentes para usar de acordo com a temperatura ambiente, mas sempre observando também o estado da minha pele.

Minha pele do rosto é mista, então, tenho sabonetes de limpeza mais detergentes e tônicos mais adstringentes para usar durante os dias mais quentes, ou quando a minha pele está mais oleosa. E versões desses produtos mais suaves e emolientes para usar nos dias mais frios e secos, ou quando eu percebo minha pele mais ressecada.

Em relação aos hidratantes, a mesma coisa, um bem suave e próprio para a pele mista, para o verão, e outro mais hidratante para usar na pele no inverno.

Mas não só com a pele do rosto que devemos ter essa preocupação. O corpo, e aquelas áreas mais problemáticas como joelhos e cotovelos, assim como nossos pés, também precisam de uma atenção especial.

Cuidados com a pele no inverno

Sempre falo aqui no blog das 3 operações indispensáveis para manter qualquer tipo de pele saudável e viçosa que são: limpeza, tonificação e hidratação. Não importa a temperatura ambiental, nem o tipo de pele, nem a idade, sempre devemos seguir a risca essas 3 etapas. No inverno, a atenção a esses cuidados deve ser ainda maior.

Rosto – pele normal a seca

Antes da hidratação, ainda na fase da limpeza da pele é preciso utilizar loções de limpeza ainda mais suaves, de preferência, sem sabão. E tônicos suaves e calmantes para ajudarem a pele a se recuperar, principalmente depois de se retirar a maquiagem.

Quem tem pele mais seca e sensível, já tem o costume de caprichar no hidratante ao longo de todo o ano. Mas no inverno é necessário um cuidado adicional. Em dias mais frios, produtos ainda mais emolientes devem ser usados para manterem a pele hidratada, apesar das condições ambientais nada favoráveis.

Mesmo quem tem a pele mais para normal do que seca, pode nos dias frios de inverno, sentir necessidade de hidrata-la ainda mais, usando produtos mais potentes.

Pesquisei alguns produtos que podem ser boas opções para quem tem pele seca ou normal ter no armário para usar nos períodos mais frios. Dá só uma olhada:

Cuidados com a pele no inverno

  1. Loção de Limpeza Cetaphil (link aqui) – limpa suavemente a pele, mantendo a hidratação natural. Indicada para peles sensíveis aos sabonetes comuns, a loção é extra-suave, hipoalergênica e sem perfume. Com pH compatível com a pele, pode ser utilizado sem água; basta aplicar a loção e retirar o excesso com um algodão.
  2. Loção Tônica Toning Lotion With Rose da Nuxe (link aqui) – para pele sensível e pele normal a seca. Loção tonificante suave com pétalas de rosa acalma e refresca. Não contém álcool.
  3. Hidratante Protetor Nutritivo FPS 15 Tez Natura (link aqui) – para pele seca possui textura composta por umectantes que deixam a pele aveludada e descansada, e fórmula suave com manteiga de cupuaçu e proteínas de arroz, que nutrem a pele e promovem uma hidratação intensiva e regeneradora. Possui FPS 15.

Cuidados com a pele no inverno: rosto – peles mista e oleosa

A temperatura ambiente já faz com que a pele produza menos oleosidade, então não é necessário usar produtos muito agressivos na hora de higienizar e tonificar. Portanto, abra mão dos sabonetes faciais muito detergentes e dos tônicos muito adstringentes nesse período.

Se engana quem pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação.  Se no verão os agentes de limpeza e tônicos mais recomendados são aqueles que promovem uma limpeza mais profunda, no inverno o ideal são produtos mais suaves.

Abaixo coloquei os produtos que eu uso no rosto no inverno:

  1. Sabonete Líquido Clinique Liquid Facial Soap Mild (link aqui) – limpeza suave que não agride a pele. Pode inclusive ser usado em peles sensíveis. Tem resenha aqui no blog.
  2. Tônico Detox Hidratante Chronos (aqui tem) – é ideal para pele normal a seca, mas no inverno, ou quando minha pele está mais ressecada tenho usado esse.
  3.  Acquabiohidratante Renovador (aqui tem) – ativa os 5 mecanismos de auto hidratação da pele, mantendo o equilíbrio da microbiota e reparando os níveis de hidratação de acordo com a necessidade de cada região do rosto.

Dica importantíssima: para todos os tipos de pele, após o uso do hidratante, é indispensável o uso de protetor solar, com FPS mínimo de 30, pela manhã antes de sair de casa. O uso de protetor solar é imprescindível mesmo nos dias nublados ou chuvosos. Para quem tem preguiça, existem produtos que combinam hidratante com filtro solar e ainda garantem uma corzinha, dá só uma conferida nesse produto aqui.

Hidratação corporal da pele no inverno

Com a água do banho pelando a necessidade de hidratação corporal aumenta ainda mais. A água muito quente altera a composição do manto lipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele, deixando-a mais suscetível ao ressecamento. Para evitar que a pele fique toda craquelada, pegue leve também nos sabonetes. Prefira os mais suaves e hidratantes e evite se ensaboar demais.

Se você não consegue passar hidratante no corpo por sentir muito frio, outra dica é usar óleos ainda dentro do box. Você aplica o óleo no corpo todo, menos no rosto, e toma uma chuveirada para retirar o excesso. Depois, é só se secar normalmente. Tenho sempre no meu banheiro o óleo Sève da Natura (link aqui).

Se você prefere usar hidratante corporal mesmo, a melhor hora para aplicar é mesmo logo após o banho, ainda no banheiro, pois o vapor que fica no ambiente ajuda na penetração do creme.

Busque hidratantes ricos em óleos vegetais, sequestradores de moléculas de água (como ureia e os ácidos hialurônico e lático), extratos vegetais e vitaminas e aplique em boa quantidade na pele. Nada de ser “pão dura” nessa hora! Lembre-se que os produtos têm prazo de validade, então, não adianta ficar poupando muito.

Abaixo a minha seleção de hidratantes corporais preferidos para usar na pele no inverno:

Cremes para cuidados com a pele no inverno: corpo.

  1. Leite Hidratante para o Corpo Natura Ekos Castanha (link aqui) –  adoro, tem textura cremosa e hidratante e elimina o esbranquiçado da pele. De acordo com a Natura é feito com óleos 100% vegetais, envolve o corpo e fortalece a barreira da pele, devolvendo a elasticidade e a sensação de firmeza.
  2. Loção Corporal Hidratante CeraVe (link aqui) – hidrata e ajuda a restaurar a barreira protetora da pele. Fórmula leve e não oleosa contém as 3 ceramidas essenciais para a pele e ácido hialurônico.
  3. Creme corporal Nívea (link aqui) – produto tradicional que promove um cuidado especial para qualquer parte do corpo, principalmente para as mais ressecadas como pés, joelhos e cotovelos.

Cuidados com a pele no inverno – pés

Apesar de usarmos muito sapatos fechados, nossos pezinhos sempre precisam de um trato para não ficarem com aquela aparência de ressecados, principalmente os calcanhares.

É muito bom aproveitar que está frio para aplicar o creme nos pés e colocar uma meia de algodão para ajudar a esquentar e potencializar a ação do produto.

Os produtos que eu mais gosto são:

Cuidados com a pele no invenro: pés.

  1. Polpa Desodorante Hidratante para os Pés Castanha Ekos (link aqui) – enriquecida com óleo de castanha, esta polpa tem textura encorpada e hidrata os pés, reduzindo o ressecamento, deixando-os macios e protegidos. Aplico nos pés e calço as meias, no dia seguinte os pés estão super macios.
  2. Creme Hidratante de Pés Weleda (link aqui) – não deixa aquela sensação engordurada que muitos cremes deixam. Tem na sua composição óleo de oliva e extratos de mirra e calêndula.
  3. Cuidado Hidrantante para os Pés Clarins Crème Jeunesse Des Pieds (aqui tem) – creme com extrato de arnica que alivia a fadiga. Alisa as rugosidades graças à presença de óleo de noz de caju da Virgínia e à manteiga de karité. Renova e protege desde os tornozelos até à extremidade dos dedos.

Hidratação por fora e por dentro

Não adianta viver besuntada em cremes e não hidratar o corpo de dentro para fora bebendo muito líquido. Eu recomendo água e chás sem açúcar, que hidratam sem comprometer o peso. É no inverno que devemos prestar mais atenção na nossa hidratação, pois como não suamos, tendemos a ter menos sede.

E você? Quais são os cuidados com a pele no inverno que você nunca deixa de tomar?

Para mais dicas sobre cuidados com a pele: clique aqui.

1 comentário em “Cuidados com a pele no inverno”

  1. Pingback: 5 dicas imperdíveis para manter os cabelos saudáveis no inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *