Escovação corporal a seco: como fazer.

Escovação corporal a seco: conheça todos os benefícios

Compartilhe!

Você já ouviu falar na escovação a seco da pele do corpo? É uma técnica usada pela milenar Ayurveda, com muitos benefícios. Promete beleza e saúde, melhorando a circulação, já que promove uma drenagem linfática, o que pode ajudar a tratar inclusive a celulite. Mas também renova e ilumina a pele, aumenta a energia e ainda colabora para a redução stress, potencializando nosso sistema imune. Bom demais, não é? Veja aqui tudo o que você precisa saber e como fazer para introduzir esse ritual na sua vida.



Escovação a seco da pele

Engana-se quem pensa que a escovação a seco é uma modinha nova e passageira. É, na verdade, um ritual muito usado por quem é adepta da terapia milenar, Ayurveda, termo que em sânscrito significa “ciência da vida”. É o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia, conta com cerca de 5 mil anos de história. Sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão.

A escovação a seco, feita com uma escova de cerdas naturais, ou então, com uma bucha vegetal, deve fazer parte de uma rotina que traz muitos benefícios tanto para a beleza da pele, como também para a saúde. Confira todos no próximo item.



Benefícios da escovação a seco

Os benefícios de se escovar o corpo são muitos, entre eles posso citar:

  • Redução da aparência da celulite
  • Estímulo da renovação das células através da esfoliação suave
  • Desobstrução dos poros, para melhor absorção dos ativos dos cremes
  • Alívio do estresse e redução da tensão muscular
  • Estímulo do sistema linfático, aumentando a eliminação das toxinas
  • Aumento da circulação, resultando em mais energia
  • Enrijecimento da pele, enquanto fortalece as estruturas celulares
  • Aumento do viço da pele



Escovação a seco para celulite

O estímulo da circulação, através da escovação suave da pele com leve pressão, ativa o sistema linfático.

O sistema linfático é responsável por produzir e transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório. Também colabora com a produção dos glóbulos brancos indispensáveis para a proteção contra bactérias e vírus. A linfa, por sua vez, é derivada do líquido que fica em torno das células.

Então, essa ativação do sistema linfático aumenta a drenagem dos tecidos, o que ajuda a diminuir o inchaço, melhorando o aspecto da celulite.



Como fazer a escovação corporal a seco

Como o nome já indica, a escovação é feita na pele seca. Você não precisa de nenhum creme ou produto específico, basta apenas uma escova ou bucha vegetal. Mas só use bucha que já esteja macia, para não arranhar a pele.

A escovação deve ser feita no corpo inteiro. Mas para um melhor resultado, comece sempre de baixo para cima. Ou seja, inicie nos pés e vai subindo em direção a cabeça, sempre em movimentos ascendentes.

Em áreas como abdome, peito e costas, entretanto, faça movimentos circulares. Contudo, não escove os seios e os mamilos, pois são áreas mais sensíveis.

Como fazer escovação a seco.

Mas não exagere na pressão, pois a intenção é fazer apenas uma esfoliação suave. Então, basta que você execute os movimentos com a escova de 3 a 5 vezes em cada área do corpo.

Fique atenta se a pele estiver ficando muito vermelha. Se sim, passe a executar os movimentos com ainda mais suavidade.

Outra dica importante é não passar no rosto a mesma escova usada no corpo. Isso porque a pele dessa região é muito delicada, necessitando, assim, de cerdas mais macias e específicas.

Se quiser, você também pode aplicar um óleo corporal durante a própria escovação, o que deixa a técnica mais suave.



Quando realizar

O ideal é fazer a escovação de manhã, como recomenda a ayurveda, pois ela pode ser estimulante. A seguir, tome uma chuveirada. O banho serve para eliminar as células mortas que você soltou com a escovação, contudo, você não precisa passar sabonete.

Mas lembre-se, não use sua escova sob o chuveiro. Escovar a pele enquanto ela está seca permite esfoliar e estimular a circulação sem, contudo, tirar a umidade, o que pode acontecer, especialmente, com a água quente do banho.

Depois do banho, todavia, faça a aplicação de um hidratante ou óleo corporal. Eu amo usar o óleo Sève da Natura (veja post).

O fato de você ter feito a esfoliação vai fazer com que a pele absorva melhor os ativos presente no creme ou óleo.

Mas você também pode fazer a escovação a seco à noite, quando tem mais tempo para se cuidar. Neste caso, faça com pressão ainda mais leve, para conseguir desacelerar depois e dormir bem. Tomar um banho de banheira também ajuda no relaxamento. Um ótimo óleo para usar nesse momento é um a base de lavanda (link).

Outro momento para realizar a escovação também é antes do treino, para desobstruir os poros. Assim, você facilita a eliminação das toxinas através do suor. Além disso, a prática aumenta seu nível de energia, o que pode fazer com que se sinta mais disposta para treinar pra valer.

Frequência recomendada

Esse ritual de carinho com você mesma pode ser realizado de 1 a 2 vezes por semana. Mas ajuste de acordo com a sensibilidade da sua pele.

É normal e até esperado sentir um leve formigamento e observar uma vermelhidão sutil. Mas se forem muito intensos, diminua a pressão e espace mais, realizando uma vez a cada 15 dias. Depois de acostumar, você pode passar a fazer uma vez por semana.

Mas não se esqueça de lavar a escova com água e sabão, da forma e na frequência recomendadas pelo fabricante.



Contraindicações para a escovação da pele a seco

Apesar se fazer muito bem para a beleza da pele e para a saúde como um todo, é importante que você nunca escove a pele caso ela não esteja completamente íntegra.

Assim, evite em caso de quaisquer cortes, arranhões, lesões, alergias, queimaduras, inclusive as de sol ou psoríase. Na dúvida, procure antes um dermatologista.

Além disso, nunca escove as áreas com infecção, vermelhidão, inflamação ou câncer de pele.

Onde comprar escovas para escovação a seco

Opções de escova não faltam no mercado. As melhores são as de cerdas naturais, que podem ser de origem vegetal ou animal.

As escovas de cabo mais longo ajudam você a alcançar todas as partes do corpo, inclusive as costas.

Onde comprar escova para escovação a seco.
LINK para o produto.
Onde comprar escova para escovação corproal.
Com cerdas vegetais (LINK).
Escova para escovação corporal a seco.
Escova corporal com bucha – LINK para o produto.

Escova para escovação corporal a seco.
LINK para o produto.
Kit para escovação a seco.
Kit para escovação – LINK.



Deixe uma resposta

Rolar para cima