fbpx

A importância da esfoliação para a beleza da pele

Esfoliar a pele do corpo é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, pois elimina as que estão mortas, estimulando a produção de outras, novinhas em folha. Além disso, é importante para garantir uma melhor absorção dos cremes de tratamento da pele. É um procedimento simples, mas que tem seus segredos. Veja nesse post como realizar uma esfoliação de forma a aproveitar todos os seus benefícios.


O que é a esfoliação e para que serve

A esfoliação é o ato de remover as camadas de células mortas mais superficiais da pele, através de meios físicos (produtos com grânulos) ou químicos (procedimentos com ácidos ou ferramentas específicas).

Essa técnica tem o objetivo de limpar a pele profundamente através do uso de cremes, sabonetes ou óleos específicos que proporcionam essa ação esfoliante. Portanto, para conquistar uma pele lisinha, sem marcas e manchas é importante esfoliá-la com uma certa frequência.

O hábito de esfoliar também ajuda e evitar cravos e espinhas, entre outros problemas de pele. Além disso, elimina as impurezas, que se depositam nos poros e impedem a ação eficiente dos dermocosméticos, proporcionando um resultado mais eficaz na aplicação desses produtos.


Esfoliação do corpo

Nesse post vou falar especificamente da esfoliação da pele do corpo. Se você quiser saber mais sobre como esfoliar o rosto, recomendo que você acesse a resenha que eu fiz sobre o esfoliante antissinais chronos.

Além dos benefícios da esfoliação já comentados, essa técnica de cuidado com a pele do corpo também tem como benefício evitar pelos encravados, comuns quando se faz a depilação.


Esfoliação e depilação

O recomendável é fazer a esfoliação três dias antes da depilação, o que ajuda a remover células mortas e afinar a pele. Aguarde também pelo menos outros três dias para esfoliar novamente a pele depois da depilação, assim você evita que os pelos se encravem quando estiverem crescendo.

Mas não se deve fazer a esfoliação logo após depilação, porque a pele já estará sensibilizada, então, pode acabar machucando, por isso é recomendável aguardar alguns dias.

Contudo, se houver alguma ferida ou machucadinho, só esfolie a região depois que a pele estiver completamente recuperada.


Quando esfoliar o corpo

A rotina de esfoliação é uma necessidade para todos os tipos de pele, mas há limites e restrições para cada uma, pois o excesso desse procedimento pode deixar a pele sensível, irritada ou ressecada.

Por isso, é necessário conhecer qual o tipo da sua pele antes de esfoliá-la para aproveitar todos os benefícios que o procedimento pode oferecer.

  • Peles normais e ressecadas podem fazer esfoliações uma vez por semana.
  • Oleosas até duas vezes na semana.
  • Sensíveis, no máximo, uma vez a cada 15 dias, mas áreas como cotovelos, pés e joelhos podem ser esfoliados semanalmente.
  • As peles acneicas não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista.

Após a esfoliação sempre hidrate

É muito importante hidratar a pele logo após a esfoliação. A hidratação serve para devolver um pouco do manto lipídico que foi perdido durante a esfoliação e que protege a pele. E, o fato da pele estar mais fina após o procedimento, também permite que os ativos dos cremes penetrem mais profundamente, aproveitando assim todo o seu potencial.


Como fazer a esfoliação corporal

O passo a passo é o seguinte:

  1. Dentro do box (para evitar sujar a sua casa), molhe o corpo e passe o esfoliante em movimentos circulares.
  2. Enxágue com água morna para retirar todos os resíduos. Evite água quente para não ressecar demais a pele.
  3. Seque bem a pele e aplique um hidratante ou óleo corporal.

Escolha um hidratante com ação nutritiva e antioxiante à base de vitamina E, manteiga de karité, óleo de castanha, entre outros óleos vegetais.

Alguns óleos pedem enxágue, para retirar o excesso de produto, outros não. Confira sempre as informações passadas pelos fabricantes que se encontram nos rótulos dos produtos.


Esfoliantes que eu uso e recomendo

Eu amo a Manteiga Esfoliante com Óleo de Castanha da Natura Ekos (LINK aqui). O produto, como o nome já indica, contém além dos grânulos naturais de esfoliação, óleo de castanha.

O óleo de castanha, rico em ômega-6 e ômega-9, nutre a pele estimulando a produção de proteínas estruturantes até as camadas mais profundas.

Esfoliação corporal.
A Manteiga Esfoliante de Castanha (LINK) mora no meu box. Assim, tenho sempre a disposição para usá-la duas vezes por semana.

A manteiga esfoliante renova a pele, removendo as impurezas e células mortas, além de hidratar, deixando-a macia e perfumada. O cheiro fica na pele e é realmente uma delícia! Os grânulos naturais não machucam, mas no final você percebe a pele bem lisinha e macia.

Como esfolear a pele do corpo.

A minha eu deixo sempre dentro do meu box. Como a pele do meu corpo é oleosa, faço a esfoliação duas vezes por semana. Assim, fica prático!

A vantagem deste produto é que ele é um dois em um, ao mesmo tempo que esfolia, por conter também o óleo de castanha, já nutre. Menos uma etapa na nossa vida já tão corrida, não é mesmo?

Esfoliação coporal: Manteiga Esfoliante de Castanha da Natura Ekos


Como usar:

Aplique duas vezes por semana sobre o corpo úmido, exceto no rosto, e massageie suavemente em movimentos circulares. Enxágue em seguida.

Outros produtos para a esfoliação

Para esfoliar a pele do corpo já usei os produtos abaixo. São todos excelentes também.

  1. Sabonete Líquido Esfoliante Corporal Maracujá Ekos (LINK AQUI) – com óleo de maracujá e esfoliantes feitos com sementes de maracujá, esfolia suavemente, deixando sua pele macia e renovada. A espuma abundante deixa a pele perfumada com as notas frescas e delicadas de maracujá.
  2. Sabonete Líquido Esfoliante Corporal Açaí Ekos (LINK AQUI) – com óleo de açaí e esfoliantes naturais, este sabonete líquido promove uma leve esfoliação, deixando sua pele macia e renovada.
  3. Sephora Esfoliante Corporal (LINK AQUI) – em 3 aromas.
  4.  Esfoliante para o Corpo Noz Pecã e Cacau Tododia (LINK AQUI) – possui partículas esfoliantes que ajudam a remover as impurezas da pele, deixando-a preparada para a hidratação.
  5. Caudalie Esfoliante Corporal Crushed Cabernet (LINK AQUI) – inspirado em um dos mais tradicionais tipos de vinho, proporciona nutrição, suavidade e efeito drenante.

Você também tem o hábito de esfoliar a sua pele? O que você usa? E com que frequência você faz? Conte aqui nos comentários.

Esfolie também seus lábios. Saiba como nesse post aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *