Ordem correta dos cosméticos faciais

Qual é a ordem certa dos cosméticos faciais?

Tenho recebido algumas mensagens e comentários com essa pergunta. Para responder de forma mais completa, resolvi fazer esse post. Além disso, a dúvida de umas pode ser a dúvida de muitas outras, não é mesmo?!

Bem, a rotina diária completa de cuidados com a pele do rosto passa por cinco etapas. Bastante, né?! Mas manter a pele saudável e jovem diante da exposição constante a danos como a radiação solar e a poluição, além do envelhecimento natural, não poderia ser mesmo uma tarefa simples.

Além de aplicar de todos os produtos recomendados é importante se atentar, também, para seguir a sequência correta. Só assim você irá atingir todos os benefícios e tirar o melhor proveito de cada cosmético.

Ao sobrepor vários produtos você estará potencializando os resultados, já que cada produto atende a um objetivo. Mas isso só se você fizer na ordem correta, caso contrário, você estará desperdiçando seu tempo e dinheiro, pois um produto pode atrapalhar a ação do outro.

Para ajudar a decorar a ordem, minha dica é ficar atenta à densidade das fórmulas. Os produtos mais leves, ou seja, os mais líquidos, devem vir primeiro. Outro ponto importante é deixar a pele secar (absorver) entre as aplicações dos produtos.


 

A ordem certa dos cosméticos faciais

Etapa #1: Limpeza

A limpeza pode ser feita com espumas, mousses ou géis de limpeza ou sabonetes faciais ideais para seu tipo de pele. Abaixo coloquei uma lista de produtos como sugestão:

Odem certa dos cosméticos faciais

  1. Espuma de limpeza Caudalie (LINK) – indicada para todos os tipos de pele.
  2. Espuma Limpeza Suave Chronos (LINK) – ideal para todos os tipos de pele, remove as impurezas e deixa uma textura macia.
  3. Mousse de limpeza facial Detox The Beauty Box (LINK) – com extrato de chá verde.
  4. Sabonete líquido facial Clinique (LINK) – para peles oleosas e mistas.
  5. Gel de limpeza Cleanace Avene (LINK) – indicado para peles oleosas com tendência a acne.

 

Etapa #2: Tonificação

O tônico serve para reequilibra o pH da pele e para prepara-la para receber outros produtos, como o sérum, o hidratante, o filtro solar e a maquiagem. Se você tem pele normal a seca, escolha um tônico hidratante. Já se sua pele for oleosa ou mista, prefira um adstringente. Existem ainda produtos feitos para serem utilizados em todos os tipos de pele.

Ordem certa dos cosméticos faciais

  1. Tônico Clarins (LINK) – para peles normais a secas.
  2. Tônico Clarins (LINK) – para peles oleosas e mistas.
  3. Tônico Detox Adstringente Chronos (LINK) – para peles mistas a oleosas.
  4. Tônico Detox Hidratante Chronos (LINK) – para peles normais a secas.
  5. Tônico Lancôme Tonique Éclat (LINK) – para todos os tipos de pele.



Etapa #3: Aplicação do sérum

Entre diversos objetivos, o sérum pode servir para remover células mortas, regenerar as fibras de colágeno e elastina, amenizar as rugas e proteger a pele da poluição e da radiação UV.

Ordem certa dos cosméticos faciais

  1. Chronos Sérum Intensivo Pró-Firmeza (LINK) – produto que tem um efeito lifting imediato. Com 30 dias de uso já recupera a firmeza e a elasticidade da pele.
  2. Sérum antirrugas Caudalie (LINK) – diminui as rugas e promove um efeito luminoso na pele.
  3. Sérum Genefique Lancôme (LINK) – atenua linhas de expressão, ilumina a pele e aumenta o tônus.
  4. Sérum anti-idade Nuxuriance (LINK) – suaviza rugas e linhas de expressão.
  5. Serum Intensivo Multiclareador Chronos (LINK) – clareia a pele e previne a formação de novas manchas. Contém ácidos glicólico e ferúlico e vitamina C.

 

Etapa #4: Hidratante

A pele jovem tem um turgor natural. A perda de líquido, causada pela exposição solar e poluição, acelera o processo de envelhecimento.

Mesmo as peles oleosas sofrem desidratação, embora de forma bem menos intensa do que as secas e normais, porque o óleo natural da pele atua como um bloqueador, impedindo a saída de grande quantidade da umidade. Por isso, peles oleosas e mistas precisam de um produto menos denso, normalmente na forma de gel.

Por outro lado, as peles normais a secas necessitam de produtos hidratantes mais potentes, já que não contam tanto com o bloqueio realizado pela oleosidade natural.

Assim, antes de escolher o nosso hidratante, precisamos primeiro identificar nosso tipo de pele. Usar hidratante de pele seca em pele oleosa poderá resultar em acne. Já usar hidratante de pele oleosa em pele seca será insuficiente para garantir uma boa hidratação.

Você pode escolher um hidratante com ativos de tratamentos específicos, como um antissinais no caso de pele madura, ou um matificante, para controlar o brilho da pele oleosa.

Outro ponto importante em relação ao hidratante é escolher também um produto específico para a área dos olhos.  A área dos olhos, por ser mais sensível, merece um cosmético próprio, testado oftalmologicamente.

Assim, comece a hidratação do seu rosto pela área dos olhos e use os dedos anelares em movimentos circulares para aplicar seu hidratante nessa região. Com os dedos anelares não conseguimos fazer muita pressão, o que torna a aplicação mais segura para essa região. Depois aplique o hidratante no restante da face.

 

Etapa #4A: Hidratação da área dos olhos

Abaixo uma seleção de produtos para serem aplicados para hidratar e cuidar da área dos olhos:

Ordem certa dos cosméticos faciais

  1. Creme hidratante para olhos Visionnaire Lancôme (LINK) – trata olheiras e linhas de expressão ao redor dos olhos. Indicado para todos os tipos de pele.
  2. Hidratante antirrugas Custom-repair Clinique (LINK) – aumenta a firmeza e reduz a aparência das rugas.
  3. Hidratante Neutrogena Hydro Boost (LINK) – em gel creme, com ácido hialurônico, é indicado para todos os tipos de pele, até mesmo as oleosas.
  4. Creme Idéalia Vichy área ados olhos (LINK) – trata olheiras e ainda pode ser usado para primer de maquiagem para a área dos olhos.
  5. Gel Sorbet Olhos Dior Life (LINK) – hidratação refrescante que reduz o inchaço das pálpebras.

 

Etapa 4B: Hidratação facial

Abaixo a seleção de hidratantes faciais para serem aplicados em todo o rosto, exceto na área dos olhos:

Ordem certa dos cosméticos faciais

  1. Creme hidratante Hidra Max Embryolisse (LINK) – creme hidratante anti-oleosidade e anti-brilho.
  2. Hidratante Facial Effaclar Mat (LINK) – hidrata controlando a oleosidade da pele.
  3. Creme Hidratante Visionnaire Lancôme (LINK) – hidratante de uso diurno.
  4. Hidratante Clinique Smart Night (LINK) – hidratante noturno livre de óleo.
  5. Creme Hidratante Roc (LINK) – antirrugas e regenerador, reduz rugas e linhas de expressão, mesmo as mais profundas.



Etapa #5: Proteção solar

Usar o filtro solar no rosto é indispensável para ter manter sua pele jovem e bem cuidada por mais tempo. O FPS mínimo é o 30.

Deve ser o último produto a ser aplicado, por ser o mais denso. Após essa última etapa, a maquiagem está liberada. Você pode abrir mão da base se utilizar um BBcream ou CCream ou então, um filtro solar com cor.

A orientação dos dermatologistas é reaplicar o filtro ao longo do dia para garantir a proteção. Existem produtos em pó que facilitam a tarefa de reaplicação, principalmente se você estiver maquiada. Não é fácil, contudo, encontrar produtos em pó com um fator de proteção muito alto.

Ordem certa dos cosméticos faciais

  1. Protetor Solar Benefit  (LINK) – com FPS45, livre de óleo e com vitamina E.
  2. Creme facial com proteção solar Bronze Dior (LINK) – a prova d’água, com FPS 50 com filtros UVA e UVB, tem um complexo que aperfeiçoa o bronzeado.
  3. Protetor Solar Face Cream FPS 50 Clinique (LINK) – fácil de espalhar, pode ser usados em todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.
  4. Protetor Solar Episol Sec (LINK) – para pele oleosa, tem FPS99!
  5. Base em pós quem disse, berenice? (LINK) – a textura em pó facilita a reaplicação do produto sobre a pele já maquiada. Tem fator de proteção solar 25, e 8 cores.

 

Etapa #6: Esfoliação

Sim, você está correta, no início desse post eu coloquei 5 etapas, mas é porque eu estava me referindo os produtos de uso diário.

A esfoliação da pele só precisa ser feita uma vez por semana para as peles oleosas e mistas e de 15 em 15 dias, para as normais e secas.

A esfoliação é uma etapa muito importante porque promove uma renovação da camada mais superficial da pele, removendo as células mortas e as impurezas.

Normalmente os esfoliantes possuem pequenos grânulos dispersos em creme ou gel, que arrastam as sujidades e células mortas, quando são esfregados sobre a pele em movimentos circulares. Não é necessário aplicar força.

A esfoliação deve ser feita sempre depois da limpeza e antes do tônico, daí é só seguir a sequência que eu apresentei.

Abaixo fiz uma seleção de ótimos esfoliantes, mas você também pode usar uma misturinha caseira de mel  açúcar cristal:

Ordem certa dos cosméticos faciais

  1. Esfoliante Antissinais, de Chronos (LINK) – promove um efeito de peeling, garantindo renovação da pele. Também uniformiza a textura e suaviza as linhas finas.
  2. Pó Esfoliante Facial Granado (LINK) – basta aplicar sobre a pele úmida em movimentos circulares.
  3. Gel esfoliante Nuxe (LINK) – refina a pele, pode ser utilizados em todos os tipos de pele, até nas sensíveis.
  4. Esfoliante Neutrogena Acne Proofing (LINK) – perfeito para ser usado em peles acneicas.
  5. Actine Esfoliante Facial (LINK) – desobstrui os poros de modo suave, sem agredir a pele.



Recapitulando, todas as etapas na ordem correta são:

  1. Limpeza
  2. Esfoliação (quando for dia)
  3. Tonificação
  4. Aplicação do sérum de tratamento
  5. Hidratação da área dos olhos
  6. Hidratação do restante da face
  7. Proteção solar

Quer mais informação sobre como cuidar da sua pele? Então, confira  também o post que eu já fiz com o passo a passo para uma “pele de pêssego”, é só clicar aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *