Verão chegando e com ele a necessidade de usar mais rasteirinhas e chinelos para aliviar o calor. E o que fazer para resolver o problema dos pés cascudos e calcanhares rachados? Confira tudo aqui no post, para manter seus pés sempre hidratados, lisinhos e livres de rachaduras.
Pés cascudos: possíveis causas
É comum ter a pele seca, áspera ou rachada nos pés. Isso porque os pés têm menos glândulas sebáceas do que outras áreas do corpo. Além disso, sofrem desgaste diário.
Mas além de uma questão estética, calcanhares com fissuras também podem ser indicativos de algumas doenças. Diabetes e má circulação são causas comuns de pele seca.
Porém existem outras causas como deficiência de vitaminas, infecção por fungos, hipotireoidismo, dermatite atópica e psoríase, por exemplo.
Dessa forma convém fazer uma visita ao médico para descartar qualquer problema mais sério.
Com o tempo as áreas secas dos pés, sem tratamento, podem se tornar espessas ou rachadas, especialmente nos calcanhares.
O espessamento se dá pela formação de grande quantidade de queratina (uma proteína) como forma de defesa. E os calcanhares rachados tornam os pés vulneráveis a infecções. Enquanto as calosidades grossas podem tornar o andar difícil ou mesmo desconfortável.
Mas a boa notícia é que dá para resolver o problema dos pés cascudos e calcanhares rachados através de vários cuidados. Confira a seguir:
O que fazer
Para devolver a pele dos pés sua maciez alguns cuidados devem ser tomados. Conheça a seguir as 4 melhores maneiras de tratar pés cascudos e ressecados.
1. Esfoliação
A esfoliação visa retirar a pele morta e o excesso de queratina que se acumularam nos pés, principalmente nos calcanhares.
Pode ser feita tanto de forma física, através do lixamento, como também por meio químico.
Esfoliação química
A esfoliação química costuma ser feita com produtos contendo ácido lático e protease (uma enzima que faz a degradação do excesso de queratina).
Geralmente, os ativos esfoliantes vêm dentro de meias descartáveis. Após o tempo de ação basta retirar as meias e lavar os pés. Passados alguns dias a mágica acontece e os pés começam a descamar.
Mas programe-se para não usar sapatos abertos por até 10 dias, que é o tempo máximo em que ocorre a descamação. Afinal, durante o processo os pés não ficam nada bonitos.
E lembre-se, jamais puxe a pele que estiver soltando. Deixe que ela se desprenda sozinha. Assim não há risco de você se machucar.
Como a esfoliação química age mais profundamente, o ideal é fazer a cada 3 meses mais ou menos.
Confira abaixo algumas sugestões de máscaras esfoliantes para os pés.
Máscaras esfoliante Staron
Essa máscara faz um verdadeiro peeling na pele dos pés. O tratamento vem dentro de meias descartáveis, tornando sua aplicação muito fácil e prática.
Calce as meias e deixe agir pelo tempo recomendado. A seguir, descarte as meias e enxágue com água.
Os pés começarão a descamar cerca de 3 a 10 dias após o uso, dependendo da espessura da pele. Clique aqui e saiba mais.
Máscara esfoliante para pés Escape Joy Océane
Seus ingredientes tais como óleo de coco, tea tree, mel, limão e laranja, atuam na esfoliação e hidratação.
Estes ativos também removem células mortas e reduzem calosidades e asperezas, deixando a pele macia e renovada dentro de 10 dias. Acesse o site da Océane clicando aqui.
Veja também os posts: |
Esfoliação física
Já a esfoliação física é feita com lixas e tem ação mais concentrada. Mas, apesar de ser mais superficial e localizada que a esfoliação química, também não deve ser feita com muita frequência.
Assim, o ideal é uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo as condições dos seus pés.
Isso porque pode levar a um efeito rebote. Ou seja, a pele dos pés vai se engrossando cada vez mais, a medida que se sente frequentemente agredida por lixamentos.
Isso porque as células, como mecanismo de defesa, produzem ainda mais queratina, deixando a pele cada vez mais grossa.
Mas muito mais suaves que as lixas, existem os cremes esfoliantes. Estes também fazem uma esfoliação física, porém de forma mais suave. Por isso podem ser usados até mesmo uma vez por semana.
Confira abaixo sugestões de produtos para esfoliação física dos pés:
Esfoliante de pedra pomes da Granado
Esse creme faz uma esfoliação suave da pele dos pés. Após o banho e com os pés secos é só aplicar o creme e fazer movimentos circulares.
Apesar dos grânulos finos, o produto é eficiente e realmente deixa os pés macios após a aplicação. Perfeito para ser usado uma vez por semana como produto de manutenção.
Creme Esfoliante para os Pés Hidramais Profissional
Promove a renovação da pele através da ação de micropartículas esfoliantes naturais de casca de Murumuru. Sua fórmula contém ainda, silicones e óleo de semente de algodão, que hidratam e amaciam profundamente.

Pedra pomes
A pedra pomes é de origem vulcânica. Quando usada da forma correta, ajuda na remoção de calosidades, deixando os pés macios e lisinhos. Elimina a pele morta e suaviza a aspereza dos pés.
Deve ser utilizada após deixar os pés de molho em água morna. Mas para não produzir efeito rebote, use no máximo uma vez por semana.
Esfoliador elétrico Pedicuro Soft Feet
Criado para suavizar calosidades e fissuras dos pés. Vem com dez lixas para todos os tipos de pele. É mais para uso profissional.
2. Imersões
Mergulhar os pés em água morna ajuda a aliviar o cansaço ao final do dia.
Solta a pele seca, ao mesmo tempo que melhora a circulação sanguínea nos pés. Isso ajuda a prevenir o ressecamento da pele no futuro.
Além disso, adicionar uma pequena quantidade de vinagre a água pode ajudar a tratar formas leves de pé de atleta (um tipo de fungo).
O vinagre tem propriedades antimicrobianas poderosas que ajudam a desinfetar os pés e até mesmo a eliminar o odor.
Existem ainda os escalda pés que são combinados de sais, óleos essenciais e ervas.
Dependendo da mistura funcionam como antissépticos, anti-inflamatórios e cicatrizantes. E ainda aliviam o stress.
Confira abaixo algumas sugestões de produtos para fazer a imersão dos pés.
Escalda Pés L’odorat Funcho Doce/ Hibisco/ Cedro
Contém o óleo de copaíba com propriedades anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante. Outra propriedade deste óleo está relacionada ao seu poder emoliente para trazer maciez a pele.

Escalda Pés Granado
Formulado com uma combinação de ingredientes que proporcionam limpeza e relaxamento. Amolecem a pele áspera e aliviam o cansaço do dia. Possui ativos vegetais.
Hidromassageador Aqua Foot 2.450W Britânia
Aparelho com 3 funções: borbulha, aquece e massageia. Tem também a função infravermelho, que contribui com o fluxo sanguíneo, alívio de dores e relaxamento muscular.
Com controle de aquecimento de 30°C até 50°C e acessórios para limpeza, esfoliação e massagem.
3. Cremes hidratantes para tratar pés cascudos
A hidratação regular dos pés ajudará a deixar a pele sempre macia e aveludada. Além disso, hidratar os pés depois de usar um esfoliante é essencial para devolver a umidade da pele.
Então, procure por cremes que contenham:
- Umectantes, como ureia, babosa e ácido hialurônico
- Emolientes, que incluem manteiga e óleo à base de plantas
- Oclusivos, como vaselina, lanolina e óleo de coco
Confira abaixo uma seleção de cremes hidratantes específicos para os pés:
Creme Ultra Hidratante Ortho Pauher
Contém mais de 30 extratos naturais. É composto por extratos de arruda, aveia, menta, ginko biloba, alecrim, café, arnica, abacate, pêssego e aloe vera.
Rico em ureia, contém também óleo de macadâmia, óleo de amêndoas e manteiga de coco.
Reparador de calcanhares Danificados Granado
Tem lanolina, proporciona hidratação intensa, nutre a pele e recupera as áreas mais ressecadas.
Raavi creme hidratante com Ureia a 10%
Graças ao elevado percentual de ureia, promove hidratação prolongada de áreas ressecadas, como pés, mãos, joelhos e cotovelos.
4. Meias de silicone para pés cascudos
As meias de silicone com gel são indicadas para a hidratação do calcanhar em casos de rachaduras e fissuras. Também atua diminuindo o impacto, aliviando dores na região.
Meia de silicone Soft Gel para calcanhar rachado
Acompanha sachê de gel hidratante para estimular a regeneração celular. Durante o tratamento das rachaduras, o protetor em gel deve ser usado por oito horas diárias de preferência à noite.
Conclusão
Sempre antes de alguma viagem no período de verão uso alguma máscara esfoliante para ficar com os pés bem macios.
Mas ao longo de todo o ano use periodicamente um creme esfoliante. Também hidrato sempre que sinto necessidade.
Enfim, é isso! Espero que tenha sido útil.