Tudo sobre poros dilatados

Se você sofre com poros dilatados esse post é pra você! Reuni várias dicas sobre como tratar e evitar esse problema tão comum, especialmente para quem tem pele mista ou oleosa.

Poros dilatados

Por que surgem?

Os poros são estruturas presentes por toda a pele do nosso corpo. Assim, os poros normais são pequenas aberturas por onde saem os pelos. E também as secreções das glândulas sudoríparas e sebáceas, as últimas responsáveis pela oleosidade.

Portanto, todos os tipos de pele são recobertos por poros. E ao contrário do que muitos pensam, as peles mistas e oleosas têm a mesma quantidade que as peles normais e secas. Só que nessas últimas eles se apresentam mais fechadinhos, então, parecem em menor número.

Mas o problema dos poros dilatados é mais comum nas peles oleosas justamente porque essas produzem mais sebo.

Embora toda pele precise de uma quantidade de gordura para manter a elasticidade e o viço, o excesso de sebo, e o consequente acúmulo, junto com o suor células mortas, acaba esgarçando esses orifícios, deixando-os bem mais visíveis.

Qual a relação entre os poros dilatados e os cravos e acne?

Se mesmo dilatado os poros, a pele não conseguir se livrar da mistura de sebo, células mortas e suor, esse acumulo dá origem ao cravo. Se o cravo infeccionar por ação de bactérias, então surge a acne.

Como fechar os poros abertos?

Confira 7 dicas para manter seus poros fechados.

Mulher lavando o rosto

1. Limpe bem o rosto

Quanto mais tempo permanecer nos poros a mistura de sebo, células mortas e suor, maior a probabilidade deles ficarem definitivamente dilatados.

Por isso, é tão importante controlar a produção de sebo e manter a pele o mais limpa possível.

Então, uma boa higienização diária, para retirar as impurezas acumuladas ao longo do dia, evita que os poros fiquem entupidos.

Assim, para fazer a limpeza use sempre um sabonete próprio para seu tipo de pele do rosto.

Busque por produtos com substâncias secativas como ácido salicílico, enxofre e o zinco PCA pois estes reduzem a atividade das glândulas sebáceas.

Lave o rosto com água fria pois a quente pode estimular a produção de óleo.

Depois aplique um tônico adstringente com um disco de algodão, para garantir uma limpeza mais completa e reequilibrar o pH da sua pele.

Se sentir necessidade, lave e tonifique a pele duas vezes por dia. Mas não exceda essa quantidade, caso contrário a pele pode responder com ainda mais oleosidade. É o chamado efeito rebote.

Por último, mas não menos importante, hidrate a pele diariamente com um produto oil-free. É um erro comum acreditar que peles mistas e oleosas não precisam de hidratação. Assim, sempre dê preferência a produtos em gel ou na forma de sérum.

2. Use produtos feitos para o seu tipo de pele

Não use cosméticos que façam a pele produzir e acumular mais sebo. Por isso, desista de trazer cremes hidratantes de viagens internacionais.

Isso porque eles são, em geral, feitos para peles mais secas e para climas mais frios. Justamente por isso as fórmulas dos cosméticos internacionais que são vendidos aqui costumam sofrer adaptações para se adequarem melhor as condições brasileiras.

3. Faça esfoliações

As esfoliações evitam o acúmulo de impurezas nos poros evitando assim que eles fiquem esgarçados. Faça de uma a duas vezes por semana.

Você pode comprar um creme esfoliante ou fazer uma pastinha caseira com açúcar e mel. Melhor, ainda, é usar mel cristalizado.

Aplique no rosto em movimentos circulares. Depois, enxague bem e hidrate.

Confira também post com Resenha do Esfoliante Antissinais Chronos.

4. Aplique máscaras de limpeza profunda

Pelo menos 1 vez a cada 15 dias, aplique uma máscara de limpeza profunda. Amo as de argila.

Natura Máscara de Argila Purificante Chronos

Melhora a aparência e a textura da pele com marcas e poros abertos. Controla o brilho e a oleosidade. Veja no site da Natura clicando aqui nesse link.

Máscara de argila para pele com poros abertos.
Clique aqui e veja o produto.

5. Procure se estressar menos

Fácil de falar, mas difícil de fazer! Mas o stress pode levar a alterações hormonais e o resultado direto disso é o aumento da produção de sebo pela pele.

6. Não durma com maquiagem

Se você deixar na sua pele os cosméticos misturados aos resíduos celulares e impurezas, aumenta ainda mais a chance de os poros sofrerem dilatação.

7. Faça um peeling no dermatologista

Procure um dermatologista para fazer peeling com ácido retinóico ou peeling de cristal.

Ou, então, faça a aplicação de luz intensa pulsada. Converse com seu dermatologista para ver o melhor tratamento para o seu caso.

Como disfarçar os poros dilatados?

Os poros dilatados já estão todos lá, e agora, o que fazer? Existem alguns truques que ajudam a disfarçar o problema:

1. Lave o rosto com água fria

O frio causa uma vasoconstrição momentânea, disfarçando a aparência incômoda dos poros dilatados. Por isso, a receitinha caseira de passar gelo sobre a pele antes de aplicar a maquiagem vale muito a pena.

2. Use primers de maquiagem

O primer contém substâncias como o silicone que preenchem os furinhos e com isso uniformizam a textura da pele.

Pode conter também a sílica, ingrediente que reflete a luz, resultando em uma ilusão de ótica de pele mais lisinha. Abaixo fiz uma seleção com alguns primers que eu já usei e gostei dos resultados:

Pore Refiner da Bioderma

Reduz imediatamente após a aplicação e dura até 8 h. Tem efeito matificante e deixa a pele com uma textura aveludada. Encontre clicando aqui nesse link.

Poros dilatados: como disfarçar.
Tem aqui nesse link.
Primer Blur da L’oreal

Primer hidratante e que disfarça os poros imediatamente. Apresenta acabamento matte com textura aveludada. Clique aqui nesse link.

Poros dilatados como disfarçar.
Clique aqui para o produto.
Veja também os posts:

Enfim, é isso por hoje. Você já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: