Remover o filtro solar

Como e por que remover o protetor solar da pele diariamente?

Remover o protetor solarSe você se preocupa com a saúde e beleza da sua pele a longo prazo deve usar protetor solar diariamente. Mas você sabia que precisa retirá-lo adequadamente ao final de cada dia para que a sua pele possa respirar e para que seus cremes de tratamento penetrem e façam efeito? Mas o protetor solar sai da pele só lavando com sabonete? Descubra lendo o post a seguir:



A importância do protetor solar

Proteger a pele da radiação solar diariamente é um cuidado indispensável, mesmo nos dias nublados ou chuvosos. O uso do protetor solar blinda a pele de manchas, evita o envelhecimento precoce, além de proteger contra o câncer de pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia o fator de proteção solar mínimo que devemos usar é o 30. E se formos nos expor ao sol devemos preferir os horários antes das 10 h na parte da manhã e a tarde após as 16 h, quando a incidência dos raios solares é menor.

Além disso, é recomendável usar além do protetor solar, chapéu de abas largas e óculos de sol de boa procedência para ajudar na proteção.



Como remover o protetor solar

Você já sabe que usar o protetor solar diariamente é indispensável para garantir a beleza e a saúde da pele. Mas já pensou que é necessário também se preocupar com a retirada desse produto ao final de cada dia para que sua pele possa respirar e absorver os outros cosméticos?

Remover o protetor solar

Para escolher qual o produto deve ser usado para a remoção do protetor solar é indispensável observar a sua composição.

Os protetores para pele oleosa, que em geral são na forma de gel ou sérum, com toque seco, podem ser removidos completamente com água e sabonete específico para esse tipo de pele. A água micelar também é um excelente produto para retirar esse tipo de protetor solar. Fiz um post só sobre a água micelar, para ler é só clicar aqui.

Já os protetores solares mais hidratantes e que apresentam óleo em sua composição devem ser retirados com demaquilante que também seja oleoso como os bifásicos, em creme ou mesmo demaquilantes em óleo. Como óleo e água não se misturam, é preciso usar também um demaquilante oleoso para fazer o serviço completo.

Normalmente os protetores solares a prova d’água e que usamos durante o banho de mar ou piscina também apresentam óleo em sua composição, então precisam de uma limpeza mais profunda para serem completamente removidos. 

Remover o protetor solar

Os protetores com cor (sugestões aqui), BB creams ou CC creams (e outras ‘letras’ mais que vem surgindo no mercado) costumam deixar resíduos na pele se forem limpos apenas com água e sabonete. Então, para esse tipo de produto também é indispensável o uso de um demaquilante que irá retirar dos poros os vestígios do produto.

Meu demaquilante bifásico preferido de todos os tempos é esse aqui (link) da Lancôme.

Mas caso você use algum demaquilante contendo óleo, não esqueça de lavar seu rosto com sabonete facial próprio para a sua pele logo depois. Caso contrário ficarão na sua pele resíduos do produto que poderão causar cravos e espinhas.

Resumindo, se você tiver usado qualquer produto oleoso com o objetivo de proteger a pele dos raios solares, você deve sim fazer uso de demaquilante para retirar completamente o protetor solar da sua pele. A exceção é para os protetores solares em gel ou sérum, que saem mais facilmente com água e sabonete facial.

Após remover completamente o protetor solar sua pele estará pronta para receber seu tônico, hidratante ou cosmético anti-idade. Não deixe de completar a sua rotina de beleza diária, sua pele agradece! Para mais informações, leia esse post aqui.



1 comentário em “Como e por que remover o protetor solar da pele diariamente?”

  1. Pingback: Concentrado Revitalizante Chronos: pele do rosto protegida e jovem por mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *