Tom de pele descubra o seu.

Tom de pele: descubra de uma vez por todas qual é o seu

Compartilhe!

Para escolher as cores certas da base, sombras, blushes, batons e até mesmo do iluminador, você precisa conhecer seu tom de pele e também seu subtom. Se você não sabe as diferenças entre os dois, então, confira tudo no post a seguir.



Tom de pele

Existe uma variação muito grande de cores de pele, das mais claras até as mais escuras. Essas cores dependem da maior ou menor presença na pele de um pigmento denominado melanina.

Assim, quanto mais melanina uma pele tiver, mais escura ela é. E quanto menos melanina, mais clara.



Dessa forma, o tom de pele é essa variação na cor da pele humana que vai da mais clara até a mais escura.

Então, existem vários tons de pele. Ou seja, colorações de peles mais claras, médias e escuras. Essas variam do muito claro até uma pele bem escura.

Tom da pele: qual é o seu?



Fototipos de pele

Esses vários tons de pele podem ser classificados dentro de 6 fototipos. São eles:

  • Fototipo I – marfim (ivory): é o foto tipo de pele mais clara. Pertencem a ele, em geral, pessoas ruivas ou loiras com olhos claros, com propensão a sardas. Essas pessoas quando tomam sol sempre se queimam.
  • Fototipo II – ou bege (beige): a pele tem um pouquinho mais de melanina, porém ainda é bem clara. Têm, normalmente, olhos azuis ou castanhos. Algumas pessoas têm os cabelos escuros. Esse tom de pele se queima quando exposto ao sol, mas pode se bronzear gradualmente.

  • Fototipo III – a pele é marrom clara (light brown). Esse fototipo começa a ficar mais comum entre as mulheres brasileiras. É uma pele oliva clara, com cabelos pretos ou castanhos e olhos castanhos ou verdes. A pele fica queimada se muito exposta ao sol, mas geralmente pega cor facilmente.
  • Tipo IV – o tom da pele é marrom médio (medium brown). As pessoas desse fototipo têm cabelos escuros e olhos castanhos. Essa pele normalmente se bronzeia ao pegar sol e raramente se queima.
  • Fototipo V –  é o tom de pele marrom escuro (dark brown), ou seja, pele negra mais clara. Tem cabelos escuros e olhos castanhos. Sempre se bronzeia e só se queima se exposta por tempo prolongado ao sol.

  • Fototipo VI – marrom muito escuro (very dark brown). Esse é o tom de pele mais escuro de todos. Tem cabelos pretos e olhos castanhos. Só se queima com exposição excessiva ao sol, mas a pele escure muito rapidamente.

Descubra seu tom de pele.



Subtom

Porém, dentro de cada fototipo existe os subtons. Descobrir seu subtom é essencial para acertar direitinho o tom da base e de todos os outros produtos de maquiagem.

Assim, há peles que tem um fundo mais amarelado, enquanto outras, mais rosado, por exemplo. Isso vai acontecer em qualquer tom de pele, do mais claro até o mais escuro.

Tom de pele.

Os subtons podem ser quente, frio ou neutro. Mas, para esse post não ficar grande demais, o subtom será assunto para o próximo artigo. Para conferir, é só clicar aqui.

Confira também os posts:

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram, Pinterest e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima