Você sabia que a cada 10 mulheres brasileiras, 6 têm pele oleosa, mista e com tendência a poros dilatados e acne? Na acne, que é o nome técnico dado a espinhas e cravos, o processo inflamatório surge como consequência da obstrução dos folículos pilossebáceos, os poros, por sebo e células mortas. Nesse post saiba mais sobre os cosméticos com ingredientes prebióticos, os mais modernos no tratamento para espinhas, cravos e poros abertos.
Poros abertos: o que são e como surgem
Primeiramente é importante dizer que todos nós temos poros. Eles são, basicamente, pequenos orifícios na pele, de onde saem líquidos como o suor e o sebo.
Só para você ter uma ideia, apenas no nosso rosto há cerca de 300 mil, concentrados na zona T, que compreende o nariz, a testa e o queixo.
Mas o problema é que alguns fatores podem influenciar no grau de dilatação desses poros, que, quando muito abertos acabam se tornando aparentes no rosto.
Os poros abertos são ainda mais comuns nas estações mais quentes e em quem possui a pele oleosa, incomodando a aparência e afetando a autoestima.
Causas dos poros dilatados
Quem possui a pele oleosa, por exemplo, tende a ter poros mais dilatados, porque o óleo e as células mortas se depositam nesses furinhos, fazendo com que fiquem inchados.
Mas, o envelhecimento também deixa os poros mais evidentes, porque a pele acaba perdendo sua elasticidade.
Além disso, a predisposição genética é outro fator capaz de afetar a dilatação dos poros.
Será que tenho pele oleosa?
Você não sabe identificar se sua pele é ou não oleosa? Bem, vou te dar algumas dicas: se ela apresenta excesso de brilho, tem poros dilatados e vira e mexe você tem alguma espinha aparecendo, com certeza sua pele é oleosa.
Mas se essas probleminhas se apresentarem mais na testa, nariz e queixo (a chamada zona T), sua pele é então considerada mista.
Eu, por exemplo, tenho pele mista, oleosa na zona T e normal no restante, por isso, sou muito regrada nos cuidados com a pele do rosto para evitar as espinhas, e consequentemente, as marcas.
Relação poros abertos e acne
Os cravos e as espinhas surgem como consequência de um processo inflamatório que ocorre dentro dos poros que se encontram dilatados.
E a acne é um dos principais vilões, quando o assunto é cuidado com a pele. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, não é um problema exclusivo de adolescentes. Adultos de todas as idades e sexo também podem apresentar essas lesões.
Acne: muito mais que um problema estético
Além da dor que as lesões causam, a acne também gera incômodo por interferir na aparência, podendo afetar até a autoestima de quem sofre com essa enfermidade.
É isso que mostrou um estudo da Universidade de Windsor, no Canadá. Pesquisadores avaliaram como os cravos e espinhas em diferentes regiões do corpo afetam a qualidade de vida.
A pesquisa revelou que os participantes com acne no peito, ombros ou costas relataram os níveis mais altos de qualidade de vida, enquanto os participantes com acne no rosto reportaram os níveis mais baixos.
Em estados mais graves de acne, porém, além da piora na qualidade de vida, houve registros de insegurança, timidez e até depressão.
Tratamento para espinhas e cravos
Para prevenir a dilatação dos poros e também a sua obstrução, que pode evoluir para cravos e espinhas, deve-se tomar alguns cuidados. São eles:
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos, especialmente aqueles que possuem gorduras trans na sua composição.
- Tomar bastante água para auxiliar na hidratação da pele, evitando assim, que ela perca sua elasticidade e acabe com os poros dilatados.
- Manter uma rotina diária de cuidados com o rosto usando produtos específicos para peles oleosas ou mistas, para mantê-las sempre limpas e equilibradas.
- Fazer uma limpeza de pele mais profunda, de uma a duas vezes por semana, com uma máscara de argila.
- Esfoliar a pele, pelo menos uma vez por semana, para remover a camada mais externa de células mortas e sujidades, que ajuda a obstruir os poros. Saiba mais nesse post aqui.
Produtos específicos no tratamento para espinhas
Pensando em ajudar você a manter a sua pele sempre limpa e equilibrada a Natura lançou o sistema de tratamento e redução de poros e oleosidade.
Essa linha de produtos utiliza ingredientes da biodiversidade brasileira e combina com o que há de melhor na ciência mundial.
Atualmente, as últimas pesquisas científicas têm se voltado para o uso de ingredientes prebióticos, que buscam reequilibrar a nossa microbiota natural.
Toda a superfície da nossa pele é recoberta de diversos tipos de micro-organismos, a chamada microbiota. Eles são os responsáveis por proteger e cuidar da pele para que ela fique sempre saudável.
Mas para isso, eles precisam ser bem alimentados, e é aí que entra a nutrição prebiótica.
Então, o objetivo desse conjunto de produtos é tratar diretamente a raiz do problema, aumentando as defesas naturais da pele com o uso da tecnologia exclusiva de Chronos. Esse sistema é composto por 4 produtos:
- Sabonete de limpeza purificante antioleosidade (LINK): limpa profundamente sem agredir ou ressecar a pele, evitando o efeito rebote.
- Solução purificante antioleosidade (LINK): além de ajudar no equilíbrio dos micro-organismos benéficos para a pele, também minimiza os poros. Garante 33% menos de oleosidade.
- Sérum noturno antioleosidade e poros (LINK): um superconcentrado com tecnologia prebiótica, reduzindo poros visíveis em até 78% e a oleosidade de uma forma progressiva.
- Máscara de argila (LINK): que reduz 25% dos poros e 60% da oleosidade imediatamente.
Como age a tecnologia prebiótica
Como já mencionei, esse sistema de 4 produtos age diretamente na causa da problema.
Assim, quando os microrganismos que fazem parte da microbiota da nossa pele estão em desequilíbrio, podem deixá-la oleosa, com poros dilatados, tendência a acne e outros problemas.
Esses cosméticos, portanto, equilibram a pele, mas sem causar efeito rebote.
Efeito rebote é quando a pele produz ainda mais oleosidade ao invés de diminuir. E isso acontece quando você faz o tratamento incorreto da sua pele.
Produtos do sistema de tratamento de poros abertos e oleosidade
Abaixo os 4 produtos de uma forma mais detalhada:
1. Sabonete de limpeza purificante antioleosidade



- Contém candeia e ácido salicílico, ingredientes que não agridem a pele e desobstruem os poros.
- Não causa efeito rebote.
- Atua progressivamente na redução do sebo após 28 dias.
- Mantém a hidratação natural, porém, sem ressecar a pele.
- É um sabonete contudo, não é feito com sabão, sulfato e álcool.
Modo de uso:
O sabonete de limpeza deve ser usado de manhã e à noite.
Aplique o produto sobre as mãos molhadas e esfregue-as. Em seguida, passe no rosto massageando suavemente e enxague.
2. Solução purificante antioleosidade no tratamento para espinhas



É, na verdade, um tônico que reduz os poros imediatamente e mantém os mesmos controlados por até 4 horas.
- Contém candeia, ácido salicílico e PCA de zinco.
- Mantem o pH fisiológico e natural da pele.
- Auxilia no reequilíbrio da microbiota.
- Reduz imediatamente a oleosidade e os poros.
- Como resultado 33% menos oleosidade para a pele: atua progressivamente na redução do sebo.
Modo de uso:
Deve ser usado de manhã e à noite. Use após a limpeza com sabonete, com o auxílio de um algodão.
3. Sérum noturno antioleosidade e poros abertos no tratamento para espinhas



- O sérum contém prebiótico de babaçu + ácido mandélico LHA.
- Fórmula inovadora e exclusiva tecnologia prebiótica, pioneira para peles oleosas, que recupera o equilíbrio da microbiota da pele.
- Reduz a produção excessiva da oleosidade e age diretamente na causa do problema.
- Reduz o tamanho e quantidade de poros em até 78%.
- 100% das participantes com resultados satisfatórios na redução de sinais de imperfeições de acne.
- Resultados visíveis e imediatos.
- Tem toque ultrasseco.
Modo de uso:
Esse sérum deve ser usado à noite, após a limpeza com sabonete líquido e o tônico. Aplique-o com os dedos, mas evite o contato com os olhos, pálpebras e regiões externas da boca e do nariz.
Pode ser usado com os demais superconcentrados, exceto com o sérum intensivo multiclareador.
4. Máscara de argila purificante no tratamento para espinhas



- Contém prebiótico de babaçu (ativo da biodiversidade brasileira), que reequilibra os micro-organismos bons (microbiota) da pele oleosa.
- Contém também argilas minerais e ácido mandélico.
- Formula intensiva com ação imediata – 25% menos poros em 15 minutos.
- Melhora na textura da pele com marcas de acne.
- Redução imediata da oleosidade em até 60%.
- Com efeito peeling.
- Rendimento de mais de 3 meses de tratamento.
Modo de uso:
A máscara de argila pode ser usada tanto de manhã quanto à noite. Use de 1 a 2 vezes na semana após o sabonete e antes da solução de limpeza.
Aplique uma fina camada sobre a pele limpa e seca e, então, deixe agir por 15 min. Enxague em seguida.
Mais informações sobre o tratamento para espinhas
Os produtos que compõe o sistema de tratamento também podem ser usados separadamente, mas se você usar o sistema completo, o resultado é potencializado em 40% imediatamente.
O Sérum Noturno é mais um superconcentrado da Natura. Dessa forma, ele pode ser usado junto com outros superconcentrados, de acordo com as necessidades da sua pele.
Mas lembre-se: todos os superconcentrados devem ser usados após a limpeza da pele e antes de aplicar o seu antissinais.
Finalmente, mais duas dicas muito importantes:
- Não combine o sérum noturno e antioleosidade e poros com o sérum intensivo multiclareador, devido a alta potência dos ativos desses produtos.
- Durante o tratamento utilize sempre um protetor solar.