fbpx
Ros dilatados

Tudo sobre poros dilatados

Sabe quando você aplica um blush mais brilhoso e ele evidencia demais os seus poros? O resultado não fica bonito, mas sabia que existem soluções para corrigir esse problema? Se você sofre com poros dilatados esse post é pra você! Reuni várias informações: porque surgem, como evitar que apareçam, como disfarçar e como tratar esse problema. Dá só uma lida:


Por que surgem os poros dilatados?

Os poros são estruturas presentes por toda a pele do nosso corpo. Os poros normais são pequenas aberturas na pele por onde saem os pelos e também as secreções das glândulas sudoríparas (suor) e das glândulas sebáceas (sebo) responsáveis pela oleosidade.

Todos os tipos de pele são recobertos por poros. As peles mistas e oleosas têm a mesma quantidade de poros do que as peles normais e secas, mas como nestas os poros ficam mais fechadinhos, acabam não sendo tão aparentes.

O problema de poros dilatados é comum nas peles oleosas justamente porque essas produzem mais sebo. O acúmulo de sebo, suor e células mortas acabam esgarçando esses orifícios, deixando-os bem visíveis. Mas se mesmo dilatando os poros, a pele não conseguir se livrar de toda essa “massa” indesejável ocorre o cravo. Se acontecer um processo inflamatório por ação de bactérias, aí surge a acne.



Como evitar que apareçam?

Mulher lavando o rosto

Quanto mais óleo tiver que passar pelos poros e quanto maior a quantidade de impurezas, maior a probabilidade de ter poros dilatados. Por isso, é tão importante controlar a produção de sebo e manter a pele o mais limpa possível. Então, temos que:

  • Limpar bem o rosto – uma boa higienização diária, para retirar as impurezas acumuladas ao longo do dia, evita que os poros fiquem entupidos e controla a produção exagerada de sebo. Além de um sabonete próprio para a pele do rosto, não abra mão de usar também um tônico adstringente para garantir uma limpeza mais completa.
  • Usar produtos feitos para o seu tipo de pele – não use cosméticos que façam a pele produzir e acumular mais sebo. Por isso, eu desisti de trazer cremes hidratantes de viagens internacionais, pois em geral são feitos para peles mais secas e climas mais frios. Sempre uso produtos em gel ou séruns.
  • Aplicar produtos com ácido salicílico  esse ácido reduz  a atividade das glândulas sebáceas. Consulte um dermatologista para que ele indique o produto mais adequado para você.
  • Fazer esfoliações – as esfoliações evitam o acúmulo de impurezas sobre a pele e ajudam a diminuir o tamanho dos poros. Faça de duas a três vezes por semana. Você pode comprar um creme esfoliante ou fazer uma pastinha caseira com açúcar e mel ou então usar o mel já cristalizado, e aplicar no rosto em movimentos circulares.
  • Não dormir com maquiagem – se você deixar na sua pele os cosméticos misturados aos resíduos celulares e impurezas, aumenta a chance dos poros sofrerem dilatação.
  • Procurar relaxar – fácil de falar, mas difícil de fazer! O stress pode levar a alterações hormonais e o resultado direto disso é o aumento da produção de sebo pela pele.

Abaixo coloquei alguns produtos excelentes para ajudar a manter sua pele bem limpa, evitando a ocorrência de poros dilatados:

  1. Gel de limpeza profunda Normaderm Vichy (aqui tem) – para diminuir imperfeições como poros obstruídos, poros dilatados, brilho excessivo e acnes, proporcionando uma limpeza profunda na pele.
  2. Máscara de argila putificante Chronos (aqui tem) – com sistema de controle de oleosidade e poros, perfeito para peles mistas e oleosas. Tratamento com tecnologia prebiótica, que alimenta a microbiota e fortalece a barreira cutânea, reduzindo imediatamente a produção de oleosidade. Resultados imediatos e perceptíveis e também a longo prazo.
  3. Tônico detox adstringente Chronos (aqui tem) – elimina as toxinas celulares deixando as células mais saudáveis e com mais energia para absorver os ativos dos produtos de tratamento. Contém ácido salicílico, que limpa e desobstrui os poros.
  4. Sérum antioleosidade e antiacne Blemish + Age Defense (aqui tem) – reduz a produção de sebo, desobstrui os poos e previne o envelheci mento precoce. Inibe a produção de bactérias P. acnes.
  5. Gel de Limpeza Tea Tree com Esqualano Biossance (encontre aqui) – limpa profundamente os poros, reduz o excesso de óleo da superfície e ajuda a equilibrar a pele. Fórmula livre de sulfato, não desidrata, com esqualano para manter a pele com uma sensação ultra macia.
  6. Kit 3 passos Clinique Intro Skin Type 3, pele mista (aqui) – tratamento completo pra limpar, esfoliar e hidratar a sua pele diariamente.



Como disfarçar os poros dilatados?

Os poros dilatados já estão todos lá, e agora, o que fazer? Existem alguns truques que ajudam a disfarçar o problema:

  • Lave o rosto com água fria – o frio causa uma vasoconstrição momentânea, disfarçando a aparência incômoda dos poros dilatados. Por isso, a receitinha caseira de passar gelo sobre a pele antes de aplicar a maquiagem vale muito a pena.
  • Use primers de maquiagem – o primer contém substâncias como o silicone que preenchem os furinhos e com isso uniformizam a textura da pele. Pode conter também a sílica, ingrediente que reflete a luz, resultando em uma ilusão de ótica de pele mais lisinha.

  1. Primer Météorites Pearls Guerlain (aqui tem) – suaviza e corrige o tom da pele evitando também o excesso de oleosidade.
  2. Primer Smashbox – Photo Finish Super Light  (aqui) – pele suavizada para receber e fixar melhor a maquiagem. Com vitamina C e Peptídeo: protege a pele de poluentes, danos e estresse.
  3. Superprimer Universal Face Primer Clinique (aqui tem) – fórmula incolor oil free, suaviza e melhora a textura da pele, facilita a aplicação da base. Tem acabamento matte.
  4. Primer Glow Radiance Una (aqui tem) – garante luminosidade imediata no rosto todo com um efeito perolado sutil, reduzindo as sombras e realçando a pele. Pode ser aplicado antes da base, ou também pode ser misturado a ela para deixar o rosto mais viçoso.



Como tratar o problema?

Poros dilatados têm tratamento? Sim!! Mas é demorado e exige dedicação permanente. Então veja o que fazer:

  • Aplique cosméticos de tratamento, principalmente as máscaras, para ajudar a diminuir o tamanho dos poros. Capriche sempre na limpeza da pele para evitar que os poros se esgarcem ainda mais. Faça sempre esfoliações para afinar a pele e reduzir o diâmetro dos poros. Quem tem pele oleosa a mista pode esfoliar até duas vezes na semana.
  • Procure um dermatologista – para fazer peeling com ácido retinóico, peeling de cristal, aplicação de luz intensa pulsada ou outro tratamento recomendado pelo médico para minimizar a aparência dos poros dilatados.

 

O que fazer com poros dilatados

Para mais dicas de beleza: clique aqui!


1 comentário em “Tudo sobre poros dilatados”

  1. Pingback: 5 coisas que você não deve fazer com sua pele do rosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *