fbpx
Cabelos saudáveis no inverno

5 dicas para manter os cabelos saudáveis no inverno

Adoro o frio! Brinco sempre que sou uma carioca “fajuta” nesse sentido! Gosto muito mais do inverno, pois acho mais confortável para trabalhar, mais gostoso para ficar em casa, a maquiagem e o perfume duram mais, as roupas são mais bonitas. Enfim… Mas o frio e a baixa umidade característicos dessa época do ano ressecam muito a pele, e também os cabelos. Assim, as baixas temperaturas pedem cuidados especiais para evitar que os fios fiquem sem brilho e quebradiços. Selecionei algumas dicas para ajudar você a manter os cabelos saudáveis no inverno. Confira abaixo:

Dicas para manter os cabelos saudáveis no inverno

Dica no 1: Evite a água quente

Eu sei, eu sei! Essa primeira dica é sem dúvida a mais difícil de seguir, pelo menos para mim. Adoro um banho beeeemmm quente. Mas é um hábito que fragiliza muito os cabelos, assim como a pele (veja post). A água quente deixa o couro cabeludo mais oleoso, pois ativa as glândulas sebáceas. Ao mesmo tempo, remove a camada que garante a hidratação e a proteção natural dos fios, deixando-os opacos, com frizz, ressecados. E isso tudo pode até aumentar a tendência de queda.

Por isso, é importante lavar os cabelos com água morna ou melhor ainda, fria, e usar produtos que preencham as camadas mais profundas dos fios, alinhem as cutículas, reparem e reponham a massa de queratina perdida, ajudando a reconstruir os fios. A seguir, selecionei três ótimos produtos:

cabelos saudáveis no inverno

  1. Pasta Pré-shampoo Murumuru Ekos (você encontra AQUI) – com manteiga de murumuru e enriquecido com aminoácidos, este pré-shampoo penetra no interior da fibra capilar formando um escudo protetor e condiciona os fios deixando-os desembaraçados.
  2. Shampoo Restaurador SH-RD Nutra Therapy (AQUI) – com multivitaminas, extrato de alecrim e proteínas hidrolisadas de trigo que fornecem nutrientes à haste do fio capilar danificado, devolvendo a vitalidade aos cabelos.
  3. Condicionador Wella Oil Reflections (link AQUI) – contém óleos de camélia, macadâmia e abacate, vitamina E e extrato de chá branco. Age em 30 segundos, mantendo a água dentro dos fios.

Dica no 2 para manter cabelos saudáveis no inverno: hidrate, hidrate e hidrate

O clima mais seco e o frio do inverno fazem com que os cabelos fiquem com um aspecto sem brilho e rígido. A baixa umidade do ar tem influência direta na aparência dos fios, deixando-os com um aparência mais opaca. Por isso, é preciso redobrar os cuidados nessa época, usando produtos que devolvam a umidade aos cabelos. Minhas sugestões:

  1. Máscara de Tratamento e Hidratação Profunda Intensive Hair Unit (link AQUI) – hidrata profundamente e sela as cutículas dos cabelos. Só precisa de 3 minutos para agir.
  2. Máscara Intensa de Hidratação Reparadora Plant (AQUI) – repõe os nutrientes deixando os cabelos mais resistentes e contribui na prevenção da quebra dos fios. Fonte de proteínas e aminoácidos, recupera o interior dos fios e age na parte externa da fibra, fortalecendo e restaurando profundamente os cabelos danificados.
  3. Kerium Máscara Capilar La Roche-Posay (link AQUI) – deixa os fios protegidos do ressecamento causado por tratamentos e fatores ambientais.

Dica no 3: use sempre o protetor térmico

É uma delícia secar o cabelo com secador quando está frio. Ajuda até a aquecer o corpo. Mas o ar quente proveniente do secador pode queimar e até partir os fios. O ideal é evitar o uso do secador em temperatura muito alta, assim como a chapinha e o modelador de cachos. Mesmo assim, para não se arriscar a detonar os fios, é recomendável usar sempre um protetor térmico.

Outros cuidados essenciais são: retirar o excesso de água com uma toalha antes de usar o secador, nunca passar a chapinha ou modelador de cachos sobre os fios molhados ou úmidos e não encostar o bico do secador diretamente nos cabelos. Fiz uma seleção de protetores térmicos que eu confio:

  1. Creme protetor térmico Bumble and Bumble – (AQUI tem) – protege os cabelos enquanto você seca com secador.
  2. Óleo Fortalecedor Ekos Patauá (encontre AQUI) – deixa os cabelos mais fortes além de protege-los da ação térmica do secador, chapinha e modelador de cachos.
  3. Spray defrizante Frizz-ease Heat Protective John Frieda (link AQUI) – modelador termo ativo que condiciona os cabelos e deixa os fios lisos, macios e cheios de brilho da raiz às pontas por até 24 horas.

Dica no 4 como manter os cabelos saudáveis no inverno: muito cuidado ao desembaraçar

Uma causa importante de queda e quebra dos fios é a forma incorreta com que eles são desembaraçados. O ideal é que isso seja feito no banho, com a ajuda de um pente largo e condicionador. Você sabia que o condicionador deixa os fios mais macios e 3,5 vezes mais fáceis de desembaraçar? Então, nunca dispense esse produto. E para pentear os fios molhados existem modelos de escova apropriados. Abaixo você encontra a minha seleção:

Como manter os cabelos saudáveis.

  1. Escova de cabelos Aqua Splash Tangle Teezer (AQUI) – ideal para desembaraçar o cabelo no banho, em piscinas ou até no mar.
  2. Escova de cabelo Wet Brush (link AQUI) –  especialmente projetada para pentear cabelos úmidos, desembaraça com delicadeza e facilidade até mesmo os nós mais difíceis graças às suas cerdas.
  3. Pente para desembaraçar (AQUI) – enriquecido com óleo de argan, evita danos durante o pentear, ajudando a desembaraçar.

Dica no 5: use produtos de finalização

Mantenha seus cabelos protegidos do vento frio e seco e também dos raios solares e hidratados por mais tempo. Os cuidados com a proteção ajudam a evitar o surgimento de pontas duplas. Para isso use finalizadores, leave-ins, óleos ou cremes para pentear. A seguir apresento ótimos produtos:

Produtos de finalização para cabelo.

  1. Creme para Pentear Hidratação Reparadora Plant (encontre AQUI) – contém ativos naturais como o complexo de bioaminoácidos de quinoa. Recupera o interior dos fios e age na parte externa da fibra, fortalecendo e restaurando profundamente os cabelos danificados. Deixa os fios disciplinados, com 2x menos frizz, 3x mais fáceis de pentear e 4x menos pontas duplas.
  2. Spray de brilho Design Styllling Gloss Keune (AQUI) – além de deixar os cabelos com brilho, protege dos raios UV e dos radicais livres e ainda perfuma os fios.
  3. Moroccanoil Oil Treatment (link AQUI) – já é um clássico, sempre tenho na minha bancada. Hidrata profundamente, restaura a fibra capilar e sela os fios, formando um filme protetor e impedindo o ressecamento.

Marcia Bruno - Almanaque da Mulher.

Gostou das dicas para manter os cabelos saudáveis no inverno?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *