Como lavar corretamente os cabelos

Como lavar os cabelos corretamente: dicas de profissionais

Você sabe lavar os cabelos corretamente? Parece uma tarefa extremamente básica, fácil e trivial, mas será que você está fazendo da melhor forma possível? Por incrível que pareça, muitas mulheres cometem erros nessa hora, comprometendo a saúde dos fios. Se seus cabelos andam muito secos, ou por outro lado, oleosos demais, caindo muito, talvez você esteja usando técnicas incorretas de lavagem. Cabelo mal lavado traz problemas a longo prazo, principalmente para quem usa muitos produtos de stylling e finalização diariamente, pois os resíduos ficam depositados no couro cabeludo prejudicando a qualidade e o crescimento dos fios. Saiba mais no post abaixo.



Como lavar os cabelos corretamente

Nesse post reuni várias dicas de profissionais que vão te ajudar a ter um cabelo muito mais saudável e bonito.

Dica 1: antes de qualquer coisa, você precisa classificar seu cabelo

É muito importante que você analise separadamente o couro cabeludo e os fios de cabelo.

Em relação ao couro cabeludo, pode ser classificados em:

  • normal
  • seco
  • oleoso
  • com caspa

Já em relação aos fios eles podem ser:

  • normais
  • secos (característica genética)
  • oleosos
  • ressecados (resultado de danos aos fios)
  • quimicamente tratados
  • com coloração

Mulher com os cabelos despenteados

O meu cabelo, por exemplo, é oleoso na raiz, normal no comprimento e tenho coloração.

Importante: observe as condições atuais dos seus fios de cabelo, pois eles mudam ao longo da vida, com a própria idade, clima e tipo da água do lugar em que você está vivendo, condições de saúde, tratamentos e produtos que você está usando, medicamentos que está tomando, uso mais ou menos constante de chapinhas e secadores etc.


Dica 2: adquira xampu(s) para o seu tipo de cabelo

Aqui está uma dica muito importante: na hora de escolher seu xampu privilegie as características da raiz dos seus cabelos e não do comprimento.

Como eu tenho cabelo oleoso na raiz, normal no comprimento, mas tingido, compro sempre xampu para cabelo oleoso.

Mas tenho também um xampu para cabelos loiros, que funciona também para cabelos brancos. Esse produto serve para desamarelar os cabelos. Vou intercalando os produtos a cada lavagem.

Mas qual a diferença de um xampu para o outro?

A finalidade de todos os xampus é a de abrir levemente as cutículas dos fios de cabelo para permitir a limpeza e retirar resíduos do couro cabeludo.

Quanto mais um xampu abre a cutícula, mais profunda é a limpeza que ele proporciona. Isso é ótimo para os cabelos oleosos, mas no caso dos cabelos secos ou ressecados e/ou com química, não é interessante o uso constante desse tipo de produto.

Isso porque acaba tirando também do cabelo os ativos de tratamento e a coloração (aumentando a velocidade de desbotamento da cor).

Os xampus para cabelos com coloração (LINK) são projetados para fazer uma limpeza mais suave.

Mas se o cabelo for oleoso e dependendo da quantidade de produtos de finalização que você usa, pode ser necessário intercalar com um shampoo detox antirresíduos.

Por exemplo, como meu cabelo já tem a raiz oleosa e eu uso bastantes produtos como xampu seco, pó de texturização e spray fixador, eu intercalo o xampu antirresíduos com o xampu para cabelos loiros, como já mencionei. Assim eu garanto uma limpeza melhor, mas preservo um pouco mais a cor.



Dica 3: como escolher o condicionador

Quanto ao condicionador, você deve escolher um que acompanhe as características dos fios e não da raiz.

Pode ser que sua raiz e fios sejam do mesmo tipo, oleoso por exemplo, neste caso, compre xampu e condicionador para cabelos oleosos.

Procure comprar produtos da mesma marca, pois as fórmulas são pensadas para uma complementar a outra. Veja mais informações no post 5 erros ao usar o condicionador.

Como lavar corretamente os cabelos


Passo a passo da lavagem perfeita

Passo 1: procure lavar os fios com a água morna

Lave os seus cabelos com água morna, mas deixe para o último enxágue uma água mais fria.

Evite, contudo, água muito quente pois, a alta temperatura danifica os fios, deixando os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho, já que acaba ajudando a retirar toda a oleosidade dos fios.

O que parece ser excelente para os cabelos oleosos é na verdade muito ruim, pois a água muito quente fará com que o cabelo fique ainda mais oleoso, uma vez que o calor estimula as glândulas sebáceas a produzem mais óleo.

Já a água morna ajuda a limpar o excesso de oleosidade dos fios, deixando-os mais soltos.

E se o cabelo for seco, a água muito quente irá ressecar ainda mais, pois retirará ainda mais a oleosidade natural do fio, que no caso dos cabelos secos já é pouca.



Passo 2: molhe bem os cabelos e em seguida aplique o xampu diluído

Importantíssimo: sempre dilua primeiro o xampu em uma vasilha, ao invés de colocá-lo diretamente na cabeça.

A medida é aproximadamente 100 ml de água e uma moeda de 1 real de xampu para cabelos mais compridos e uma de 50 centavos para cabelos curtos, depois é só misturar com o dedo mesmo.

Mantenha um potinho no box do seu banheiro para sempre tê-lo a mão na hora de lavar os cabelos.

Shampoo diluído
Potinho com shampoo diluído. Mantenha sempre um recipiente para esse fim no seu box.

Quando você não dilui o xampu e aplica no cabelo, ele acaba se concentrando em uma parte do couro cabeludo, prejudicando essa região, ao mesmo tempo em que faltará em outras partes da cabeça, atrapalhando a limpeza.

O xampu concentrado pode causar irritação, coceiras e descamações do couro cabeludo.

Aplique o xampu diluído e massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares.

Mas não precisa esfregar os fios, apenas o couro cabeludo. Os fios serão limpos apenas com a espuma formada que vai descendo em direção as pontas.

A fricção dos fios é desnecessária e até prejudicial, pois pode danificar e quebrar os cabelos.

Em seguida enxágue bem.

Sempre repita o processo de lavagem para garantir a limpeza dos fios e do couro cabeludo, principalmente se você tem os cabelos com raiz oleosa ou normal ou tem o costume de usar muitos produtos de finalização ou se não lava seus cabelos diariamente.

Se o seus cabelos não estiverem muito sujos, ou se forem lavados com frequência, não é preciso aplicar o xampu duas vezes. Além de não ter nenhum benefício, aumenta o consumo do produto, da água e da energia.

Em cabelos secos só se deve aplicar xampu uma única vez, mesmo lavando poucas vezes na semana.



Passo 3: aplique o condicionador também diluído

Agora é a vez do condicionador. Use o mesmo potinho, mas agora para diluir o condicionador, da mesma forma que fez com o xampu.

Aplique o produto nos fios mergulhando o cabelo no pote com o condicionador diluído até a altura das orelhas.

Nos cabelos curtos, aplique o condicionador somente nas pontas dos fios, pinçando os cabelos com os dedos.

Nunca, mas nunca mesmo, aplique condicionador na raiz, pois o contato do condicionador com o couro cabeludo favorece o aumento da oleosidade e o desenvolvimento de fungos, mesmo nos cabelos secos.

A quantidade do condicionador também é pequena. Em cabelos médios use a quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos e nos cabelos longos, use como referência a moeda de 1 real.

Nunca abra mão do condicionador. Além de hidratar e amaciar os fios, o seu pH promove o fechamento das cutículas do cabelo que foram abertas pelo xampu. Se você deixar as cutículas do cabelo abertas, o cabelo irá ficar cada vez mais ressecado.

Aplicando condicionador diluído nos cabelos
Mergulhando o cabelo no pote com condicionador diluído.



Passo 4 – como lavar corretamente os cabelos: penteie os cabelos

Agora você pode pentear delicadamente seus cabelos com um pente de dentes largos, mas se preferir, pode usar apenas os dedos.

Passo 5 de como lavar os cabelos corretamente: enxágue bem

Enxágue bem os cabelos retirando todo o condicionador. Aqui quanto mais fria a água melhor, pois estará ajudando a fechar as cutículas preservando a hidratação e aumentando o brilho.

Não deixe condicionador nos cabelos, pois o acúmulo de resíduos pode deixar o cabelo pesado e sem vida.

Existem produtos sem enxágue feitos para serem deixados no cabelo. Produtos que não precisam de enxágue são os leave-in e os protetores térmicos.

Enxaguando os cabelos



Passo 6: secagem

Seque com a toalha, apertando-a contra os cabelos, fazendo-a absorver a água, evitando esfregá-la, para não abrir novamente as cutículas do cabelo, provocando mais frizz.

Se for usar secador, evite a temperatura mais quente. Com a morna você consegue secar bem os cabelos sem queimar os fios. Nunca encoste o bico do secador nos fios. Mantenha uma distância de 15 cm.

Se quiser um efeito mais liso, você pode ir secando seus cabelos penteando com uma escova do tipo raquete.

Passo 7: penteie seus cabelos

Use seus cabelos soltos ou faça um penteado bem bonito. Tenho várias ideias aqui, aqui e aqui também.

Como lavar os cabelos corretamente: aprenda com profissionais.

 



Como lavar corretamente os cabelos: o xampu antirresíduos

Existem xampus chamados de antirresíduos ou xampus de limpeza profunda.

Esse tipo de produto remove partículas de outros xampus, condicionadores, leave-ins e finalizadores depositadas nos fios.

O acúmulo de resíduos no dia a dia pode deixar o fio opaco ou eletrizado fazendo com que o cabelo, mesmo limpo, fique sem brilho e difícil de pentear.

O ideal é usar a cada 15 dias, mas quem usa muitos produtos de finalização e não pinta os cabelos pode usar uma vez por semana.

Se o seu cabelo for muito seco, entretanto, dispense esse tipo de produto.

Depois do xampu antirresíduos, não esqueça de aplicar o condicionador para fechar as cutículas.

Como lavar os cabelos corretamente: dicas de profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima