Como lavar corretamente os cabelos
Cabelos

Como lavar os cabelos corretamente: passo a passo

Compartilhe!

Você sabe como lavar os cabelos corretamente? Parece uma tarefa extremamente básica, fácil e trivial, mas será que você está fazendo da melhor forma possível? Por incrível que pareça, muitas mulheres cometem erros nessa hora, comprometendo a saúde dos fios. Se seus cabelos andam muito secos, ou por outro lado, oleosos demais, caindo muito, talvez você esteja usando técnicas incorretas de lavagem. Então, aprenda o passo a passo de como higienizar os cabelos com dicas de profissionais no post abaixo.



Como lavar os cabelos corretamente

Nesse post reuni várias dicas de profissionais que vão te ajudar a ter um cabelo muito mais saudável e bonito.

Mas antes dos passos para uma higienização perfeita é importante falar sobre a frequência de lavagem. O ideal é lavar os cabelos em dias alternados. Mas quem tem o cabelo muito comprido pode optar por lavar a cada dois dias. Já quem tem o cabelo cacheado ou crespo pode sentir a necessidade de lavar ainda menos vezes na semana.

Lavar poucas vezes por semana pode deixar o couro cabeludo oleoso, contribuindo para aumentar a queda. Por outro lado, lavar diariamente pode levar ao efeito rebote, aumentando muito a oleosidade ou provocando ressecamento. Dessa forma, defina a frequência de lavagem observando como seus cabelos reagem. Tem que ir experimentando até descobrir o que é melhor para eles.

A seguir o passo a passo de como lavar os cabelos corretamente:

1. Molhe os cabelos

Molhe seus cabelos com água morna, para ajudar a limpar o excesso de oleosidade dos fios, deixando-os mais soltos. Mas sempre evite água muito quente pois, a alta temperatura danifica os fios, deixando os cabelos ressecados, com frizz e sem brilho. Isso porque acaba contribuindo a retirar toda a oleosidade dos fios.

E o que parece ser excelente para os cabelos oleosos é, na verdade, muito ruim, pois a água muito quente fará com que o cabelo fique ainda mais oleoso. É o chamado efeito rebote, uma vez que o calor estimula as glândulas sebáceas a produzem mais óleo. Já se o cabelo for seco, a água muito quente irá ressecar ainda mais, pois retirará a pouca oleosidade natural que esses fios possuem.


2. Aplique o xampu diluído

Depois de molhar bem seus cabelos, aplique o xampu, mas sempre diluído. Use um potinho para fazer a diluição. A medida é aproximadamente uma parte de shampoo para duas de água. Depois é só misturar com o dedo mesmo.

Shampoo diluído
Potinho com shampoo diluído. Mantenha sempre um recipiente para esse fim no seu box.

Derrame o shampoo diluído na cabeça e massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Mas não precisa esfregar os fios, apenas o couro cabeludo. Os fios serão limpos apenas com a espuma formada que vai descendo em direção as pontas. A fricção dos fios é desnecessária e até prejudicial, pois pode danificar e quebrar os cabelos. Em seguida enxágue bem.

Sempre repita o processo de aplicação do xampu para garantir a limpeza dos fios e do couro cabeludo, especialmente se seu cabelo for oleoso. Mas também se você tem o costume de usar muitos produtos de finalização, como sprays e mousses, por exemplo. Mas em cabelos secos só se deve aplicar xampu uma única vez, para não ressecar demais.

Quando você não dilui o xampu e aplica no cabelo, ele acaba se concentrando em apenas uma parte do couro cabeludo, prejudicando essa região. Ao mesmo tempo em que faltará em outras partes da cabeça, atrapalhando a limpeza. O xampu concentrado pode causar irritação, coceiras e descamações do couro cabeludo.

Dessa forma, mantenha um potinho no box do seu banheiro para sempre tê-lo a mão na hora de lavar os cabelos.


3. Passe o condicionador também diluído

Agora é a vez do condicionador. Use o mesmo potinho do shampoo e também dilua o produto. A quantidade necessária de condicionador, com esse processo, é pequena. Em cabelos médios use a quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos e nos cabelos longos, use como referência a moeda de 1 real.

Na hora de aplicar não jogue a mistura na raiz dos fios, mas sim mergulhando o cabelo no pote com o condicionador diluído até a altura das orelhas.

Aplicando condicionador diluído nos cabelos
Como aplicar o condicionador diluído.

Nos cabelos curtos, aplique o condicionador somente nas pontas dos fios, pinçando os cabelos com os dedos.

Nunca aplique condicionador na raiz, pois o contato do produto com o couro cabeludo favorece o aumento da oleosidade e o desenvolvimento de fungos, mesmo nos cabelos secos.

Mas nunca abra mão do condicionador. Além de hidratar e amaciar os fios, o seu pH promove o fechamento das cutículas do cabelo que foram abertas pelo xampu. Se você não fechar as cutículas do cabelo, ele ficará cada vez mais ressecado.



4. Penteie os cabelos

Agora você pode pentear delicadamente seus cabelos com um pente de dentes largos. Se preferir, contudo, pode usar apenas os dedos.


5. Último enxágue com água fria

O último enxágue deve ser feito com a água a mais fria possível. Assim estará ajudando a fechar as cutículas, preservando a hidratação e aumentando o brilho.

Mas nunca deixe condicionador nos cabelos, pois o acúmulo de resíduos pode deixar seu cabelo pesado e sem vida. Afinal, esse produto não foi feito para isso. Existem, contudo, produtos sem enxágue, os chamados leave-ins. Eu adoro esse aqui, o SH-RD. Nunca deixo faltar. Fiz um post resenha sobre ele, clique aqui para ler.

Enxaguando os cabelos


6. Como secar

Seque com a toalha, apertando-a contra os cabelos, fazendo-a absorver a água. Evite esfregá-la nos fios, para não abrir novamente as cutículas do cabelo, provocando frizz.

Se for usar secador, o meu é esse aqui, evite a temperatura mais quente. Com a morna você consegue secar bem os cabelos sem queimar os fios. E nunca encoste o bico do secador nos fios. Mantenha, pelo menos, uma distância de 15 cm.

Se quiser um efeito mais liso, você pode ir secando seus cabelos penteando com uma escova do tipo raquete.


7. Faça um penteado

Esse passo é totalmente opcional. Mas se quiser variar tenho várias ideias de penteados aqui, aqui e aqui.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.