Como usar o condicionador.

Como usar o condicionador corretamente: evite os 6 erros mais comuns

Compartilhe!

Ter um cabelo digno de capa de revista exige certos cuidados. Um deles é saber como usar o condicionador. Por ser um produto comum no box da maioria das pessoas, muita gente acha que sabe como usar, porém isso não é verdade. Afinal o que é condicionador e para que serve? Confira também várias dicas de especialistas de forma a evitar os 6 principais erros ao usar o condicionador.



O que é o condicionador

Bem, vamos começar pela definição do que é afinal o condicionador de cabelo. O condicionador é um produto usado após o shampoo com o objetivo de equilibrar o pH dos fios.

Os shampoos, para facilitar a limpeza, promovem a abertura das cutículas dos fios. Quimicamente fazem isso contendo em suas fórmulas moléculas carregadas negativamente. Os condicionadores então, precisam ser ácidos (carregados positivamente) para neutralizarem as proteínas dos fios, fechando dessa forma as cutículas.

O que é condicionador? Como usar o condicionador?

Funções do condicionador

Primeiro de tudo é importante enfatizar que lavar o cabelo somente com o shampoo não ajuda em nada a ter um cabelo bonito, sedoso e sem frizzA lavagem do cabelo sem o condicionador, portanto, fica incompleta

Isso porque a ação mais importante do condicionador, conforme já comentei, é fechar as escamas que o shampoo abriu para fazer a limpeza dos fios. Então, graças a ação do condicionador os cabelos ficam mais macios, com brilho e fáceis de pentear. Esse produto também forma uma película protetora sobre as madeixas, que protege contra a desidratação. Assim mantém o cabelo hidratado por muito mais tempo.



Como usar o condicionador

Em geral o condicionador deve ser aplicado logo após a lavagem com o shampoo, exceto os produtos para co-washing. Mas para que o condicionador funcione da melhor forma possível é indispensável saber escolher o produto certo.

Dessa forma, você deve levar em conta tanto o seu tipo de cabelo, quanto as necessidades dele no momento, para só, então, escolher a melhor fórmula.

Outro ponto importante é a forma de aplicação do produto. Confira abaixo o passo a passo recomendável.

Passo a passo de como usar o condicionador

1. Dilua o condicionador antes de aplicar nos cabelos

Aqui no blog você vai encontrar um artigo em que eu explico em detalhes como lavar os cabelos. Recomendo a leitura para que você entenda todo o processo. Para ler o post é só clicar aqui.

Então, aproveitando o mesmo potinho usado para diluir o shampoo, primeiro dilua o condicionador antes de aplicá-lo. Você verá que a quantidade necessária de condicionador com esse processo é pequena. Em geral, para cabelos de comprimento médio use uma quantidade equivalente a uma moeda de 50 centavos. Já nos cabelos longos, use como referência a moeda de 1 real. Mas, dependendo da quantidade de fios, pode ser necessário mais ou menos produto. Portanto, faça testes.

Na hora de aplicar não jogue a mistura direto na raiz dos fios. Mas mergulhe o cabelo no pote com o condicionador diluído até a altura das orelhas. Nos cabelos curtos, aplique o condicionador somente nas pontas dos fios, pinçando os cabelos com os dedos.

Como usar o condicionador.

2. Desembarace os fios

Especialmente se seus fios forem cacheados ou crespos, aproveite esse momento para desembaraçar os fios. Use os dedos ou, então, um pente de dentes largos.



3. Enxágue completamente

Após desembaraçar os fios é hora de retirar completamente o condicionador. O condicionador não foi feito para ser deixado nos cabelos. Para isso use um leave-in. Enxágue, de preferência, com água fria. Isso porque ajudará a fechar ainda mais as cutículas.

Para potencializar o fechamento das cutículas e dar mais brilho, como último enxágue, dilua uma colher de sopa de vinagre de maçã e jogue no cabelos. Eu tenho usado esse vinagre aqui (link).

6 erros ao usar o condicionador

Confira quais são os erros mais comuns ao usar o condicionador segundo especialistas em cabelo.



1. Escolher um condicionador que não seja para o seu tipo de cabelo

Guilherme Cassolari, especialista em cabelos da Natura, explica que é preciso respeitar seu tipo de cabelo na hora de escolher os produtos:

“O uso correto do condicionador é fundamental para não ressecar ou deixar os fios muito oleosos.”

Assim, faça uma análise dos seus fios e veja se eles são normais, secos ou oleosos. É possível também que a raiz seja oleosa e o comprimento mais seco. Nesse caso, escolha o produto conforme sua raiz e trata os fios com máscaras tratamento. Confira também os posts:



2. Como usar o condicionador: shampoo e condicionador de linhas diferentes

Os especialistas afirmam que para o resultado final esperado, o condicionador depende do shampoo e vice-versa. Afinal, eles vão agir juntos nos seus fios. Assim, eles recomendam optar sempre por linhas completas para o seu tipo de cabelo.

3. Passar condicionador no couro cabeludo

Esse eu sei que é péssimo, principalmente para quem tem raízes ou cabelos oleosos. Isso porque aplicar o condicionador na raiz do cabelo pode trazer problemas, como a oleosidade excessiva, que pode causar até caspa.

A obstrução dos poros do couro cabeludo pode gerar, inclusive, a queda dos fios. Portanto, passe o produto apenas da altura das orelhas até as pontas.

Erros ao usar o condicionador.



4. Passar muito condicionador

Esse erro ao usar o condicionador é muito comum! Aqui não vale quanto mais melhor! Sobre a quantidade, Cassolari indica que você faça testes:

Use três vezes, em quantidades diferentes, para achar o quanto é ideal para o seu cabelo, porque depende muito do volume dos fios e se o cabelo é mais ressecado.

A vantagem extra de não cometer esse erro é a economia de produto, que faz bem ao bolso e também ao meio-ambiente.



5. Deixar o produto agir por muito tempo

Acredite, deixar o condicionador por horas na cabeça não vai fazer um efeito melhor. Pelo contrário, manter o produto por muito tempo nos cabelos pode gerar a quebra dos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados.

Além disso, pode deixar as madeixas com um aspecto pesado e opaco, uma vez que esse produto não foi feito para permanecer nos fios. Se você precisa de uma hidratação mais potente, enxágue bem o condicionador dos fios e, então, aplique um leave-in.

Os leave-ins são produtos desenvolvidos para permanecerem nos fios, já o condicionador não. Ótimas opções você encontra aqui e aqui.

6. Não usar condicionador porque o cabelo é oleoso

Lembre-se o condicionador serve para fechar as cutículas do cabelo que o shampoo abriu. Assim, mesmo nos cabelos oleosos, o condicionador é indispensável. Para evitar oleosidade excessiva, contudo, escolha produtos para o seu tipo de cabelo e aplique apenas das orelhas para baixo.



Sugestões de shampoos e condicionadores

Agora que você já sabe como aplicar o condicionador corretamente, fiz uma lista com sugestões de linhas de produtos (shampoo e condicionador) para você conhecer. Selecionei produtos criados para resolverem problemas específicos.

Kit Hidra Salon Line

Ideal para cabelos ressecados, crespos, alisados e relaxados. Fórmula com Vitamina A, E, D-Pantenol e Óleo de Coco. Encontre aqui nesse link.

Como usar o condicionador.
LINK para o kit.

Kit shampoo e condicionador Truss Ultra Hydration

Kit para cabelos danificados e secos, mas que não pesa nem deixa as raízes oleosas. Muito cheiroso e super bem avaliado pelos consumidores. Encontre o kit aqui nesse link.

Shampoo e condicionador Truss onde comprar.
LINK para o kit.

Kit shampoo e condicionador Inoar Vitamina C

Para cabelos ressecados, fórmula que reduz o frizz e facilita a escovação. Contém um complexo de vitamina c e uma combinação de óleos de coco, abacate e argan. Encontre o kit aqui nesse link.

LINK para o kit.

Shampoo e condicionador Refrescante Citrus Verbena L'Occitane

A dupla de shampoo (LINK) e condicionador (LINK) produz sensação refrescante enquanto revitaliza, dá brilho e flexibilidade aos cabelos. Ótimos para cabelos oleosos. Perfumam com o aroma de verbena da Provence e de ensolaradas frutas cítricas.

Shampoo (LINK) e Condicionador (LINK).

Enfim, é isso! E aí, quais são os seus erros ao cuidar dos fios? Já conhecia essa forma de usar o condicionador?

Para mais dicas sobre cabelos, clique nesse link aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima