Como usar óleos capilares: dicas para cabelos bem tratados

Que o verão detona os cabelos, isso tudo mundo já sabe. Praia, piscina, sol, lavagens constantes, suor são elementos que prejudicam os fios, deixando-os ásperos, quebradiços, opacos. Para contrabalançar tanta agressão, minimizando os danos, eu tenho um segredo, o óleo capilar. Mas você sabia que os óleos capilares têm outras funções além de serem ótimos finalizadores? Não! Então, fica por aqui que eu te conto tudo.



Funções dos óleos capilares

Os óleos capilares têm várias funções quando se fala de tratamento de cabelo. Eles podem ser usados:

  • Como pré-shampoo
  • Para tratamento junto com a máscara capilar e
  • Após a lavagem para ajudar a evitar o frizz



Óleo capilar como pré-shampoo

Com as altas temperaturas ambientais suamos mais e vamos mais a praia e a piscina e, por consequência, acabamos lavando mais os cabelos.

O uso frequente de shampoos, contudo, retira a oleosidade natural do cabelo, ressecando muito os fios. É aí que entram o óleo capilar como pré-shampoo.

Antes de lavar os cabelos, aplique por todo o comprimento e pontas dos fios o óleo capilar da sua preferência. Deixe agir no cabelo por pelo menos 1 hora e depois lave como de costume.

O óleo irá criar uma película nos fios, evitando que eles fiquem ressecados após a lavagem. Além disso, os ácidos graxos presentes nos óleos nutrem os cabelos e protegem os fios enquanto estão sendo lavados.

Os óleos capilares como pré-shampoo podem ser usados tanto em cabelos cacheados, quanto nos crespos e também nos lisos. Mas nos últimos, não aplique na raiz para não pesar ou contribuir para deixa-la ainda mais oleosa.



Óleo capilar na máscara de tratamento

Gosto de variar as máscaras que aplico no cabelo, pois sigo um cronograma de tratamento capilar, conforme comentei nesse post aqui.

Então, quando aplico a máscara de nutrição, sempre acrescento um pouco mais de óleo capilar para potencializar os efeitos. Para o meu cabelo que é bem comprido, uso cerca de uma colher de chá de óleo e misturo na máscara.

Mas importante: só acrescente o óleo na máscara que você separou para aplicar nos cabelos. Não misture o óleo na máscara toda, porque pode alterar o produto, enquanto este estiver armazenado. Além disso, você pode querer variar a combinação, usando outros óleos capilares.

Outra dica essencial: nunca pegue a máscara de dentro do pote direto com os dedos. Use sempre uma espátula para evitar que micro-organismos e sujidades, que possam estar na sua mão, contaminem o produto.

A contaminação pode fazer com que o produto perca seus ativos ou tenha alteração no cheiro e textura, mesmo dentro da validade.



Óleo capilar como finalizador

Depois de lavar os cabelos, após retirar o excesso de água com uma toalha, mas com eles ainda úmidos, use algumas gotas de óleo capilar como finalizador.

O óleo irá ajudar a reduzir o frizz e evitar que as pontas fiquem espigadas. Mas é importante nunca aplicar o óleo na raiz dos cabelos, apenas no comprimento e pontas. Caso contrário você vai acabar deixando o cabelo com um aspecto pesado e sujo.

As vezes eu aplico óleo também no cabelo seco, bem nas pontas, como um reparador, mas prefiro o resultado aplicando nos fios ainda úmidos. Acho que distribui melhor o produto e deixa um aspecto mais natural.

Óleo capilar



Sugestões de óleos capilares

Aqui estão os óleos capilares que eu já usei e aprovo:

Óleos capilares.

  1. Kerastase Discipline Óleo-Relax Advanced (aqui tem) – blinda os fios da umidade, evitando o frizz e ainda garante proteção térmica.
  2. Óleo Fortalecedor Patauá Ekos (encontre aqui) – com óleo de patauá, que é fortalecedor, ideal para cabelos finos e fragilizados, com crescimento lento e que quebram facilmente. Além disso, é perfeito para proteger os fios contra a ação térmica do secador e da chapinha.
  3. Oil Reflections da Wella (link aqui) – protege, nutre e deixa o cabelo macio com efeito gloss.
  4. Lola Cosmetics Pinga! Cenoura & Oliva óleo (link aqui) – contém uma mistura de óleos vegetais que combinados deixam os cabelos macios e radiantes. Perfeito como um produto pré e pós-sol.
  5. Sebastian Dark Oil – Óleo Capilar (link aqui) – óleo de styling que suaviza a cutícula e adiciona textura. Formulado com óleos de Argan, Sândalo e Cedro, Dark Oil protege os fios contra os danos dos raios UV.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima