Cabelos saudáveis no inverno

14 Dicas para cabelos saudáveis

Compartilhe!

Para você ter um cabelo bem tratado, digno de elogios, é necessário seguir uma rotina de cuidados. Confira no post a seguir 14 dicas para cabelos saudáveis.



Dicas para cabelos saudáveis

1. Evite a água quente

Usar água muito quente para lavar os cabelos é um hábito que fragiliza muito os fios, assim como a pele (veja post).

A água quente deixa o couro cabeludo mais oleoso, pois ativa as glândulas sebáceas. Ao mesmo tempo, remove a camada que garante a hidratação e a proteção natural dos fios, deixando-os opacos, com frizz e ressecados. Além disso, a oleosidade excessiva na raiz pode provocar caspa e queda dos fios.

Por isso, é importante lavar os cabelos com água morna, ou melhor ainda, fria. No inverno isso é um pouco mais difícil, mas no verão nem chega a ser um sacrifício, não é mesmo?

2. Escolha com atenção os produtos de lavagem

Além da preocupação com a temperatura da água, é importante escolher também os produtos usados na lavagem. Assim, o ideal é ter sempre no seu box dois conjuntos de produtos. Um para a limpeza do couro cabeludo e fios, de acordo com o seu tipo de cabelo, e outro mais para tratamento.

No caso dos produtos para tratamento, procure por aqueles que preencham as camadas mais profundas dos fios, alinhem as cutículas reponham a massa de queratina perdida. Ou seja, tudo para ajudar a reconstruir os fios. A seguir, selecionei três ótimos produtos:

  1. Pasta Pré-shampoo Murumuru Ekos (você encontra AQUI) – com manteiga de murumuru e enriquecido com aminoácidos. Penetra no interior da fibra capilar formando um escudo protetor e condiciona os fios deixando-os desembaraçados.
  2. Shampoo (link aqui) e Condicionador (clique aqui) Restaurador SH-RD Nutra Therapy – com multivitaminas, extrato de alecrim e proteínas hidrolisadas de trigo. Fornecem nutrientes à haste do fio capilar danificado, devolvendo a vitalidade aos cabelos.
  3. Kit Shampoo + Condicionador Wella Oil Reflections (link AQUI) – contém óleos de camélia, macadâmia e abacate, vitamina E e extrato de chá branco. Age em 30 segundos, mantendo a água dentro dos fios.

Além de usar os produtos certos, é importante saber a forma correta de lavar os cabelos. Por exemplo, não se deve aplicar o shampoo e o condicionador direto nos fios. É necessário primeiro diluí-los. Veja como lendo o post Como lavar corretamente os cabelos: passo a passo.



3. Dicas para cabelos saudáveis: cuidado ao desembaraçar

Uma causa importante de queda e quebra dos fios é a forma incorreta com que eles são desembaraçados. O ideal é que isso seja feito ainda no banho, com a ajuda de um pente largo e condicionador.

Você sabia que o condicionador deixa os fios mais macios e 3,5 vezes mais fáceis de desembaraçar? Então, nunca dispense esse produto.

E para pentear os fios molhados existem modelos de escova ou pentes apropriados. Gosto desses dois produtos: pente (link) e escova (link aqui). Mas comece sempre a desembaraçar os cabelos das pontas em direção a raiz.

4. Nunca esfregue os fios com a toalha

Na hora de tirar o excesso de umidade dos fios com a toalha, jamais esfregue. O correto é envolver os fios com a toalha e apenas apertá-los para ajudar a drenar o excesso de água.

5. Dicas para cabelos saudáveis: hidrate, nutra e reconstrua

A falta de hidratação faz com que os cabelos fiquem com um aspecto opaco e rígido. Mas a nutrição e a reconstrução dos fios também são indispensáveis para mantê-los sempre saudáveis. Por isso é importante seguir um cronograma capilar de tratamento. Saiba em detalhes como fazer lendo o post completo clicando aqui.



6. Nunca durma de cabelo molhado

Dormir de cabelo molhado é prejudicial tanto para os fios, quanto para o couro cabeludo, pois pode permitir o crescimento de fungos.

Então, se quiser deixar os cabelos secarem ao natural, programe-se para lavar os fios cedo, para que dê tempo de secar. Ou, então, use um secador de cabelo, mas sempre na temperatura média e nunca aproxime os fios do bocal do aparelho. Se quiser saber como escolher o melhor secador de cabelos clique aqui.



7. Use sempre o protetor térmico

Sempre antes de usar qualquer ferramenta que exponha os fios ao calor excessivo, como secador, chapinha ou babyliss, aplique antes um protetor térmico.

O protetor térmico cria uma película sobre os fios evitando que eles sofram queimaduras e percam sua hidratação natural. Fiz uma seleção de protetores térmicos que eu confio:

14 Dicas para cabelos saudáveis.

  1. Creme protetor térmico Bumble and Bumble – (link aqui) – produto com fórmula leve que protege os cabelos enquanto você seca com secador.
  2. Óleo Fortalecedor Ekos Patauá (clique aqui) – acelera o crescimento e protege contra a ação térmica do secador, chapinha e modelador de cachos.
  3. Truss Reconstrutor Capilar (link aqui) – protege do calor e evita a formação de pontas duplas.



8. Mantenha uma rotina de corte

Mesmo que você ame cabelos longos, mantenha sempre uma rotina de corte das pontinhas a cada 3 meses. Isso ajuda no controle das pontas duplas e ainda dá mais força para o crescimento dos fios.

9. Dicas para cabelos saudáveis: use produtos de finalização

Mantenha seus cabelos protegidos do vento e também dos raios solares e hidratados por mais tempo. Os cuidados com a proteção ajudam a evitar o surgimento de pontas duplas e o frizz. Para isso use finalizadores, leave-ins, óleos ou cremes para pentear. A seguir apresento ótimos produtos:

14 Dicas para cabelos saudáveis.

  1. Leave-in Reparador Cicatri Renov Elseve (encontre aqui nesse link) – enriquecido com ceramidas, repara instantaneamente, sela as pontas e garante brilho e maciez.
  2. Aussie Hair Insurance (link aqui) – deixa os cabelos com brilho e muito macios. Contém óleo de jojoba, aloe vera e algas marinhas.
  3. Moroccanoil Oil Treatment (link clique aqui) – já é um clássico, sempre tenho na minha bancada. Hidrata profundamente, restaura a fibra capilar e sela os fios, formando um filme protetor e impedindo o ressecamento.

10. Limpe suas escovas e pentes com frequência

Para evitar fungos no couro cabeludo, mantenha suas escovas e pentes sempre limpos. Assim, sempre que acabar de pentear, retire os fios de cabelo que ficaram presos. Além disso, uma vez por mês lave-os para retirar os resíduos que possam ter ficado impregnados.



11. Troque suas fronhas de algodão

Se você sofre com o frizz, troque suas fronhas de algodão por outras de cetim. Eu comprei as minhas aqui nesse link.

12. Não entre na piscina com o cabelo seco

Para evitar que os fios absorvam muito o cloro, antes de entrar na piscina, molhe primeiro os cabelos no chuveiro.

13. Proteja contra os raios ultravioleta

Se você for se expor ao sol, sempre use um chapéu ou boné para proteger os fios dos raios ultravioleta do sol. Ou, então, use um protetor solar nos cabelos, esse aqui (link) é excelente.



14. Dicas para cabelos saudáveis: cuide dos fios de dentro para fora

Além de todos os cuidados externos, para ter os cabelos saudáveis e lindos é importante seguir uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. A ingestão de água também é importante para manter a hidratação dos fios.

Marcia Bruno - Almanaque da Mulher.

Enfim, é tudo isso. E, então, gostou das dicas para manter os cabelos saudáveis?



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima