Como manter a escova por mais tempo.

Como manter a escova por mais tempo

Compartilhe!

Toda mulher quer manter suas madeixas com aparência de escova recém feita o maior tempo possível, certo?! Então, aqui vou apresentar algumas dicas preciosas para te ajudar nessa verdadeira odisseia. Os cuidados começam antes da secagem dos fios, passando por várias situações como hora de dormirbanhoacademia, praia, piscina e até na chuva. Então, confira tudo e aprenda de uma vez por todas a como manter a escova por mais tempo!



Como manter a escova por mais tempo

1. Cuidados preliminares ainda na lavagem dos cabelos

Como manter sua escova por mais tempo

Primeiramente, para a escova durar mais, você precisa começar os cuidados ainda durante a lavagem dos cabelos. É importante garantir que seus fios e o couro cabeludo estejam bem limpos para garantir maior longevidade para a sua escova. Para isso recomendo aplicar o xampu duas vezes.

No caso de cabelos oleosos ou mistos indico o uso de xampus transparentes (uso esse aqui da Natura), pois são em geral mais detergentes que os perolados e por isso retiram bem a oleosidade dos fios e das raízes dos cabelos. Raízes oleosas são o primeiro indicativo de escova vencida.



Após o xampu é indispensável o uso do condicionador (gosto desse aqui) para fechar as cutículas do cabelo. Mas nunca aplique condicionador nas raízes, para não acelerar o surgimento da oleosidade.

E na hora de enxaguar o condicionador use água a mais fria possível. Isso irá ajudar a fechar as escamas do cabelo deixando-o muito mais brilhoso e sedoso.

Além disso, a água quente tem ainda a desvantagem de estimular mais a produção de sebo pelo couro cabeludo.

Confira o post sobre Como lavar corretamente os cabelos.



2. Cuidados ao fazer a escova

Escolha certo dos produtos

Vá com calma no uso dos produtos de styling como mousses e leave-ins. Não use muito para evitar que o cabelo fique com um aspecto pesado. E novamente evite aplica-los muito perto da raiz para que o cabelo mantenha a leveza e o movimento.

Entretanto, nunca dispense o protetor térmico antes de começar o processo de secagem com o secador. Eu tenho gostado muito desse da Truss abaixo:

LINK para o produto.

Depois da secagem, você pode usar séruns, silicones ou sprays de brilho. Esses produtos criam uma película protetora sobre os fios que ajuda a fechar as cutículas. Dessa forma, a umidade tem mais dificuldade de penetrar, mantendo assim seus fios lisos por mais tempo. Gosto muito do Óleo Extraordinário da Elseve.

Como fazer a escova durar mais.
Compro sempre aqui nesse link.

Bons equipamentos

Um bom secador também ajuda a secar os fios mais rapidamente e de forma mais completa. Lembre-se a umidade é a inimiga número 1 da escova. Se a escova for feita em salão você não precisa se preocupar com isso, afinal os cabelereiros já usam equipamentos profissionais.

Mas se você tem o hábito de secar seus cabelos em casa, recomendo o investimento em um bom secador. Eu uso o Parlux 385 e amo, veja o post sobre ele clicando aqui.



Comece dividindo o cabelo em mechas e vá secando a modelando cada parte de trás para a frente da cabeça. Ou seja, deixe a franja por último. Garanta que o cabelo esteja 100% seco, inclusive a raiz. E não se esqueça: é a presença de umidade que leva ao frizz!

Caso use também a chapinha, as que liberam íons ou tem infravermelho são as melhores, pois estas tecnologias ajudam a selar as cutículas dos fios.

Cuidados após fazer a escova

Como manter sua escova na hora de dormir

Para acordar com o cabelo de diva você deve ter alguns cuidados antes de dormir:

  • Escove o cabelo para desembaraça-lo.
  • Se você quiser acordar com os cabelos com ondas suaves, use um elástico revestido de tecido para prender um coque alto e folgado, o famoso scrunchie.
Como manter sua escova por mais tempo
Elástico revestido de tecido ou scrunchie (aqui tem)
  • Se preferir o cabelo lisão, enrole o cabelo em volta da cabeça e prenda com grampos e coloque um lenço. Sabe a boa e velha “touca” que a gente fazia no cabelo para alisar antes de surgir a chapinha? É isso. É do seu tempo?! kkkkkkk É um pouco “espanta marido”, mas funciona para manter o cabelo bem liso.
Como manter a escova por mais tempo.
Rihanna usou a “touca” de alisar como penteado e ficou linda!
  • Invista em uma fronha de seda ou cetim (aqui tem), pois ajuda a prevenir a formação de frizz pelo atrito do cabelo com o fronha de algodão.
  • De manhã dê aquela “refrescada” na escova usando um pouquinho de shampoo seco para dar textura ao cabelo.

Veja também o post Tudo sobre shampoo seco: como usar.



No banho

Regra de ouro: cada tufinho de cabelo tem que estar coberto, então uma boa touca de banho (tem aqui nesse link) é essencial. Para não permitir que nenhuma umidade entre pelas beiradas da touca de plástico, use também uma faixa de cabeça atoalhada (chamada testeira (LINK) para garantir a vedação).

como manter a escova por mais tempo.
Touca de banho.
LINK para o produto.

Como manter sua escova mesmo fazendo ginástica

Bem, aqui depende da intensidade do seu treino e também da temperatura ambiente. É difícil controlar o suor quando a pessoa já sua no couro cabeludo.

Mas um shampoo seco pode ser um bom aliado. Use-o, dessa forma, antes e depois da malhação para absorver a oleosidade e a umidade. Eu gosto muito desse aqui (link). É muito bom e tem um preço amigo.

Após aplicar o shampoo seco prenda o cabelo em um coque bem alto. E use uma faixa de cabelo atoalhada ou testeira bem no limite da linha em que começa o cabelo. Malhe com fé e depois seque as raízes, se puder. Se não tiver um secador a mão, deixe o cabelo preso até que ele seque.



Na praia ou piscina

Prenda o cabelo em um coque e, se for do seu estilo, use um lenço ou turbante para proteger ainda mais os fios da umidade.

Como manter sua escova na chuva

Prenda os cabelos com a ajuda de uma piranha de cabelo ou grampos para minimizar a exposição a umidade. Se estiver frio, acrescente uma touca ou boina ao look para ajudar na proteção dos fios. Mas um boné também vale. Use um guarda-chuva que seja mais fechadinho para proteger bem a cabeça e boa sorte!

Rainha da escova impecável, quer dizer, princesa.



Outras dicas de como manter a escova por mais tempo

Evite ficar passando a mão pelos fios, porque isso os deixa oleosos mais rapidamente. Afinal nossas mãos também têm oleosidade que acaba se somando com a produzida pelo couro cabeludo. Se precisar arrumar os fios use sempre uma escova ou pente.

Planeje entre as escovas tratamentos capilares para manter os fios sempre hidratados, nutridos e fortes. Para isso siga um cronograma capilar. Veja como clicando aqui. Assim os fios não quebrarão e as cutículas ficarão alinhadas por mais tempo, fazendo com que sua escova dure mais.

E você tem alguma outra estratégia para fazer sua escova durar mais tempo? Compartilhe nos comentários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima