fbpx
Para que serve shampoo antirresíduo.

Para que serve o shampoo antirresíduos

Você cuida diariamente dos seus cabelos com vários produtos diferentes e os fios continuam opacos e pesados? Não importa o que você faça, mesmo gastando uma grana em cosméticos, seus fios não reagem como deveriam. Por incrível que pareça, o excesso de produtos acumulados é que pode ter causado tudo isso. Mulheres vaidosas estão sempre tratando e estilizando seus cabelos. Muitas vezes, diariamente, são utilizados shampoos, condicionadores, máscaras, óleos, spray finalizadores, entre outros produtos, isso sem falar nos tratamentos feitos no salão. Mas você sabia que o uso de todos esses cosméticos, juntamente com a poluição, deixam resíduos nos fios, que não saem com o uso dos xampus comuns? O que fazer então para manter os cabelos soltos e saudáveis e o couro cabeludo limpo, até mesmo para permitir a penetração e ação de novos tratamentos? Um detox capilar! Neste post eu te explico tudo, saiba para que serve o shampoo antirresíduos.

Shampoo antirresíduos: para que serve?

O shampoo antirresíduos, também chamado de shampoo de limpeza profunda, serve exatamente para o que o nome já indica: tirar os resíduos de todos os cosméticos que ficaram acumulados nos fios e no couro cabeludo, mesmo após a lavagem com xampus comuns. Ou seja, faz um verdadeiro detox capilar.

Especialmente se você usa xampus perolados, saiba que a limpeza nunca é completa, pois o objetivo desse produto não é limpar profundamente, mas sim depositar alguma substância nos fios com a função de tratamento. O problema é que vão se formando camadas sobre os fios, que acabam com o tempo prejudicando mais do que ajudando. Parece paradoxal, mas é o que de fato acontece.

Como usar o shampoo antirresíduos

Para tirar proveito do cosmético, o primeiro conselho é tomar cuidado com a frequência. Em geral, o shampoo antirresíduo é indicado para uso uma vez por semana para cabelos oleosos ou mistos (couro cabeludo oleoso e pontas secas). Em cabelos normais use uma vez a cada 15 dias. Cabelos secos ou crespos use 1 vez por mês.

A questão é que, quando usado em excesso, o shampoo de limpeza profunda pode ressecar os fios. Ao extrapolar a recomendação de utilização, ele também pode provocar efeito rebote: o couro cabeludo produz mais sebo e os fios ficam mais oleosos.

Depois do antirresíduo, máscara!

Como o shampoo de limpeza profunda deixa as cutículas – parte externa dos fios – abertas, é necessário um cuidado especial para que o cabelo não fique ressecado. Aposte em uma máscara de tratamento. É só escolher a que se encaixa na necessidade do seu cabelo. E não esqueça também do condicionador.

Leia as recomendações na embalagem da sua máscara de tratamento e veja se a recomendação é para aplicá-la antes ou depois do condicionador. Se não vier especificado, sempre aplique a máscara depois do condicionador (ou seja, siga a seguinte ordem: xampu, condicionador e por fim a máscara).

E como ficam a progressiva e a coloração

O shampoo antirresíduo tem alto poder de limpeza, mas, quando usado dentro da recomendação (conforme falei no item anterior), o produto não prejudica o efeito da progressiva nem afeta a durabilidade da coloração. ​​

O desbotamento da cor, geralmente, é causado pelas lavagens regulares ao longo do tempo e, se usado corretamente, o shampoo de limpeza profunda não será capaz de acelerar esse processo.​

Já a escova progressiva atua na parte interna dos fios, o córtex, onde o shampoo antirresíduos não alcança.

Minha sugestão de xampus de limpeza profunda

Eu tenho usado o Shampoo Detox de Natura Lumina (LINK), produto é indicado para todos os tipos de curvatura de cabelo, ou seja, dos lisos aos crespos. 

LINK para o produto.

Uso a quantidade de produto correspondente ao tamanho de uma moeda de 1 real. Esse shampoo é bem transparente, tem cheiro suave e não faz muita espuma.

Como eu tenho as raízes oleosas, tenho usado uma vez por semana. Aproveito e depois já faço a aplicação de uma máscara seguindo meu cronograma capilar (veja post).

O Shampoo Detox Lumina também possui a biotecnologia Pró-teia, que inspirada na inteligência da natureza e com muita ciência, preenche os fios de dentro para fora, dos microporos do córtex a cutícula, na medida exata do dano. Além disso, contém também o ativo Vitapreparação, que potencializa a ação da máscara de tratamento que você for aplicar depois.

E muito importante, o produto ainda é vegano, desenvolvido sem testes em animais e embalado em frasco 100% plástico verde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *