Pré shampoo: conheça esse produto revolucionário

Você já ouviu falar em pré shampoo? Não! Então, descubra se suas mechas precisam desse produto revolucionário, que funciona desde os cabelos muito secos até os muito oleosos. Para isso basta escolher a versão correta do produto. Descubra qual é a certa para seus fios. Confira tudo no post a seguir.


Pré shampoo: tudo sobre ele

O arsenal de produtos para cuidar do cabelo há tempos deixou de ser função apenas da dupla xampu e condicionador.

Shampoo a seco, tratamento detox, condicionador sem enxágue, primer capilar são apenas alguns dos produtos para cabelos que se vê por aí.

Recentemente mais um item chegou ao mercado para cuidados dos fios, o pré-shampoo.


Para que serve

Como o próprio nome já indica, o pré shampoo serve para preparar o cabelo antes da lavagem tradicional. Mas nem todos são iguais!

Existem basicamente dois tipos, cada um visando um objetivo diferente.



Tipos de pré shampoo

A indústria da beleza desenvolveu 2 tipos principais de pré shampoo. Um para fazer uma limpeza mais profunda do couro cabeludo.

Já o outro busca proteger os fios muito danificados dos agentes mais detergentes do xampu, evitando assim que eles acabem agredindo a haste do cabelo.

Leia também: como lavar corretamente os cabelos com dicas de especialistas.

Qual escolher

O uso vai depender da necessidade dos seus fios.

Ambos podem ser aplicados tanto nos cabelos secos quanto úmidos, mas é preciso conferir a recomendação do fabricante na embalagem.

Para quem tem os fios com danos mais extensos ou sofre com a oleosidade excessiva os pré shampoos são um cuidado a mais que faz toda a diferença!

Além de aumentar a resistência e o brilho dos cabelos, os pré shampoos tendem a deixa-los mais soltinhos, macios, brilhantes e com menos frizz – ou seja, com um aspecto de mais saudáveis. Quem não quer?


Mas é importante avaliar bem a necessidade dos seus fios antes de você escolher o produto que vai adquirir.

Aplicar um pré shampoo que não é indicado para o problema real do seu cabelo pode provocar um efeito rebote, deixando os fios pesados e até mesmo comprometendo a limpeza ou, por outro lado, ressecando demais.

Para acertar na escolha, entenda a proposta de cada tipo e opte por aquele que mais atenda ao que seus fios estão precisando.


Com que frequência usar

A frequência de utilização dos pré-xampus, assim como o tempo de permanência do produto nos fios, dependem da marca.

Por isso, sempre leia quais são as recomendações.

Seleção de produtos separados por finalidade

Pré-shampoo para fazer uma limpeza mais profunda

Servem para retirar a oleosidade excessiva ou resíduos de produtos como sprays, finalizadores, leave-ins, cloro e água do mar do couro cabeludo.

Essa classe de produto, portanto, faz uma superlimpeza. Ou seja retiram o excesso de gordura e sujeira que podem entupir o folículo capilar, dificultando a distribuição de nutrientes e até mesmo a hidratação das mechas.

Há inclusive versões com partículas esfoliantes, que estimulam a renovação celular do couro cabeludo, ajudando a equilibrar a oleosidade da raiz.

Além disso, uma raiz mais limpa facilita o crescimento e diminui a queda dos fios.

Os ativos mais comuns dos pré shampoos de limpeza profunda são aqueles com ação anti-inflamatória e bactericida.

Como exemplos temos o extrato de jambu, o própolis e o chá-verde e também sementes moídas e outras partículas que atuam promovendo uma esfoliação física.

Na hora de usar espalhe o produto no couro cabeludo e deixe agir por 3 minutos. Se for esfoliante, massageie o couro cabeludo também.

Quando aplicar? Use uma vez por semana se os fios forem muito oleosos ou, nos casos mais leves, uma vez por mês.

Leia também: tudo sobre o shampoo seco, uma excelente alternativa para aplicar nos cabelos quando eles estão com o aspecto de sujo e oleoso, mas você não teve tempo de lavar.

Sugestões de produtos para limpeza profunda

Lista de produtos com características de limpeza profunda e esfoliação que eu recomendo:

Pré-shampoo

  1. Redken Diamond Oil Glow Dry Gloss Scrub Pré-Shampoo Gel Esfoliante (LINK). Contém partículas de semente de argan, remove a oleosidade, as impurezas e o excesso de resíduos enquanto gentilmente esfolia a raiz e os fios.
  2. Pré-shampoo Esfoliante Fortalecedor Amend (LINK). Com biotina, extratos vegetais e aminoácidos, limpa profundamente o couro cabeludo para que os frios cresçam fortes e saudáveis.
  3. Kérastase Chronologiste Esfoliante pré-shampoo (LINK). Em nova embalagem, esfolia e purifica o couro cabeludo. Contém micro partículas douradas de damasco, gérmen de milho, camélia e argan.
  4. Peeling Pré-shampoo Detox Spécialist Bio Extratus (LINK). Combina o poder nutritivo e antioxidante do suco verde com a semente de damasco. Promove a desintoxicação do couro cabeludo, eliminando as impurezas e desobstruindo os folículos pilosos.



Para prevenir danos

São pré-shampoos que atuam protegendo os fios mais sensíveis. São excelentes para cabelos muito danificados, pós-coloração ou alisamento.

Os produtos para prevenir danos são especialmente importantes para as mulheres que têm os fios cacheados, crespos, muito secos ou com frizz.

O resultado após a lavagem com xampu é um cabelo bem menos ressecado, pois os componentes do produto ajudam a nutrir os fios e a criar uma capa protetora sobre cada haste. 

Normalmente apresentam textura de máscara, creme, pasta ou sérum (em ampolas).

Protegem os cabelos da ação adstringente e detergente do xampu, que muitas vezes retira mais do que o necessário, diminuindo muito a hidratação natural.

Esse tipo de produto fecha um pouco as cutículas das mechas, que, nos cabelos mais ressecados já estão abertas demais.

Assim, impede que os ativos do xampu penetrem mais profundamente, mas sem interferir na lavagem.

Os ativos mais comuns nessas fórmulas são: os óleos vegetais, a manteiga de karité, de murumuru e o gérmen de trigo.

Algumas versões também apresentam vitaminas e aminoácidos, recuperando a massa do cabelo, deixando-os mais encorpados.

Se você quiser, também pode usar o óleo de coco para essa função.

Leia também: cabelos lindos com o cronograma capilar.

Na hora de usar, aplique no comprimento e nas pontas, deixe agir de 3 a 15 minutos e enxágue. As versões com óleos podem ser aplicadas até mesmo algumas horas antes de lavar.

Uma recomendação e aplica-lo à noite, antes de dormir, e só lavar os fios pela manhã, assim o efeito será ainda mais potente.

Esses produtos podem ser aplicados até 3 vezes na semana, dependendo do estado em que se encontra o seu cabelo.

Seleção dos pré-shampoos para proteção de fios sensíveis e danificados

Pré-xampu

  1. Pasta pré-shampoo Murumuru Natura Ekos (LINK). Ainda mais concentrada e em nova embalagem, com manteiga de murumuru e enriquecido com aminoácidos.
  2. Inoar Meu Cacho Meu Crush pré xampu (LINK). Com colágeno vegetal e vitamina E, que penetra na fibra capilar, restaurando os fios.
  3. Óleo pré lavagem Lumina (LINK). Para cabelos cacheados e crespos, realça o brilho, hidrata intensamente, limpa suavemente e dá força e resistência aos fios, definindo-os por 24 horas e desembaraçando-os desde a lavagem.
  4. Cadiveu Detox Proteína Pré Shampoo (LINK). Protege os fios da ação adstringente do shampoo, além de nutrir de forma intensa. Sua fórmula rica ainda repõe aminoácidos no interior das fibras capilares. Contém também extrato de jambu.

Enfim, é isso! E você já conhecia os pré-xampus? Já usou? Conte sua opinião e qual você recomenda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima