Armário estilo shaker: inspire-se no design americano para sua cozinha

Compartilhe!

Você certamente já viu, mas provavelmente ainda não conhecia pelo nome. O armário estilo shaker é muito comum nas cozinhas das séries de tv e filmes americanos. As portas com molduras, linhas limpas e proporções equilibradas tem um jeitinho meio vintage, mas que sem dúvida, resistiu ao teste do tempo. Saiba tudo sobre esse tipo de design e se inspire para usar no seu projeto da cozinha.



Armário estilo shaker

Os designs das cozinhas estilo shaker são incrivelmente versáteis. Sejam modernos ou tradicionais, minimalistas ou extravagantes, a gama de cozinhas com esse tipo de acabamento emoldurado adapta-se a quase todos os gostos.

Quanto aos estilos de decoração esse tipo de marcenaria passeia entre o clássico e o contemporâneo com desenvoltura.

Armário estilo shaker.



Qual a história do estilo shaker?

Vamos começar do início… a cozinha shaker recebeu esse nome de uma seita religiosa norte-americana que surgiu nos meados do século 18, a chamada ‘Shaking Quakers’. Mas o termo foi rapidamente abreviado para ‘Shakers’.

Hoje, esse estilo reflete os princípios fundamentais em que essa comunidade acreditava – simplicidade e funcionalidade. Por isso, as portas são feitas com 5 partes de madeira mas sem ornamentos. Isso faz com que o estilo shaker seja bem minimalista e muito versátil.

Armário estilo shaker.
Porta de armário estilo shaker.

As cozinhas shaker porém têm um visual clássico que está longe de ser antiquado e pode ser estilizado para se adequar a qualquer casa e orçamento.

Os puxadores de metal originalmente não apareciam nos armários shaker, pois eram considerados muito ornamentais. Então os artesãos preferiam fazê-los em madeira.

No entanto, adaptados para a realidade atual, as cozinhas shaker podem incluir diversas versões de puxadores.



Armário estilo shaker: opções

A sofisticação atemporal e a versatilidade do estilo shaker o mantiveram na moda até os dias atuais.

Assim, as cozinhas shaker modernas mantêm as tradições centrais de simplicidade e utilidade, mas com ajustes discretos para uma estética mais contemporânea.

Confira a seguir várias ideias para você se inspirar.

1. Em duas cores

Os puxadores dourados longos e finos dão um ar mais moderno. Os armários superiores em branco garantem mais luminosidade para o ambiente.

Armário estilo shaker.



2. Um mix de texturas deixa tudo mais aconchegante

A mistura dos armários shaker, com palha do lustre, o tijolinho aparente, as cortinas em vichy e a bancada em madeira de demolição confere a essa cozinha uma atmosfera familiar de aconchego.

3. Realce para suas louças

O interior da cristaleira em revestimento amadeirado aquece a cozinha de tons neutros e ainda valoriza as louças claras.

Armário estilo shaker.

4. Iluminação é tudo

Trabalhe com conforto em uma bancada bem iluminada. A fita de led por baixo do armário não deixa o corpo fazer sombra sobre a área de trabalho da cozinha.

Armário estilo shaker.

5. Prateiras de vidro também são uma opção

Para deixar o interior da cristaleira bem leve, as prateleiras podem ser feitas também em vidro.

Armário estilo shaker.



6. Gavetas e gavetões deixam tudo mais a mão

Considere usar apenas gavetas e gavetões nos armários inferiores. A vantagem é não precisar se agachar para pegar os utensílios.

7. Preto e branco é sempre chique

Uma cozinha com boa iluminação natural aceita uma marcenaria bem escura sem pesar.

Mas não abra mão de um bom projeto de iluminação para garantir luz a qualquer hora do dia ou da noite.

O branco da parede e da bancada valoriza todas as superfícies pelo contraste.

Confira também os posts abaixo clicando nos links:



8. O preto apenas nos armários inferiores garante mais luminosidade

O branco é uma cor que ajuda a deixar o ambiente mais iluminado justamente porque ele reflete melhor a luz, tanto natural quanto artificial. Por isso, é interessante especialmente em cozinhas pequenas.

Contudo, para dar mais personalidade ao espaço, você também pode usar outras cores apenas nas bancadas inferiores. Assim, você terá alcançado os dois objetivos.

9. Armário estilo shaker com ilha

As ilhas nas cozinhas podem ter múltiplas funções. Podem conter a pia, o cooktop ou simplesmente mais uma área de apoio para o preparo dos alimentos.

Também podem funcionar como mesa ou balcão para refeições rápidas.

Enfim, por hoje é isso! Mas siga o Almanaque da Mulher no Pinterest e no Instagram para muitas outras ideias de decoração.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima