Coifa ou depurador?

Coifa ou depurador? Quais as diferenças, vantagens e desvantagens

Compartilhe!

Coifa ou depurador? Como me mudei recentemente, aproveitei para atualizar alguns dos meus eletrodomésticos, um deles foi a coifa. Na verdade, essa é a primeira vez que tenho uma. Sempre tive depuradores, que para quem não sabe, são produtos diferentes. Então, antes decidir qual o melhor equipamento para comprar, precisei fazer uma pesquisa. Aqui nesse artigo você vai saber tudo o que eu aprendi sobre depuradores e coifas de cozinha. Fiz na forma de perguntas e respostas para facilitar a procura pela informação que você precisa. Também conto o que estou achando da coifa da Electrolux 90FS. Espero que seja útil para você também.



Coifa ou depurador?

Cheiro de comida é bom, mas não quando se espalha pela casa toda. Se você quer evitar que os odores provenientes deixem a cozinha rumo aos outros cômodos da casa, deve considerar a compra de uma coifa ou depurador. E hoje, com a moda das cozinhas integradas, a necessidade desse equipamento é ainda maior.

Apesar de muita gente usar essas palavras como sinônimos, na verdade, tratam-se de produtos diferentes.

O depurador não joga o ar para fora da cozinha. Ele apenas filtra e devolve para o mesmo ambiente, retendo parte da gordura, vapores e odores nos filtros.

Coifa ou depurador?
Depurador.

Já a coifa (no modo exaustor) literalmente joga a fumaça, vapores e odores produzidos na cozinha para fora da casa ou apartamento. Isso graças a instalação de um duto flexível que conduz todas essas partículas para fora do imóvel através de uma saída na fachada, já prevista pela construtora.

Coifa ou depurador.
Coifa (o tubo flexível está passando por dentro do forro de gesso até a saída na fachada do imóvel).

Além disso, as coifas, por terem motores mais potentes, são bem mais caras que os depuradores. E a instalação, por ser mais complexa, é mais cara e demorada e exige pessoal especializado. Enquanto o depurador é mais barato e fácil de instalar, mas tem uma eficiência de apenas 50%. Já as coifas possuem eficiência de até 90%, ou seja, tiram até 90% da fumaça e odores do ambiente.



Como funcionam as coifas

Como já mencionei, as coifas puxam o ar com fumaça, vapores e odores, levando-o para fora das residências. A gordura, contudo, fica retida nos filtros de alumínio que acompanham o equipamento e que são laváveis.

Coifa Electrolux 90FS.
Filtro de alumínio da minha coifa.

O tubo flexível, por onde passará o ar proveniente da cozinha até o exterior, deve ter 15 cm de diâmetro e até 2 m de comprimento. São recomendáveis no máximo 2 curvas, pois mais do que isso prejudica a performance do aparelho.

Assim, antes de instalar a coifa na função exaustor é necessário passar o duto até a saída externa. Esse duto normalmente é colocado por dentro do forro de gesso do teto. Também é possível passa-lo pela marcenaria ou deixá-lo exposto (opção para o estilo de decoração industrial).

Já o ponto elétrico, de alimentação da coifa, deve ser planejado conforme as especificações do fabricante.



Como funcionam os depuradores

Os depuradores também puxam o ar com fumaça, vapores e odores, só que para dentro do equipamento, onde passam por filtros e depois são devolvidos a cozinha. Esse tipo de equipamento, além do filtro que retém a gordura, conta com um filtro de carvão ativado. Esse consegue reter partículas e renovar o ar antes de devolvê-lo para dentro da cozinha.

Coifa ou depurador?
Filtro de carvão ativado que fica dentro do equipamento. Veja preços AQUI.

Os filtros de gordura devem ser lavados frequentemente, ou seja, sempre que necessário, e devolvidos ao equipamento. Já os filtros de carvão ativado precisam ser substituídos a cada 6 meses aproximadamente. Ou sempre que a luz indicativa, presente em alguns equipamentos, se acender.

Procurando ideias para o seu projeto de cozinha planejada? Então, não deixe de conferir esse post AQUI.



A coifa pode funcionar como depurador?

Sim, uma coifa pode funcionar apenas como um depurador, no chamado modo recirculação. Isso é feito quando não há saída para fora do imóvel. Nesse caso, o ar contendo os vapores e odores será reconduzido de volta a cozinha.

Mas antes de instalar o equipamento no modo de recirculação, é necessário fazer a instalação de um kit que acompanha o produto. Esse kit contém o filtro de carvão ativado.

Funções das coifas.



E um depurador pode funcionar como coifa?

Sim. Existem modelos de depurador que podem funcionar como coifa, mas também é preciso a instalação do duto até a saída para a área externa. Porém, é necessário comprar a chaminé a parte. E a eficiência desse tipo de equipamento não é a mesma de uma coifa, pois têm o motor mais fraco. Portanto, não compensa, é melhor comprar logo uma coifa.



Tipos de coifas

Coifas de ilha

Precisam de um motor mais potente para sugar o ar, pois não têm a parede por trás para barrar o fluxo de ar. Além disso, têm acabamento em toda a sua volta, uma vez que ficará visível de todos os ângulos. Por isso, são os modelos mais caros. São presas no teto.

Coifa de ilha circular. Tem AQUI.
Outro modelo de coifa de ilha.

Coifas de parede

Como o próprio nome já indica, esses equipamentos são presos na parede. Certifique-se, contudo, que a parede ou superfície onde a coifa será fixada é forte o suficiente para suportar o peso do aparelho.

Coifa de embutir

É feita para ser embutida na marcenaria.

Coifa ou depurador?
Tem AQUI.

Coifa de bancada

A coifa fica totalmente embutida na bancada, só ficando aparente quando estiver em uso. É acionada por um botão. Para usar esse modelo a bancada precisa ser mais larga, ter no mínimo uns 80 cm para caber a coifa e o cooktop. E o cooktop só pode ser elétrico ou de indução, pois a gás a coifa pode absorver as chamas. Tem aqui.

Coifa de bancada fechada.

Coifa ou depurador?

Coifa ou depurador?
Instalação do duto da coifa de bancada.



Tipos de depurador

Depurador embutido na marcenaria

A caixa para embutir esse tipo de depurador precisa ser feita por um marceneiro.

Depurador de embutir. Tem AQUI.

Depurador de parede

Coifa ou depurador.
Modelo de depurador.

É o modelo mais comum. Para instalá-lo basta seguir as instruções.



Como escolher o tamanho da coifa ou depurador?

Geralmente o que determina o tamanho da coifa ou depurador é o tamanho do fogão ou cooktop. Assim, para 4 queimadores é recomendável uma coifa de 60 cm. Para 5 queimadores de 80 até 90 cm e para 6 queimadores de 90 até 120 cm. Uma coifa pequena para o seu fogão não vai ser eficiente, deixando a fumaça e odores escapar pelas laterais.



Como calcular a potência ideal do equipamento?

Para isso é necessário fazer um cálculo da metragem cúbica do seu ambiente. Para uma coifa ser eficiente ela precisa ter a capacidade de trocar o ar da cozinha pelo menos de 10 a 12 vezes por hora. Então, para fazer o cálculo, pegue a metragem quadrada do seu cômodo e multiplique pela altura do seu ambiente. Exemplo: uma cozinha tem 2,5 m de largura, 4 m de comprimento e a altura é 2,80 m:

Metragem quadrada do ambiente : 2,5 m x 4 m = 10 m2

Metragem cúbica do ambiente = metragem quadrada x altura do ambiente

Metragem cúbica do ambiente = 10 x 2,80 m = 28 m3

Então, agora deve-se multiplicar a metragem cúbica pelo número de vezes por hora que se deseja fazer a renovação do ar. Para esse exemplo vou considerar 12. Resultado: 28 m3 x 12 = 336 m3/h. Essa será a vazão da coifa que você deve comprar. Mas um arquiteto pode fazer esses cálculos para você.



Qual a melhor coifa para um fogão de 5 bocas?

Para um fogão de 5 bocas a coifa ideal deve ter de 80 a 90 cm. A mesma medida vale para um depurador. Para o meu cooktop de 5 bocas escolhi uma coifa de 90 cm, pois tinha espaço.

Confira também o post com os cupons de desconto divulgados pelo Almanaque da Mulher clicando AQUI.

O que fazer para a coifa performar melhor?

Ligue-a 5 minutos antes de começar a cozinhar e desligue 15 minutos depois de terminar. As velocidades mais baixas devem ser usadas em condições normais e as mais altas em casos específicos, de odores muito fortes, ou concentração de vapores.



Qual é a altura para instalar a coifa ou o depurador?

Instale sua coifa ou depurador a 70 cm (em média) da altura dos queimadores do fogão ou cooktop. Pode ser um pouco mais alta ou um pouco mais baixa. Ou seja, instale à uma altura mínima de 65 cm e máxima de 80 cm acima dos queimadores do fogão. Mas se o fabricante do fogão a gás especificar uma distância maior, esta deverá ser considerada. 



Coifa de parede 90FS da Electrolux: a minha

Coifa Electrolux 90FS.
Minha coifa Electrolux, modelo 90FS. LINK para o produto.

Estou muito satisfeita com essa coifa. Ela realmente puxa muito bem a fumaça e odores do cozimento. Além disso é linda. Achei o design moderno e clean, gosto de linhas retas.

Tem timer, assim, depois que a gente termina o cozimento programa para ela desligar sozinha após terminar de sugar a fumaça. O tom da luz é meio azulado e ilumina bastante as panelas sobre o cooktop.

Sempre tive depurador e detestava ter que limpar o filtro. A coifa, entretanto, tem filtros de alumínio que são super fáceis de lavar com água e detergente neutro.

Outro fato é a potência do equipamento. Realmente não deixa a casa cheirando a comida. Quando tinha um depurador, melhorava, mas não evitava a dispersão dos odores.



Como instalar a coifa

Para a instalação as coifas precisam de pessoal especializado da assistência técnica do fabricante, também por questões de garantia do produto.

Depois do duto flexível já ter sido passado, a instalação da coifa é realizada na cozinha. Você vai precisar, contudo, já ter uma tomada adequadamente posicionada para um resultado mais perfeito da instalação. Não convém deixar o fio a mostra.

Aqui em casa o técnico da Electrolux veio primeiro fazer uma vistoria antes da instalação. Daí ele verificou que o ponto de energia entregue pela construtora estava mal posicionado para o meu projeto. A sorte é que o eletricista estava presente. Eles conversaram e decidiram a melhor posição para a tomada. Então, antes da instalação da coifa, o eletricista já deixou tudo preparado.

O preço da visita de vistoria foi abatido do valor final pago para a instalação. Sim, a instalação é paga e é cara, então prepare o bolso.

Mas a instalação pela rede de Serviços Autorizados, contudo, não inclui serviços de preparação do local, como alvenaria, rede elétrica, tomadas, disjuntor e outros acessórios que não acompanham o produto. Isso fica a cargo do nós consumidores.



Como fazer com que a coifa ou o depurador durem muito?

Limpeza e manutenção é tudo, porém sempre antes de começar, lembre-se de desligar a coifa da tomada.

Além da limpeza periódica dos filtros externos, é preciso substituir também os filtros de carvão ativado, dentro do período recomendado pelo fabricante. Isso no caso de usar depurador ou coifa no modo depurador.

Enfim, é isso. Qualquer dúvida estou a disposição.



Deixe uma resposta

Rolar para cima