Como lavar cashmere a mão e a máquina.

Como lavar cashmere em casa a mão ou na máquina

Compartilhe!

Se você pensou em levar aquela malha que está guardada há meses no seu armário para a lavanderia, pense duas vezes. É possível fazer esse serviço em casa sem danificar suas roupa e ainda economizar uma graninha. Veja nesse post todos os cuidados de como lavar cashmere em casa, a mão ou na máquina.




Como lavar cashmere a mão passo a passo

Passo 1

Primeiramente, despeje 3 colheres de sopa (cerca de 30 ml) de sabão líquido para roupas delicadas (esse aqui é ótimo) em um balde com 5 L de água.

Você não tem esse sabão especial em casa? Não tem problema. Use um shampoo suave como os de bebê. A quantidade nesse caso é de apenas algumas gotas para cada litro de água.

Como lavar cashmere a mão,
Lave roupas delicadas, como as de cashmere, com shampoo de bebê, se não tiver um sabão especial em casa.




Passo 2 como lavar cashmere a mão

Misture bem o sabão agitando a água e mergulhe a peça por 2 ou 3 minutos. Faça movimentos circulares, mas jamais esfregue, pois isso deforma o tecido.

Passo 3

Retire a peça do balde e coloque-a em um outro balde com água limpa. Repita o procedimento até que não reste nenhum resíduo de sabão na roupa. Contudo, evite a lavagem em água corrente, já que ela pode esticar seu cashmere.




Passo 4

Remova o excesso de água espremendo delicadamente a peça, mas sem torcer. Você também pode usar uma toalha para isso. Assim, sua roupa secará mais rápido. Basta colocar a peça sobre a toalha e enrolar, como na imagem abaixo:

Como lavar peças de cashmere em casa.



Passo 5 de como lavar cashmere em casa

Retirado o excesso de água, é hora de colocar a peça para secar deitada sobre o varal a sombra.

Peças em cashmere ou mesmo de linha ou tricô não podem ser estendidas no varal na vertical. Caso contrário ficarão deformadas.




Como lavar cashmere na máquina

Você é daquelas que detestam encostar a barriga no tanque para lavar qualquer peça de roupa? Não se preocupe, é possível lavar seu cashmere na máquina. Mas para isso você vai precisar de um saquinho de lavagem (como esse aqui) ou mesmo uma fronha. Veja o passo a passo abaixo:

Passo 1

Coloque sua malha de cashmere dentro de um saquinho de lavagem ou fronha. Se for usar uma fronha, amarre para que a peça não saia de dentro com os movimentos da máquina.

Você pode lavar outras peças delicadas na mesma lavagem desde que todas estejam dentro de sacos individuais. Mas cuidado também com as cores das peças para que uma não acabe manchando as outras. Confira dicas de como lavar as roupas na máquina clicando no link.



Passo 2 como lavar cashmere na máquina

Abasteça sua máquina com um sabão líquido específico para roupas delicadas. Veja as recomendações do fabricante na embalagem do produto para saber a quantidade ideal.



Passo 3

Agora, selecione o programa de lavagem para roupas delicadas da sua máquina de lavar. Mas se certifique de que a água vai ser fria. E se tiver como especificar também a centrifugação, coloque na velocidade baixa.



Pode pendurar o cashmere no varal para secar?

A resposta é definitivamente não. Coloque-o para secar horizontalmente sobre uma toalha. Veja também post completo com dicas sobre como pendurar suas roupas no varal.

E, na hora de guardar no armário suas peças em cashmere, ou mesmo de tricô ou crochê, nunca pendure. Ao contrário, guarde essas peças sempre dobradas. Assim, suas roupas durarão mais e estarão sempre bonitas e prontas para o uso.



Enfim, gostou das dicas? Depois, passe aqui e me conte se deu tudo certo.

Deixe uma resposta

Rolar para cima