Eu não sei vocês, mas eu adoro ficar olhando para uma mata. O verde das árvores e plantas me transmite uma paz enorme. Pode reparar, normalmente as ruas mais bonitas são aquelas mais arborizadas. Assim, se você quiser trazer para dentro do seu, lar doce lar, um pouco de natureza, que tal montar uma parede verde?! E você nem precisa dispor de muito espaço para isso! Confira aqui nesse post várias ideias de como montar um jardim vertical.
Jardim vertical: o que é e como surgiram
O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica de paisagismo cada vez mais difundida no mundo, inclusive no Brasil.
Usa as paredes dos imóveis para instalar jardins.

Os jardins verticais foram criados, inicialmente, com o objetivo de tentar amenizar um pouco a falta de áreas verdes nos centros urbanos.
Com isso tornaram os ambientes mais amigáveis, tanto para quem trabalha, como para quem mora dentro ou próximo desses locais.
Além da questão visual, essas instalações verdes buscavam também uma melhora a qualidade do ar das grandes metrópoles e redução das ilhas de calor.
Assim, por todas as suas vantagens, é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço.
Já migrou dos edifícios comerciais também para os residenciais. Hoje é vista não só em ambientes externos, como também nos internos.
E o melhor, é adaptável a espaços de todos os tamanhos.
Agora, para ter um jardim, você não precisa, necessariamente, morar em uma casa com quintal e muito espaço. Mesmo morando em um apartamento pequeno você pode montar o seu.
Outras vantagens da parede verde
Além das vantagens que eu já comentei, o painel verde também cria um isolamento acústico, reduzindo a incidência de ruídos.
Uma parede verde é, ainda, uma ótima forma de revitalizar a fachada de casas e edifícios.
Edifícios e casas com proposta sustentável utilizam os jardins verticais como forma de controle da iluminação natural, que incide sobre a fachada.
Isso resulta também em maior conforto térmico.
E como ajuda a refrescar, também contribui para a diminuição do uso de ar condicionado, consequentemente, gerando economia de energia.
Mais importante, atrai pássaros. Adoro!!!
Já num ambiente interno o jardim vertical, ajuda a purificar o ar.
Isso ocorre porque retém o que os especialistas chamam de compostos orgânicos voláteis (COV), materiais particulados e fumaça de cigarro.
Também ajuda a manter o ar mais úmido, uma benção para quem tem problemas respiratórios.
Como montar um jardim vertical?
Existem empresas especializadas na montagem e manutenção desse tipo de jardim.
Contudo, é possível criar pessoalmente o seu. Por isso selecionei 3 sistemas de jardim vertical que você mesma pode montar.
Existem outros sistemas mais profissionais, inclusive com irrigação automatizada por gotejamento, mas que exigem que você contrate pessoal especializado.
1) Jardim vertical usando placas de fibra de coco
Você pode adquirir online as placas ou vasos de fibra de coco em lojas que vendam material de jardinagem. Clicando aqui e aqui nesse link, por exemplo, você encontra várias opções.
Você pode comprar as placas, que já incluem um vasinho feito também da fibra de coco (clique aqui). Ou então, compre apenas o vaso para compor do jeito que quiser.
Para prender você poderá aparafusar a placa de fibra de coco diretamente na parede, o que eu, particularmente, não recomendo, pois a umidade pode danificar sua parede.
Ou, então, pode prender na parede madeiras paralelas e sobre as madeiras fixar as pontas da placa. Assim a parede não fica em contato direto com a fibra úmida.
Mas antes de prender o painel, é recomendável impermeabilizar a parede para que a umidade proveniente das regas das plantas não se infiltre.
O impermeabilizante você compra em lojas que vendem tintas para parede.
A desvantagem desse sistema é que a fibra de coco apodrece com o tempo. Por isso deve ser trocada em espaços internos a cada 4 a 5 anos. E em ambientes ao ar livre, a cada 2 anos em média.

2) Jardim vertical com treliça e vasos em meia-lua
Você também pode montar seu jardim vertical usando treliças de madeira, bambu ou metal tratados para resistir a umidade.
Ou, ainda, tela de alambrado, que já vem pronta. Estas servem para sustentar as plantas do seu jardim.
Em lojas de jardinagem você encontra modelos já prontos para uso. Você só precisa medir o espaço disponível para comprar a treliça no tamanho certo.
Essa alternativa permite o uso de vasos maiores, dando mais liberdade para a escolha das plantas.
Você também pode substituir os vasinhos no formato de meia lua por canteirinhos também, como na imagem abaixo:
Você prende a treliça na parede usando parafusos e depois é só pendurar os vasinhos.
Estes podem ser em meia-lua, com ganchinhos, arames PVC multiuso de 25 mm ou braçadeiras de nylon.
Dá para fazer uma composição de várias plantas ou usando apenas as de um único tipo.
Caso o vaso de plástico não venha furado, faça dois furinhos próximos a borda, a 2 cm de distância um do outro, com o auxílio de um prego quente.
Esses furos são necessários para passar o arame ou a braçadeira, que serão usados na fixação dos vasos.
É importante também fazer um furinho no fundo do vaso, se ele já não vier furado, para evitar o acúmulo excessivo de água nas raízes das plantas, que pode matá-las.
Se você pintar o fundo da parede com tinta preta e comprar vasinhos em meia-lua também pretos, terá um resultado bem profissional, depois que as plantas crescerem.
A cor preta cria uma impressão de profundidade, fazendo seu jardim parecer bem maior do que ele realmente é.
3) Jardim vertical com Garrafas Pet
Essa opção é a mais barata de todas e ainda tem o charme da reciclagem.
Você pode prender as garrafas em uma treliça comprada pronta ou improvisada, como por exemplo, um estrado de cama ou uma grade de janela.
Você também pode dispensar a treliça e prender as garrafas umas as outras através de amarrações com cordas.
Antes de cortar as garrafas, lave-as bem. Existem várias formas de cortar as garrafas pet. Veja nos exemplos abaixo:
O que plantar no jardim vertical?
Como o tamanho dos vasos para compor seu jardim vertical não pode ser muito grande, então você deve escolher plantas com raízes mais superficiais.
Mas antes de escolher quais plantas você vai plantar, é necessário observar a parede onde ficará o seu jardim para ver se bate muito ou pouco sol.
A partir disso, você vai escolher as plantas que mais se adéquam a esse lugar. Confira a seguir:
Plantas que necessitam de pouco sol:
- Asplênios
- Avenca
- Antúrio
- Babosa-de-pau
- Barba-de-serpente
- Brilhantina
- Bromélias
- Columéia-peixinho
- Chifre-de-veado
- Chuva-de-ouro
- Dedo-de-moça
- Dinheiro-em-penca
- Falenópsis
- Flor-batom
- Flor-de-maio
- Hortelã
- Jiboia
- Liríope
- Melindre
- Nepentes
- Orquídeas phalaenopsis
- Peperômias
- Rabo-de-gato
- Ripsális
- Renda-portuguesa
- Samambaia americana
- Samambaia crespa
- Singônio
- Suculentas
- Vriésia
Plantas que necessitam de muito sol:
- Aspargo
- Colar-de-pérolas
- Clorofito
- Flor-canhota
- Flor-de-coral
- Hera-inglesa
- Lambari-roxo
- Orquídea-grapete
- Liríope
- Russélia
- Tilândsia
- Trapoeraba-roxa
Como montar um jardim vertical: como plantar?
Primeiramente, antes de você colocar o torrão com a planta, forre o fundo do vaso com uma camada fina de argila expandida ou areia para permitir a drenagem da água.
Depois, coloque um pouco de terra adubada misturada com vermiculita, que ajuda a manter a terra úmida, mas sem ficar encharcada.
A vermiculita é um mineral que se assemelha a mica, quando no calor intenso, ela se expande formando partículas leves, que ajudam a aliviar solos pesados e mantém as camadas úmidas e férteis, ajudando no crescimento das plantas.
A vermiculita também ajuda a manter o solo em vasos dentro de casa bem drenados. Para quem não sabe onde comprar a vermiculita, clique aqui nesse link.
A terra pode ser substituída por um substrato próprio para jardins verticais.
Como a vegetação fica restrita somente a terra que está dentro do vaso, se esta não estiver plantada em um substrato de boa qualidade, a parte orgânica do solo desaparece rapidamente e este se compacta.
Dessa forma acaba perdendo a porosidade e capacidade de nutrição da planta. Daí, só replantando.
Então, depois da terra ou substrato, coloque o torrão com a planta. Se necessário, diminua o tamanho do torrão delicadamente com as mãos, para que caiba no vaso.
Em seguida, complete as laterais do vaso com terra para fixar bem a plantinha.
Por último é só regar.
Como cuidar da sua parede verde
Resumindo, para saber quando é necessário regar as plantas, a melhor forma é colocando o dedo na terra dos vasos.
Se seu dedo sair limpo, é porque a terra está seca, então, é preciso molha-la. Mas se seu dedo sair sujo de terra, então, não é necessário, pois a terra ainda está úmida.
Retire sempre as folhas secas para que não comprometam o visual do seu jardim.
Também é recomendável aplicar um adubo foliar (clique aqui) de tempos em tempos para ajudar a manter as plantas bem bonitas.
Portanto, não importa o tamanho do seu jardim, o legal é você ter um cantinho verde para chamar de seu.
Qualquer jardim leva um tempo para ficar ainda mais lindo. Mas tenha paciência! Afinal, não existe jardim sem jardineiro!
Quer saber como montar arranjos de flores? Então clica aqui.
Projetos de jardim vertical como fonte de inspiração






Assine e Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e promoções exclusivas. É só preencher o formulário abaixo: |


veja também os posts: |







Veja também os posts: |
Enfim, é isso! Se você já tem um jardim vertical na sua casa, conte sua experiência nos comentários.