fbpx

Cozinha planejada: dicas de decoração e 22 ideias de projetos

Planejar bem uma cozinha dá trabalho, mas compensa muito, pois é um cômodo que além de beleza precisa ter funcionalidade. Assim, é importante levar em conta muitos itens para fazer um projeto que realmente atenda a todas as suas necessidades a curto, médio e longo prazos. Depois da compra do imóvel em si, o maior custo é justamente com o mobiliário, e a cozinha, normalmente, responde para maior parte desse custo. Portanto, nada de pressa. Invista o tempo necessário para desenhar com o profissional o lay-out ideal. Veja aqui muitas dicas para acertar em cheio no projeto na sua cozinha planejada.


Planejando a cozinha

  • Quando se trata de layout, geladeira, pia e fogão deverão manter a proximidade, o chamado triângulo de ouro, ficando cada um deles em uma das pontas dessa figura geomética. Os triângulos menores, com lados iguais, resultam em cozinhas mais práticas, pois não necessitam de muitos deslocamentos na hora do preparo das refeições. Se for uma cozinha tipo corredor, ou seja, estreita, planeje a pia no meio, entre o fogão e a geladeira.
  • Defina todos os eletrodomésticos, inclusive os pequenos, como liquidificador, processador e batedeira, por exemplo. Eles vão definir a planta, as medidas dos armários, o espaço sobre as bancadas, a iluminação e toda a infraestrutura elétrica e hidráulica.
  • A máquina de lavar louça, que eu fortemente recomendo ter, deve ficar perto da pia. Não se esqueça que você precisará tanto de uma entrada como de uma saída de esgoto para ela.
  • Delimite uma área seca na sua pia, área destinada ao corte e manipulação dos alimentos bem ao lado do fogão. Próximo dessa área deve estar também um gaveteiro em que você coloca utensílios de cozinha.
  • Capriche na iluminação da bancada, pois isso dará conforto e segurança na hora de cortar e pré-preparar os alimentos. Evite ficar apenas com a iluminação que vem do teto, justamente porque nosso corpo produz uma sombra bem na área de trabalho. Utilize fitas de led para trazer a luz para cima da bancada (por baixo dos armários) ou use spots direcionadores.
  • Saiba que coifa e depurador são equipamentos diferentes. A coifa exige um duto que leva a fumaça para fora, enquanto o depurador só filtra o ar. Curvas e cotovelos no ducto da coifa reduzem a capacidade de sucção. Então, deixe a tubulação o mais reta possível, podendo ficar aparente ou oculta no teto rebaixado.
  • Se a cozinha tiver espaço suficiente, uma mesa ou um balcão serão úteis para fazer refeições rápidas.
  • Armários ou prateiras? Ao optar por prateleiras, tudo ficará mais a mostra e prático, mas saiba que exigirá limpeza e organização constantes. Eu sempre prefiro armários, ainda mais porque tenho gatinhos em casa.
  • Pense em instalar uma “torre quente“, que é uma marcenaria que vai do teto ao chão, para colocar seu forno e micro-ondas. Mas lembre-se de deixar um respiro, cerca de 5 cm, na parte de baixo do móvel para circulação de ar. Veja no manual dos equipamentos quais são as recomendações do fabricante. Outra coisa importante é que esses eletrodomésticos precisam ser específicos para embutir, não pode ser o comum. Saiba também que alguns modelos de forno só existem de 220 V, então, certifique-se que a sua rede elétrica aguenta essa instalação.
  • Se for colocar calha úmida (ou calha gourmet) em inox na pia, lembre-se que você vai precisar de outro ponto de esgoto, além do da pia, ou então de uma derivação para escoar a umidade. Se você for baixinha, colocá-la no fundo da pia pode dificultar o acesso a ela, nesse caso, opte por colocar a calha úmida lateralmente a cuba.
  • Existem vários acessórios que você pode comprar para compor sua calha úmida como porta talheres, escorredor de pratos, escorredor de copos, porta esponja com tampa (ótimo porque esconde), entre outros. A calha você encontra com diferentes comprimentos, a escolha depende do espaço e dos acessórios que você deseja ter.
  • Armários em laca encarecem bem o projeto, além de exigirem maiores cuidados no dia a dia pois riscam e marcam com facilidade.
  • Veja também esse post aqui sobre dicas de medidas para cozinha e salas de jantar.



Tamanho não é documento

Uma cozinha quando bem planejada não precisa ser necessariamente grande para atender a todas as demandas. O segredo mais uma vez é elaborar bem o projeto, aproveitando da melhor forma possível todos os cantinhos. Não importa o quanto seja concisa, você sempre pode encontrar maneiras inteligentes de ganhar mais espaço na sua cozinha. Aqui estão algumas ideias:

  • As cozinhas feitas sob medida são uma ótima solução para aproveitar ao máximo o espaço. Aqui vale pensar não apenas nos armários, mas também em boas soluções como divisórias internas, artigos de organização e ferragens.
  • Use as paredes para pendurar ganchos, suportes e até o escorredor de louça, liberando a área da bancada para corte e manipulação dos alimentos.
  • Instale dentro dos armários suportes suspensos para xícaras e canecas, aproveitando a parte superior dos nichos e prateleiras, que normalmente são subutilizados.
  • A parte interna das portas também pode ser usada para colocar ferragens que permitam encaixar tampas de panelas, tábuas de carne e outros utensílios.
  • Embutir o escorredor de louças no armário sobre a pia também é uma ideia para liberar espaço de bancada, além de esconder a baguncinha da louça secando.
  • Compre organizadores de armários e gavetas vendidos avulso para aproveitar melhor os espaços.

Receber na cozinha

Faz parte da cultura brasileira reunir os familiares e amigos em volta do fogão. Assim, a cozinha além de funcional deve ter uma decoração caprichada. Aqui vão mais algumas dicas:

  • A parede junto à mesa não precisa ser revestida de cerâmica. Use outros acabamentos como pintura, papel de parede e painéis de madeira para dar mais aconchego.
  • Para dar um climinha de sala da jantar, quadros e luminárias são ótimos recursos para surpreender seus convidados.
  • Pense em um piso decorado, como os feitos de ladrilhos hidráulicos, pode funcionar quase como um tapete sob a mesa da cozinha.
  • Escolha cadeiras que tenham personalidade. Pode ser um ótimo lugar para acrescentar cor.

Ideias de projetos de cozinha planejada para você se inspirar

A seguir várias imagens de lindos projetos de cozinha planejada e soluções criativas para você se inspirar na hora de fazer ou reformar a sua.

Cozinha de casa com jeito industrial.
Dutos a mostra e muito aço inox dão uma pegada industrial a sua cozinha de casa.
Metalizado na decoração
Peças no metal rose gold valorizam a decoração desse cômodo.
Cozinha planejada: calha úmida e lixeira embutida.
Pia de cuba dupla, calha úmida e lixeira embutida na bancada são ótimas soluções.
Cozinha planejada em tons escuros.
O preto pode ser uma escolha, especialmente em cozinhas bem iluminadas.
Cozinha planejada: portas de armários espelhadas.
Portas espelhadas ajudam a dar uma sensação de amplitude. Spots direcionam a iluminação para onde for necessária ou desejada.
Cozinha planejada: toques de madeira para aquecer o ambiente.
Mesa e cadeiras em madeira ajudam a aquecer e embelezar ainda mais essa cozinha.



O duto da coifa passando pelo teto rebaixado conduzindo a fumaça para fora do ambiente.
Escorredor de pratos embutido no armário libera a pia. Nesse projeto ainda levou fita de led de acionamento automático com a abertura da porta basculante.
A fita de led iluminando a bancada e realçando o revestimento da parede.
Iluminação da cozinha planejada
A iluminação e o revestimento das paredes são os diferenciais dessa cozinha.
Peças em serralheria são destaque nos novos projetos.
Aproveite o espaço entre a bancada e os armários para decorar com lindos revestimentos de parede.
Esse recurso facilita o aproveitamento de pequenos espaços.



Uma cristaleira dá um charme todo especial ao projeto.
Cozinha planejada com ladrilhos hidráulicos.
Considere a instalação de uma parede de ladrilhos hidráulicos para dar personalidade a sua cozinha.
Cozinhas em tons escuros como esse cinza vêm com tudo. A parede, o nicho e a mesa de madeira ajudam a aquecer o ambiente, resultando em uma sensação de aconchego.
Uma torre de tomadas pode ser uma opção interessante sem precisar quebrar a parede.
Ideias de projetos de cozinhas planejadas
Gavetas permitem acessar tudo com mais facilidade.
Inspirações de projeto de cozinha planejada.
Cozinha planejada com revestimento lembrando cimento queimado é bem moderno.



A cozinha planejada pode ter cor, mas se for de laca encarece o projeto
Aramados e estruturas em inox ajudam a aproveitar os espaços, mas encarecem o projeto.
Os revestimento amadeirados nos armários são tendência para todos os ambientes da casa, inclusive na cozinha.



 

Gostou das dicas? Siga o Almanaque da Mulher no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *