Você já deve ter visto as cubas esculpidas na pia de banheiros e lavabos? São aquelas cubas que em vez de serem feitas de louça como as tradicionais, foram esculpidas na própria pedra da bancada, ficando o ralo de escoamento da água oculto. Elas têm sido cada vez mais incluídas nos projetos de decoração, dando muita personalidade e requinte para esses ambientes. Mas a pergunta que fica no ar é: será que esses tipos de cubas são fáceis de limpar?
Tipos de cubas esculpidas
Eu acho as cubas esculpidas lindíssimas e muito modernas, mas como dona de casa fiquei pensando como seria feita a limpeza.
Pesquisando, descobri que existem 4 tipos de cubas esculpidas, também chamadas de cubas escavadas. São eles:
- Cuba com bandeja reta fixa
- Com bandeja reta removível
- Cuba com bandeja rampa fixa
- E cuba com bandeja rampa removível
Manutenção e limpeza das cubas esculpidas
Apesar de achar as cubas com rampa fixa as mais lindas, descobri que são as piores para a manutenção e limpeza.
Como o ralo fica totalmente oculto pela rampa fixa feita em pedra, então, não é possível ter acesso no caso de um entupimento ou mesmo para a limpeza.
Assim, toda a manutenção nesse tipo de cuba precisa ser feita pela parte de baixo, mas a limpeza daquela parte em pedra em volta do ralo, não poderá ser feita, eca!!!

A cuba com bandeja reta removível também me preocupa em relação a limpeza. Imagina o risco de quebrar a bandeja ao retirá-la para limpar toda semana?! Fora o peso que ela deve ter. Acho bonito, mas nada prático.


Quanto a bandeja reta fixa, não acho um modelo muito inovador.

Cheguei a conclusão então, que a melhor alternativa pra mim é a cuba com bandeja rampa removível.
Esse modelo une o formato da rampa inclinada, minha preferida, com uma bandeja de cobertura para o ralo bem menor e por isso mais fácil de manusear, para limpeza e manutenção.


Cubas esculpidas: vantagens e desvantagens
A vantagem de optar por uma cuba esculpida é a possibilidade da total personalização do seu projeto, criando um ambiente único e exclusivo.
Ou seja, você pode escolher o material, o formato e as dimensões da sua cuba, uma vez que ela será toda construída pelo profissional contratado.
Assim, elas se adequam a qualquer projeto e tamanho de banheiro.
Quanto ao material, as cubas esculpidas podem ser feitas principalmente em mármore, granito, quartzo, nanoglass, silestone e porcelanato.
Os preços desses materiais variam enormemente. Mas é preciso levar em conta também o custo da mão de obra. Como são totalmente construídas, dependem de bons profissionais para a execução do projeto com maestria.
As de porcelanato, por exemplo, apesar do material ter um custo relativamente baixo, exigem um profissional muito experiente, o que encarece bem o produto acabado.

É importante também levar em conta que as cubas esculpidas têm a desvantagem de possuírem um prazo de entrega elevado, podendo chegar a 3 meses ou mais.
Assim, é importante levar isso em conta para não ter grandes atrasos na finalização da sua reforma.
Dica de instalação
Cuidado com a torneira ou misturador que você vai comprar. Se a pressão da água e a altura da instalação desses metais não forem compatíveis com o modelo da cuba, espirrará água para todos os lados sempre que a pia for usada.
O modelo de rampa fixa é o mais complicado também devido a esse motivo. Como o fundo da cuba fica mais alto, é necessário maior atenção na escolha do misturador ou da torneira.
Procure, portanto, por uma torneira em que a saída de água fique de 10 a 15 cm acima da borda da cuba.
Veja, também, se o jato ficará direcionado para o ralo (ou local de escoamento), podendo cair até 4 cm afastado dele.
Confira também os posts: |
Cuba esculpida banheiro: projetos para inspiração
Está reformando ou construindo e por isso está em busca de inspirações? Então, você veio ao lugar certo! Confira as sugestões de projetos que eu selecionei:
Comente a sua experiência com a pia de cuba esculpida. Você concorda comigo? Sim ou muito pelo contrário?
Veja também como usar papel de parede no banheiro ou lavabo. Já pensou em pintar os tetos da sua casa com uma cor diferente da branca? Então, confira nesse post.
Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.