fbpx
Cubas esculpidas

Cubas esculpidas: requinte e modernidade

Você já deve ter visto as cubas esculpidas na pia de banheiros e lavabos? São aquelas cubas que em vez de serem feitas de louça como as tradicionais, foram esculpidas na própria pedra da bancada, ficando o ralo de escoamento da água oculto.  Elas têm sido cada vez mais incluídas nos projetos de decoração, dando muita personalidade e requinte para esses ambientes. Mas a pergunta que fica no ar é: será que esses tipos de cubas são fáceis de limpar?


Tipos de cubas esculpidas

Cubas esculpidas

Eu acho as cubas esculpidas lindíssimas e muito modernas, mas como dona de casa fiquei pensando como seria feita a limpeza. Pesquisando, descobri que existem 4 tipos de cubas esculpidas, também chamadas de cubas escavadas.  São eles:

  • Cuba com bandeja reta fixa
  • Cuba com bandeja reta removível
  • Cuba com bandeja rampa fixa
  • Cuba com bandeja rampa removível

Cubas esculpidas



Manutenção e limpeza das cubas esculpidas

Apesar de achar as cubas com rampa fixa as mais lindas, descobri que são as piores para a manutenção e limpeza. Como o ralo fica totalmente oculto pela rampa fixa feita em pedra, não é possível ter acesso no caso de um entupimento ou mesmo para a limpeza. Toda a manutenção nesse tipo de cuba precisa ser feita pela parte de baixo, mas a limpeza daquela parte em pedra em volta do ralo, não poderá ser feita, eca!!!

 

Cubas esculpidas
Bandeja rampa fixa.

A cuba com bandeja reta removível também me preocupa em relação a limpeza. Imagina o risco de quebrar a bandeja ao retirá-la para limpar toda semana?! Fora o peso que ela deve ter. Acho bonito, mas nada prático.

Cubas esculpidas
Bandeja reta removível.



Quanto a bandeja reta fixa, não acho um modelo muito inovador.

 

Cubas esculpidas
Bandeja reta fixa.

Cheguei a conclusão então, que a melhor alternativa pra mim é a cuba com bandeja rampa removível. Esse modelo une o formato da rampa inclinada, minha preferida, com uma bandeja de cobertura para o ralo bem menor e por isso mais fácil de manusear, para limpeza e manutenção.

Cubas esculpidas
Bandeja rampa removível.



Cubas esculpidas
Bandeja rampa removível sendo retirada.

Dica de instalação

Cuidado com a torneira ou misturador que você vai comprar. Se a pressão da água e a altura da instalação desses metais não forem compatíveis com o modelo da cuba, espirrará água para todos os lados sempre que a pia for usada.

O modelo de rampa fixa é o mais complicado também devido a esse motivo. Como o fundo da cuba fica mais alto, é necessário maior atenção na escolha do misturador ou da torneira. Procure um metal em que a saída de água fique de 10 a 15 cm acima da borda da cuba e veja se o jato ficará direcionado para o ralo (ou local de escoamento), podendo cair até 4 cm afastado dele.

Comente a sua experiência com a pia de cuba esculpida. Você concorda comigo? Sim ou muito pelo contrário? 🙂



Cubas esculpidas



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *