Cuidados ao lavar as roupas na máquina

Lavar as roupas na máquina não é um processo tão simples quanto parece, exige técnica para que você obtenha o melhor resultado possível. Veja no post abaixo quais são os cuidados que você deve ter para que suas roupas fiquem limpas e bem conservadas. Siga o passo a passo e mantenha suas peças limpas, cheirosas e como novas por mais tempo.



O que você precisa saber antes de começar a lavagem

A sujeira corta microscopicamente as fibras dos tecidos, diminuindo a resistência, além de atrair micro-organismos e insetos que também destroem os tecidos.

Por isso, lavar além de propriamente limpar, também contribui para a conservação das roupas.

Então, nada de guardar peças usadas! Assim, se após o uso ainda estiverem aparentemente limpas, deixe-as em algum lugar separado para que você vista mais alguma vez antes de colocar para lavar.


Cuidados ao lavar as roupas na máquina de lavar

Para que suas roupas saiam da máquina de lavar limpas, perfumadas, fáceis de passar e, principalmente conservadas, é necessário tomar alguns cuidados:

Dica 1: separe as peças com cuidado

Separe as roupas levando em consideração critérios como a cor e o tipo, para assim lavar juntas somente as peças que podem ser misturadas entre si. Portanto, agrupe:

  • Roupas brancas
  • Peças claras (mas não brancas)
  • Aquelas escuras que não mancham
  • Jeans
  • As roupas que mancham
  • Peças delicadas (de seda, cashmere, tricôs, bordadas)
  • Lingerie e roupas íntimas
  • Toalhas, lençóis e fronhas, ou seja, roupas de cama e banho
  • Panos de prato e toalhas de mesa
  • Roupas muito sujas

Cada pilha dessas deve ser lavada separadamente.

No caso das roupas que mancham é recomendável lavá-las uma a uma a mão, ou então a máquina, mas juntas com outras da mesma cor.Máquina de lavar de tombamento



Dica 2: observar o que recomenda o fabricante

É fundamental olhar a etiqueta da peça e verificar se o fabricante alerta para algum cuidado específico para a hora da lavagem.

Abaixo coloquei um quadro sobre o que significa cada símbolo nas etiquetas das roupas. É bom imprimir essas informações para deixar na sua lavanderia para consulta sempre que precisar.




Dica 3: prepare suas roupas para a lavagem

Antes de colocar suas roupas na máquina tenha os seguintes cuidados. São eles:

  • Esvazie os bolsos.
  • Feche os zíperes para que estes não se estraguem e nem se prendam em outras roupas.
  • Desabotoe os botões das camisas.
  • Vire todas as peças para o lado do avesso. Isso protege estampas e outros detalhes das roupas e diminui a quantidade de pelos e fibras que passam de uma roupa para outra.

Use saquinhos com zíper, próprios para lavagem, para separar as peças mais delicadas. Estes saquinhos são encontrados até mesmo em supermercados. Se não tiver, também pode ser utilizada uma fronha, mas lembre-se de amarrar as pontas para que as peças não saiam durante a lavagem.

Mas se a roupa for nova e de cor muito intensa, é recomendável que a primeira lavagem seja feita a mão, para você descobrir se essa peça solta tinta ou não. Caso solte, lave sempre separadamente. Se não soltar tinta, você pode colocar para lavar com outras de cor semelhante da próxima vez.

Avalie se a peça está muito suja ou não. Se estiver, é recomendável uma pré-lavagem antes de colocar a peça na máquina.



A pré-lavagem

As roupas muito sujas precisam passar por uma pré-lavagem em água corrente para a retirada da sujeira grossa, antes de serem colocadas na máquina.

Dependendo do grau de sujeira, entretanto, as vezes, pode ser necessário deixá-las por um tempo de molho em água com sabão. Depois, enxágue e coloque na máquina para concluir a lavagem. Mas atenção:

  • Se for colocar peças de molho não é recomendável deixar por mais de 1 a 2 horas em água com sabão. Isso porque além delas desbotarem mais, o sabão se precipita e o poder de limpeza diminui muito depois de algum tempo. Cuidados ao lavar as roupas na máquina

Nas roupas com manchas de gordura, antes de molhá-las, aplique detergente (de cozinha) incolor sobre a mancha e deixe agir por 30 minutos. Depois coloque a peça na máquina e lave normalmente.

Nos colarinhos e punhos pode ser necessário aplicar produtos de pré-lavagem para ajudar a retirar essas sujeiras mais localizadas. Leia as recomendações dos fabricantes e siga rigorosamente para evitar que esses produtos manchem suas roupas.



Dica 4: escolhendo o programa da máquina

Para a lavagem, escolha o programa da máquina e o nível de água de acordo com o tipo e a quantidade da roupa.

Com isso, você evita desperdício de água e de energia elétrica e garante um melhor resultado na lavagem, sem desgaste excessivo das peças.

Confira também o post sobre como organizar o guarda-roupa.



Dica no 5: quanto ao sabão e o amaciante

Coloque a quantidade de sabão em pó e de amaciante nos compartimentos adequados de acordo com as recomendações do fabricante, ou seja, nem de mais nem de menos.

O excesso de sabão não garantirá uma melhor limpeza, você estará literalmente jogando dinheiro pelo ralo. E, no caso, de toalhas de banho, por exemplo, muito sabão e amaciante farão com que as fibras fiquem ásperas e desagradáveis no contato com a pele.



Dica 6: pendure imediatamente

Assim que terminar a lavagem, pendure as roupas imediatamente para que não fiquem amassadas demais e mais difíceis de passar.

Se você deixar as peças torcidas por tempo demais dentro da máquina, será necessário que o ferro de passar esteja muito quente para retirar todas as marcas.

E ferro quente demais pode acabar queimando os tecidos das roupas, além de ser um desperdício de energia.



Dica no 7: a máquina também precisa de limpeza

Sim, a máquina de lavar roupa também precisa passar por uma limpeza periodicamente.  Isso é muito importante tanto para o desempenho do aparelho, quanto para o resultado final da lavagem.

O manual da máquina de lavar vem com todas as instruções para fazer essa limpeza. No geral, a cada 6 meses, faça um ciclo de lavagem completo da máquina colocando também 1 litro de água sanitária (ou cândida) dentro do equipamento.

Da mesma forma, mantenha os compartimentos de sabão, amaciante e filtros sempre bem limpos, para evitar que os resíduos voltem para as roupas que estão lavando.

Siga o Almanaque da Mulher no Facebook para acessar mais conteúdos e dicas imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima