Casa

Cuidados ao pendurar as roupas no varal

Compartilhe!

Ter roupas bem passadas e conservadas por mais tempo depende diretamente de como você lava e pendura suas peças para secar. Assim, ao colocar suas roupas de forma correta no varal, você auxilia na manutenção das formas e das cores das peças e facilita muito o trabalho de passar. E isso contribui para reduzir os gastos com energia elétrica, e economiza seu tempo, por diminuir as horas necessárias para passá-las a ferro. Confira no post a seguir várias dicas de como pendurar roupas no varal.



Se você tiver dúvidas sobre os cuidados que se deve ter ao lavar roupas na máquina, dê uma olhada no post clicando aqui.

Cuidados ao pendurar as roupas no varal

Dicas gerais

Assim, para que você tenha um bom resultado, antes de tudo, é necessário que a roupa esteja bem lavada e enxaguada.

Resíduos de sabão ou amaciante fazem com que os tecidos das roupas percam a qualidade, desbotem ou fiquem amarelados, principalmente se secarem expostos ao sol.

Portanto, sempre que possível, coloque suas peças para secar a sombra. O sol prejudica a cor das roupas, nas brancas deixando-as amareladas, e nas coloridas, desbotando precocemente o tecido.



Para não ter problemas com sujeiras e manchas posteriores à lavagem, certifique-se de que o varal está limpo.

E dê preferência aos prendedores (ou pregadores) de plástico em bom estado, pois os de madeira, com o tempo, absorvem a umidade e passam a sujar as roupas.


Nunca deixe as roupas ficarem espremidas por muito tempo dentro da máquina de lavar. Programe-se para pendurar as roupas assim que a sequência de lavagem da máquina terminar.

Ao deixá-las torcidas por muito tempo, os tecidos ficarão muito marcados e só com um ferro bem quente e muita paciência você vai conseguir alisar tudo.



Mais dicas de como pendurar roupas no varal

Escolha sempre o programa da máquina de acordo com o tipo de roupa.

Isso evita que peças mais delicadas passem por um tempo de centrifugação maior do que o necessário e acabem por ficar ainda mais amassadas. A centrifugação prolongada pode até mesmo danificar irreversivelmente as peças mais delicadas.

Por outro lado, peças mais pesadas precisam de um tempo de centrifugação maior para que sequem mais rápido e não fiquem com um cheiro desagradável.

E quando for pendurar as peças no varal, tome cuidado onde vai colocar o pregador na roupa. Escolha um local onde a marca não ficará evidente.

Assim, caso não tenha tempo de passar a ferro, a marca não irá denunciar você. Mas se for possível, nem coloque pregador nenhum, assim, não ficará marca nenhuma.

Ah, e sacuda pelo menos 3 vezes cada peça antes de pendurá-las. Isso irá soltar as fibras que ficaram torcidas após centrifugação da máquina ou mesmo pela torção manual das peças, fazendo com que o tecido seque com menos rugas.

Esse é, sem dúvida, o principal cuidado que você deve ter com as roupas antes de estendê-las para secar.



Dicas imprescindíveis para facilitar sua vida

Camisas de botões

Sempre pendure suas camisas em cabides. Dessa forma, você evita que se formem marcas indesejáveis.

E nem é preciso abotoar a peça toda para garantir que ela não escorregue do cabide, basta fechar o primeiro botão.

Para evitar deformações na peça, distribua corretamente os ombros da camisa sobre o corpo do cabide.

Você vai perder uns segundinhos nessa hora, mas ganhará muito mais tempo na hora de passar.

Camisa social secando no varal pendurada no cabide
Camisa social secando no cabide.



Blusas de alças

Quando penduradas pelas alcinhas, o peso da água durante a secagem tende a deformar e alargar a alça da blusa, pois mantém as tiras sobre pressão permanente. Por isso, o melhor é estendê-la para secar pela barra.

Mas nunca pendure as peças formando um “U” com elas, como na imagem abaixo. Quando você pendura as blusas pelas pontas da barra, ela fica deformada após a secagem, parecendo mais comprida nas laterais.

O ideal, portanto, é dobrar a barra da peça em volta do varal, como se estivesse fechando um envelope (veja na imagem da T-shirt preta);

Roupas no varal penduradas pelas pontas.
Forma de secagem que cria pontas nas barras das camisetas.



Camisetas de malha, t-shirts ou camisas polo

Assim como nas blusinhas de alças, pendure suas camisetas dobrando a barra da peça sobre o varal, conforme a imagem abaixo.

E prenda o pregador, se realmente for necessário, pelas laterais da camiseta, aproveitando que a marca ficará escondida debaixo do braço.

Ou, então, use um cabide para pendurar esse tipo de peça no varal.

T-shirt secando pendurada de forma correta.
Forma correta de pendurar camisetas – dobrando a barra.



Blusas femininas em geral

Sempre que possível o melhor é pendurá-las no cabide para secar, especialmente se forem feitas de seda, cetim ou algodão. Isso irá evitar marcas desnecessárias.

Mas deve-se ter o cuidado de inserir o cabide por baixo da peça e não pela gola, para não esbeiçar essa parte da blusa.

E evite que uma peça encoste na outra no varal e acabe manchando ou amassando.



Mais dicas de como secar as roupas no secador ou varal

Peças de linha, lã ou cashmere

Roupas desses tecidos naturais nunca devem ser penduradas para secar na vertical, pois se deformam com facilidade pelo próprio peso do tecido úmido.

Por esse motivo, o ideal é colocá-las para secar sobre uma superfície horizontal e que permita a ventilação, podendo ser o próprio varal.

Para dar mais sustentação à peça, coloque uma toalha de banho, por baixo, sobre as hastes do varal e depois estenda a peça por cima.

Isso vai deixar a superfície mais uniforme e, também, vai impedir que a blusa escorregue.

Ajeite toda a peça sobre a toalha, não se esquecendo das duas mangas, pois, assim, não há o risco de blusa secar deformada.

Peças desses materiais nunca podem secar ao sol, pois os corantes e as fibras dos tecidos naturais não resistem aos raios solares e a peça acaba ficando mal conservada.

Cashemere secando sobre toalha
Cashmere secando sobre toalha.



Como pendurar roupas no varal: vestidos

Os vestidos também secam mais esticados e sem marcas de pregador ou do varal em cabides.

A secagem dessa forma também é mais rápida. A exceção é para os modelos de jérsei que, quando pendurados no cabide, podem deformar.

A solução, nesse caso, é colocá-los para secar exatamente como as peças de cashmere, ou seja, acomodando-os sobre uma toalha, em cima do varal.



Calças incluindo as jeans

Antes de pendurar qualquer calça no varal vire-as do avesso.

Esse cuidado vai garantir que os bolsos fiquem bem secos e evita que o tecido desbote caso a peça fique exposta ao sol.

Na hora de pendurá-las prenda-as pelo cós com dois pregadores, pois assim a calça secará mais rápido e o próprio peso da roupa irá ajudar a desamassa-la.

Não prenda pela barra das calças pois pode deformar essa parte, além disso irá criar uma marca que só poderá ser tirada com o ferro bem quente, que poderá, inclusive, até queimar o tecido.

Como pendurar roupas no varal.
Calças do avesso para facilitar a secagem dos bolsos.



Saias e shorts

As saias e shorts também devem ser pendurados pelos cós. Vire-os do avesso, pois isso já facilitará na hora de passá-las, caso seja necessário.

Muitos tecidos ficam brilhosos se forem passados com o ferro quente diretamente sobre eles. Para evitar isso, passe as peças do avesso ou então, use um pano entre a peça e o ferro quente.



Como pendurar roupas no varal: peças íntimas

Meias devem ser penduradas pelos dedos, sutiãs pela extremidade onde ficam os ganchos e cuecas e calcinhas pelas laterais.

Para economizar espaço, use aqueles varais de roupas íntimas.

Meias secando
Pendure as meias sempre pela ponta dos pés para não deformar o cano.



Como pendurar roupas no varal: secando sutiãs.
Nunca pendure os seus sutiãs pelo bojo, pode deformar a peça para sempre.
Varal de roupas íntimas
Varal de roupas íntimas (clique aqui).

Roupas de cama, mesa e banho

Sempre pendure qualquer lençol o mais esticado possível, assim como suas toalhas de mesa e de banho.

Nunca pendure-as totalmente abertas e franzidas, pois isso dará bastante trabalho para alisar com o ferro. E também nunca pendure-as pelas pontas, com o auxílio de pregadores, para não deformar as peças.

Se faltar espaço, dobre as peças bem certinho, para ter um resultado final satisfatório e organizado e facilitar na hora de passar.

Mas, atenção, toalhas de banho não devem ser passadas para não ficarem ásperas.

Toalhas secando
As toalhas e lençóis podem ser pendurados dobrados. Nunca prenda pelas pontas.



Importantíssimo: dobre as roupas logo que você tirá-las do varal. Isso economizará tempo na hora de passá-las e também ficará mais fácil de guardá-las.

Ao removê-las da corda, sacuda-as mais uma vez para restaurar a forma, e então, dobre-as com cuidado.

Não guarde roupas úmidas, pois elas podem ficar com mofo.



As peças de roupas que secaram em cabides devem permanecer assim, até a hora de serem passadas. Talvez nem precise de ferro, basta pendurá-las direto no guarda-roupa.

Se você não tiver cuidado na hora de guardar as roupas para passar e jogar as peças no cesto de qualquer jeito, todo o trabalho anterior que você teve será perdido, resultando em roupas muito amassadas e difíceis de passar.

Para mais dicas sobre organização clique aqui. Gosta de decoração? Então, clique aqui para ver mais posts sobre o assunto.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. a moça que trabalha aqui em casa sempre pendurou minhas camisetas da forma errada, em formato de U, e sempre percebi que as pontas das minhas camisas eram grandes. Se eu começar a lavar e pendurar do jeito correto, a blusa vai voltar ao normal? ou já deformou pra sempre?

    1. Márcia Bruno diz:

      Oi, Thiago!

      Não sei se vão voltar completamente ao normal, mas devem melhorar muito. Vale a pena tentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.