fbpx

Decoração industrial: 12 dicas de como fazer

A decoração industrial apesar de estar super em evidência atualmente, surgiu entre os anos de 1950 e 1970 em Nova Iorque. Isso porque foi o período em que as pessoas começaram a ocupar os galpões industriais para morar, também conhecidos como lofts, pois apresentavam bastante espaço e ótimo preço. Aí esses galpões começaram a ser adaptados para servirem como moradia. As pessoas não fizeram mudanças na parte estrutural, levando apenas seus móveis e objetos. Por isso surgiu o conceito dos espaços abertos e outras características que predominam nesse estilo de decoração. Se você ama essa estética, mas não mora em um galpão, aqui vão 12 dicas de como fazer a decoração industrial no seu lar.

Decoração industrial: características

Primeiramente, é importante estacar que o estilo industrial é um tipo contemporâneo de decoração, que segue algumas características básicas que eu vou apresentar para você a seguir:

1. Deixar vigas e concreto aparente

Como a ideia é lembrar mesmo um galpão industrial, nada como deixar inacabadas e ou mesmo cruas algumas das vigas, colunas e até a laje do imóvel.

Decoração industrial.
As vigas e pilastras de sustentação em concreto aparente.

2. Uso de cimento queimado na decoração industrial

O cimento queimado é uma técnica usada para servir como revestimento. Apesar do nome, não envolve nenhum processo com fogo ou altas temperaturas. É, na verdade, uma argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia, preparada no próprio local da aplicação.

Hoje é possível aproveitar a estética e a cor do cimento queimado, sem necessariamente usar uma argamassa, pois existem tintas que simulam perfeitamente este acabamento. Além disso, há também os porcelanatos que imitam esse padrão.

Decoração industrial.
O cimento queimado foi usado no teto e na bancada de apoio.
Decoração industrial.
O cimento queimado vai até para o quarto do casal.

3. Tubulações expostas

Como já mencionei, o estilo industrial procura reproduzir a atmosfera dos galpões, então, nada como deixar a mostra tubulações e canos de eletricidade, água e gás, como normalmente são vistos em instalações industriais.

Essas tubulações podem ser deixadas na sua cor natural, ou se você preferir que não fiquem evidentes, você  pode pintá-las da mesma cor das paredes. Por outro lado, se a sua intenção for realçar os canos, você pode também optar por pintá-los de cores mais chamativas e contrastantes com as paredes e demais superfícies.

Esse tipo de alternativa, de caminhar com as tubulações por fora das paredes, é uma saída muito interessante para os apartamentos de alvenaria estrutural. Como as paredes desse tipo de construção não podem ser rasgadas para a passagem dos canos, a decoração com pegada industrial é uma opção a se considerar.

Tubulações expostas cruzando e decorando o ambiente.
Decoração industrial.
Conduites de eletricidade expostos passam a ser elementos decorativos.

4. A iluminação do estilo industrial

Quanto a iluminação escolha luminárias de ferro e lâmpadas de led, mas que simulam o filamento de carbono aparente, veja opções aqui. Essa opção dá um charme a decoração. A luz amarelada desse tipo de lâmpada também ajuda a criar um ambiente mais agradável e aconchegante.

Decoração industrial.
Confira aqui a iluminação com fios a mostra e luminárias de ferro com lâmpadas que simulam as de filamento de carbono aparente.

5. Tijolo aparente na decoração industrial

Outro elemento clássico de um ambiente industrial, o tijolinho aparente, é uma referência importante para esse estilo de decoração.

Você pode conseguir esse efeito tanto descascando, realmente, uma parede da sua casa até o tijolo, ou você pode usar revestimentos que simulam tais tijolinhos. Existem também papéis de parede com esse padrão e que causam a mesma ilusão de forma perfeita.

Em ambientes pequenos os tijolos podem ser pintados de branco, o que ajuda a refletir a luz aumentando a sensação de espaço.

Aqui, uma parede de tijolo aparente, nesse caso, provavelmente foi usado um revestimento que simula esse clássico da decoração industrial.

6. Portas e janelas amplas

Galpões e fábricas normalmente apresentam janelas e portas amplas para garantir fácil acessibilidade, maior ventilação e iluminação adequadas. Então, é claro que é interessante trazer essa característica da arquitetura do estilo industrial para o seu projeto.

Portas e janelas generosas para garantir iluminação natural, ventilação e fácil acessibilidade.
Uma boa iluminação natural valoriza ainda mais este estilo.

7. Integração de ambientes

Como, normalmente, os galpões são espaços amplos e sem divisórias, a completa integração dos ambientes é outra característica desse tipo de decoração. Então, quanto menos paredes ou divisórias melhor.

Contudo, apesar de ser uma característica própria do estilo industrial, ela não precisa estar presente em todos os projetos. Pense no problema da falta de privacidade que essa solução pode gerar. Pessoas que curtem silêncio e tranquilidade podem ficar incomodadas dentro da sua própria casa, caso morem junto com outras pessoas.

Ambientes integrados sempre que possível, mas desde que você não ame a privacidade acima de tudo.

8. Arte urbana (grafite) na decoração industrial

O grafite, típico de áreas industriais, pode ser trazido como ponto focal da decoração de interiores.

A parede de grafite acrescentando cor e irreverência ao espaço.

9. Móveis metálicos

Na hora de pensar na mobília, invista em algumas peças em aço ou ferro, você encontra opções nesse link. Os móveis antigos também são uma boa pedida para esse tipo de decoração.

Para evitar, contudo, que os ambientes fiquem frios demais, é indispensável que você use mobiliário em madeira para contrabalançar. A madeira sempre “esquenta” o ambiente, trazendo conforto térmico e visual.

Pés da mesa e das cadeiras em ferro bem fininho dão leveza ao ambiente.
Decoração industrial: caracterísiticas.
Cadeiras coloridas de ferro (link) também são um charme.
O armário de ferro inseriu uma pitada de decoração industrial ao ambiente.

10. Eletrodomésticos

Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox. Eles podem vir tanto no estilo vintage, quanto com um design mais moderno e arrojado. Veja aqui e aqui várias opções.

Isso porque é interessante mesclar a aparência inacabada e imperfeita dos revestimentos do piso, teto e paredes com o design moderno e clean do aço inoxidável.

Eletrodomésticos em inox são perfeitos para compor o estilo.

11. Cores para decoração industrial

Outro aspecto fundamental de qualquer decoração são as cores. As utilizadas como base nesse tipo de decoração são as neutras e sóbrias preto, cinza, branco e os tons terrosos. Contudo, é bem-vindo utilizar também pitadas de cores mais vivas e alegres. Geralmente são utilizadas as cores primárias – azul, amarelo e vermelho – para algum detalhe ou ponto focal.

Decoração industrial.
Cinza, preto, branco e terrosos misturados com pontos de cor.

Tons terrosos e neutros

Como o tom do cimento queimado e do concreto aparente são frios, os tons terrosos, por serem quentes, acrescentam ao ambiente o aconchego que estava faltando.

Além disso, os tons terrosos por serem também neutros, facilitam o uso de pontos de cor para tornar a decoração menos monótona, mas sem carregar demais. Afinal, o estilo industrial segue uma linha mais discreta e sóbria.

O sofá em couro em tonalidade terrosa.

12. Texturas para equilibrar o estilo industrial

A dureza das estruturas a mostra características desse tipo de estilo pede a texturas suaves e polidas para equilibrar, garantindo o aconchego necessário a qualquer lar. Materiais como madeira, tecidos com toque macio como veludo, algodão, lã e pele e pelos fake trazem esse contraponto indispensável.

Decoração industrial.
O sofá de veludo é o elemento de sofisticação e conforto.

Mais ambientes para inspiração

A seguir coloquei várias outras imagens de ambientes decorados com a estética industrial para você se inspirar.

Estantes de serralheria com nichos de madeira são boas pedidas.
Decoração industrial: ideias e sugestões.
Uma das paredes desse banheiro ficou no concreto. O contraste veio dos metais acobreados.
Decoração industrial.
Parede e piso com ladrilhos hidráulicos podem ser inseridos para dar personalidade ao projeto.
Uma ideia de decoração barata de banheiro no estilo industrial: bancada em cimento queimado e parede de tijolos expostos.
Decoração industrial.
Um lustre mais imponente e sofisticado é, portanto, um contraponto muito interessante a rusticidade do estilo.
Decoração industrial.
Mais um ambiente com elementos da decoração com pegada industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *