A nossa casa é o nosso refúgio. É o local onde recarregamos as baterias para enfrentarmos o dia a dia cada vez mais corrido e concorrido. Por isso, um lar aconchegante e bem decorado deve ser um objetivo a ser alcançado. Mas não precisa ter pressa para atingir essa meta. Cada cantinho pode ser modificado aos poucos, não como mais uma estafante obrigação, mas como diversão. É delicioso pesquisar referências e depois fazer a a própria combinação exclusiva. Começando pelo cômodo onde recebemos pessoas queridas, confira 8 dicas de decoração para sala de estar.
Dicas de decoração para sala de estar
A sala de estar é um ótimo lugar para se reunir com a família, receber os amigos ou mesmo apenas para relaxar e ver tv. Em geral é o maior ambiente da casa.
Dessa forma a sala pode ser usada para várias atividades ao mesmo tempo. Ou seja, além do lazer, também pode ser usada para trabalhar e, eventualmente, até mesmo para alguma visita dormir.
Mas como se trata de um ambiente de transição para os quartos e, geralmente, também é usada para se entrar no imóvel, é importante que além de confortável, seja bonita e organizada.
Veja a seguir 8 dicas de decoração para sala de estar.
1. Comece pelo sofá
O sofá provavelmente será a maior e mais cara peça da sua sala de estar. Então, faz todo sentido começar a decoração desse espaço escolhendo o modelo dele.
A dica é: compre o melhor sofá que couber no seu orçamento. Afinal, a ideia é que ele irá acompanhar você por muito tempo.
Então, na hora de fazer essa compra leve em consideração:
- Design
- Estrutura
- Tecido
- Finalidade
Design
Quanto ao design, os formatos mais retos e simples são os mais atemporais e podem ser renovados apenas trocando o tecido.
Para isso contrate um bom tapeceiro. Mas pegue dicas de profissionais com os amigos para evitar problemas.
Estrutura
Em relação a estrutura, é importante que a madeira utilizada seja tratada. Outra coisa, como costumamos sentar quase sempre no mesmo lugar, os modelos que combinam molas e espuma costumam manter a forma por mais tempo. Por isso, são também mais caros.
Tecido
Já em relação ao tecido, não escolha apenas pela cor. Isso porque a resistência a manchas tem mais a ver com a composição do tecido, do que propriamente com a cor.
Além disso, é possível aumentar a resistência através da impermeabilização do tecido do sofá. Para isso é necessário contratar uma empresa especializada.
As fibras sintéticas, como poliéster, náilon e viscose, são mais fáceis de limpar do que as naturais (seda, linho e algodão). Já se tiver gatos, escolha tecidos sem tramas como camurça ou veludo.
Finalidades do sofá
E, por último, pense em qual será finalidade do seu sofá. Servirá apenas para as visitas e moradores sentarem para bater um papinho? Ou será usado diariamente para ver tv ou ler? Servirá de cama para alguém?
Os modelos com braços mais largos são ótimos para apoiar a cabeça, mas roubam mais espaço.
Se for usado com frequência para dormir, talvez seja interessante escolher um sofá-cama. Já para ver TV, os sofás com chaise são os mais confortáveis.
Capas de sofá são sempre úteis
Cansou do seu sofá velho de guerra? Então, renove-o mandando fazer uma capa para ele. Se você tem filhos pequenos e animais em casa, nem espere se cansar dele.
Invista logo em uma capa, pois só assim você conseguirá mantê-lo limpo.

Na hora de confeccionar a capa, para um caimento impecável, é fundamental acertar na escolha do tecido, que deve ser sempre pré-encolhido para evitar surpresas desagradáveis.
Ótimas sugestões são a sarja peletizada, o linho, o brim e o algodão. Escolha cores neutras, pois além de facilitarem a decoração ainda desbotam menos.
Existem também capas prontas no mercado (encontre clicando aqui e aqui nesse link). Umas tem um modelo para apenas sobrepor ao móvel.
Já outras são confeccionadas em tecidos elásticos que se adaptam a qualquer modelo de sofá. Essa pode ser uma opção prática, rápida e barata para resolver o problema de um estofado sujo ou muito desgastado.
Além disso, usar capas permite que você troque a cor do seu estofado sempre que desejar.

Mantas e almofadas
Usar mantas e almofadas no sofá também deixa os ambientes visualmente mais confortáveis.
Eles estão entre os itens mais baratos da decoração e, por isso, são fáceis de trocar de tempos em tempos. Essa é uma ótima maneira de renovar a decoração da sua sala de estar sem investir muito.
Confira também o post Decorando com almofadas.
2. Capriche nos efeitos de iluminação
Quanto mais fontes luminosas existirem na sala, mais ela se tornará um lugar aconchegante e funcional para acomodar todas as atividades que serão realizadas ali.
Dessa forma, uma ideia muito decorativa é usar focos de luz para destacar quadros e outras peças decorativas.
Com fitas de led, por exemplo, você pode iluminar a estante que você já tem, dando destaque aos seus objetos.
Use também abajures e luminárias direcionando o foco para os pontos que você deseja chamar a atenção.

Colocar um abajur na lateral do sofá é uma das maneiras mais fáceis de criar uma iluminação aconchegante na sala.




Confira abaixo uma seleção de itens para iluminação:
3. Dicas de decoração para sala de estar: biombos
Lance mão dos biombos para decorar, dividir o ambiente ou esconder algo.
Os biombos são objetos extremamente versáteis e que podem ser usados na decoração de vários ambientes, inclusive na sala.
Aqui nesse link você encontra vários modelos, clique e dê uma olhada!



4. Capriche na escolha das molduras dos quadros
Esse é um assunto bem extenso, mas de modo geral, na hora de escolher a moldura para um quadro ou gravura, preocupe-se mais com a imagem do que com o ambiente.
Molduras pretas, por exemplo, são ótimas para evidenciar fotos P&B, especialmente com passe passe-partout branco.
Enquanto as molduras fininhas são perfeitas para as paisagens e obras bem impactantes, assim, a moldura não briga.
Mas o inverso também vale, uma arte mais delicada pede uma moldura mais aparecida.
Já as molduras de madeira mais escuras são perfeitas para fotografias em tons de sépia. Enquanto as molduras brancas devem ser usadas quando a imagem é bem clara.
A cor da moldura também pode fechar uma composição com tela ou gravura.


5. Garimpe peças exclusivas
Feirinhas, brechós e “família vente tudo” são ótimas oportunidades para garimpar uma peça que só você vai ter. Aproveite é olhe com carinho também para as “velharias” de família.
Você pode encontrar um verdadeiro tesouro. Assim, você economiza e ainda preserva o meio-ambiente.



6. Faça sobreposição de tapetes
O tapete ajuda a delimitar visualmente a área de estar. Além disso, traz suavidade para o espaço. Mas os tapetes precisam estar em sintonia com o tamanho do espaço e com os móveis do ambiente.
Assim, o modelo ideal é aquele que fica embaixo de todos os itens do cômodo, ou pelo menos, de parte deles.
Uma boa dica para descobrir o tamanho certo do tapete é verificar se as pernas da frente do sofá e das poltronas estão sobre ele.
Mas e se você tem um tapete que gosta muito, porém ele é pequeno para o espaço onde pretendo colocá-lo, tem o que fazer?
A resposta é SIM! A alternativa é usar mais do que um tapete em uma composição.
Você pode comprar um tapete maior, nas medidas necessárias para que não fique pequeno para o espaço, e usar como base para seu amado tapete pequeno.
Como fazer a composição de tapetes
Escolhas tapetes que pertençam ao mesmo estilo. Quanto as cores, um modelo colorido pode ser um bom ponto de partida para definir as cores do seu projeto de decoração.
Assim, ele se torna uma peça de conexão entre todos os elementos da decoração, como poltronas, quadros, almofadas e cortinas.

Os tapetes lisos, entretanto, são ideais quando o sofá, as almofadas ou as paredes são coloridos ou estampados. Já os tapetes claros e com estampas gráficas ajudam a iluminar o ambiente.
Você não precisa investir muito no tapete grande, mas é recomendável que você tome alguns cuidados na escolha do objeto. São eles:
- O tapete não precisa encostar nas paredes. O piso do entorno funcionará como uma moldura.
- Compre um tapete de fio curto para ficar por baixo.
- Se um tapete for estampado, é mais fácil combinar com o outro liso.
- Se quiser usar 2 ou mais tapetes estampados juntos, procure por aqueles que tenham a mesma cartela de cores.
- Tapetes de sisal são ótimos para ficar por baixo servindo como base.
Clique aqui e aqui você encontra ótimas opções de tapetes.



7. Dicas de decoração para sala de estar: monte um barzinho
Escolha um canto da sua sala e monte um bar, onde você pode aproveitar copos, taças e garrafas na decoração.
Muitas vezes basta uma bandeja ou um carrinho para ter seu próprio barzinho. Fiz um post sobre isso com várias dicas, para ver clique aqui.
Mas não se esqueça, beba sempre com moderação e se beber, não dirija!


Invista em uma mesa de centro
As mesas de centro são elementos muito importantes para qualquer sala de estar pois são muito decorativas e funcionais.
As mais baixas dão um visual mais moderno para a sala. Já as maiores são perfeitas para decorar, porém escolha poucos elementos para não dar ideia de bagunça.
Se o ambiente for grande, contudo, pense em misturar mesas de centro de formas, tamanhos ou alturas diferentes. Clique aqui e veja o post Ideias para decorar sua mesa de centro.


Enfim, é isso! Espero que tenha sido útil.