Muitas pessoas têm optado por trabalhar em casa, para ter uma melhor qualidade de vida, evitando o tempo gasto no trânsito, e aproveitando para ficar mais em contato com os filhos. Porém, quando a vida pessoal e a profissional se misturam, a bagunça é quase certa. Isso se não forem tomados alguns cuidados. Mas é possível ter um canto confortável, funcional e, por que não, bonito. Veja nesse post muitas dicas de como montar um home office garantindo conforto, funcionalidade e alta produtividade.
Como montar um Home Office
Ao planejar seu home office, a primeira pergunta a fazer é: “quanto tempo vou passar nesse espaço?”
Caso você trabalhe exclusivamente em casa, opte por um ambiente maior e mais reservado, se possível. Já se for apenas para uso ocasional, invista em algo discreto e incorporado na decoração do espaço.
Porém, dependendo do tamanho e das divisões do seu imóvel, mesmo necessitando, talvez você não possa reservar um cômodo específico para essa atividade.
Nesse caso, terá que montar seu escritório em um cantinho da sala ou do quarto. Ou até mesmo sobre a mesa da sala de jantar.
Existe, ainda, a possibilidade de usar algum espaço, hoje totalmente subaproveitado, para transformá-lo no seu escritório. Nesse post você verá algumas opções.
Em qualquer das situações, confira muitas dicas que podem garantir maior conforto, beleza e produtividade, aproveitando da melhor forma possível o espaço disponível.
Home office na sala: dicas para trabalhar usando a mesa de jantar
Na falta absoluta de espaço, o jeito é usar a mesa de refeições também para trabalhar.
Mas para que a sua rotina não vire um caos, atrapalhando tanto a sua vida profissional quanto a pessoal, seguem algumas dicas:
1. Cuidados na iluminação
Primeiramente, cuide da iluminação. Veja se o pendente ou lustre atual garante uma boa iluminação sobre a superfície de trabalho. Se não, considere substituí-lo.
Talvez seja necessário trocar as lâmpadas convencionais por tipos mais econômicos, caso seja necessário mantê-las acesas durante todo o dia.
Outra opção é acrescentar uma luminária de mesa. Abaixo coloquei algumas opções interessantes.
2. Como manter tudo organizado
Sempre guarde o material de trabalho quando não estiver mais em uso. Para isso separe áreas de estocagem próximas à mesa, como prateleiras, gavetas e portas de armários.
Assim, ao fim da jornada de trabalho, esconda itens como laptop, arquivos, livros e outros equipamentos e objetos para deixar sua mesa livre.
Se estes itens forem colocados em bandejas ou caixas organizadoras, será mais fácil transportá-los de um lado para o outro.

Outra vantagem de usar esses objetos organizadores é que você consegue desmontar mais facilmente “seu escritório” na hora das refeições.
3. Atenção a ergonomia
Cadeiras de escritório
Substitua uma das cadeiras da mesa por um modelo de escritório, mais confortável para passar várias horas sentada. Clique aqui e veja na Amazon várias opções.
Afinal você irá passar várias horas sentada, então, o mínimo que uma cadeira deve oferecer são recursos para manter as pernas e a coluna em posição correta.
Atenção também no material de que são feitas as rodas, para evitar marcar o piso.
As cadeiras de melhor qualidade são fabricadas em espuma injetada em vez de laminada, para prevenir deformações. O revestimento deve ter boa respirabilidade, como couro natural ou tela elástica.
Para ser considerada ergonômica, contudo, uma cadeira deve dispor de regulagem de assento. Tem de ser, ainda, giratória, possuir rodízios e inclinação do encosto.
Outros itens para conforto e ergonomia
A altura da tela do computador deve ficar alinhada com os olhos. Caso trabalhe com notebook, é interessante adquirir um suporte.
Já o teclado precisa ficar sobre a bancada ou mesa de forma que pulsos e antebraços permaneçam apoiados.
Outra coisa fundamental é garantir que os pés permaneçam encostados no piso.
Dicas para trabalhar em um cantinho da sala
Filhos em casa
Na hora que os filhos estão em casa, a falta de um ambiente exclusivo de trabalho pode atrapalhar.
O primeiro ponto a se considerar é que, dependendo da idade, as crianças podem enxergam a presença da mãe em casa como se fosse fim de semana.
O importante é quebrar essa expectativa, demonstrando que elas precisam fazer algumas coisas para colaborar no cotidiano da casa.
Assim, elabore uma rotina, mas agregue intervalos nos quais você pode interagir com as crianças. Por exemplo, atribuindo novas tarefas, mantendo-as entretidas e reduzindo a probabilidade de interrupção.
Combine também com seu cônjuge um revezamento de horários na atenção com as crianças. Isso garantirá que ninguém fique sobrecarregado e que possa se concentrar totalmente quando necessário.
Outra dica é criar uma área de apoio para seus filhos próximo da sua mesa de trabalho. Assim, você pode ficar de olho neles enquanto trabalha.
Home office na sala: ideias

Você tem a possibilidade de reservar um espaço dentro da sua sala exclusivo para servir de escritório, deixando assim a mesa de jantar completamente livre para as refeições.
Observe o que você pode fazer nesse caso:
1. Iluminação
Procure escolher um cantinho que tenha iluminação natural, optando por instalar a mesa próxima a uma janela.
Caso isso não seja possível, pense em garantir uma boa iluminação artificial através de pendentes, luminárias de mesa ou de chão.
2. Gaveteiro
Um gaveteiro permite guardar o material de trabalho, deixando a bancada sempre livre e arrumada. Os modelos com chave podem ser ainda mais úteis no caso de ter crianças em casa.

3. Disfarce seu escritório
Planeje uma marcenaria que permita que o trabalho fique fechado em um compartimento, quando você não estiver trabalhando.
Assim, você não precisa remover tudo do lugar na hora que o expediente acaba, bastando só fechar aquela parte do móvel.

Inclua no seu projeto também áreas de armazenagem como prateleiras, portas e gavetas para guardar seus equipamentos, ferramentas, papéis e objetos.
Dessa forma evita-se a sensação de bagunça por estar tudo muito aparente.
Home office no quarto de dormir
Reserve um cantinho do seu quarto para instalar sua mesa de trabalho. Pode ser embaixo da janela, nos pés da cama ou ao lado, substituindo o criado-mudo.
Para trabalhar com conforto 60 cm de profundidade para a bancada é o mínimo ideal. Mas na falta de espaço, 50 cm já são suficientes, especialmente se você trabalhar com um laptop.
A altura da mesa deve variar entre 72 a 74 cm, para garantir uma boa ergonomia.



Lugares alternativos para montar seu escritório
1. Home office na varanda
Além da sala e de um quarto, outro lugar que pode ser usado para montar seu home office é a varanda ou sacada do imóvel.
Nessa área há garantia de uma boa iluminação e você ainda ganha a possibilidade de admirar a vista, entre uma atividade e outra.
A dica é transformá-la em um ambiente multiuso, unindo trabalho e lazer.
Se for preciso, recorra a móveis com rodinhas e bancadas retráteis: assim, o escritório é facilmente desmontado no fim de semana ou para receber os amigos.

Considere o fechamento com vidro. Veja se o condomínio libera esse tipo de alteração de fachada. O vidro mantém o ambiente mais limpo e silencioso, porém normalmente deixa, também, mais quente.
Pense, então, em na possibilidade de instalar um ar condicionado, ou pelo menos um ventilador, para garantir maior conforto térmico.

2. Embaixo da escada
Outro canto que você pode considerar para montar seu escritório é naquele espaço embaixo da escada, muitas vezes completamente mal aproveitado.

3. Como montar um home office no corredor
Caso tenha um corredor largo, considere utilizá-lo para colocar sua mesa de trabalho. Use nichos para aproveitar o espaço aéreo sem comprometer a circulação.

4. Escritório no quarto de hóspedes
É muito comum também montar um home office no quarto de hóspedes. Mas nesse caso, tenha em mente que será difícil conseguir trabalhar enquanto estiver com visita.
Contudo, essa pode ser uma ótima opção quando os hóspedes são raros.
Home office em um cômodo exclusivo
Essa é sem dúvida, a melhor opção para garantir maior privacidade e silêncio, melhorando a concentração, e consequentemente, a produtividade.
Você poderá chamar um arquiteto e marceneiro ou empresa especializada para desenvolver seu escritório.
Ou, então, poderá fazer tudo você mesma, comprando escrivaninhas ou mesas já prontas no mercado. Você encontra ótimas opções clicando aqui e aqui.

1. Como montar um home office: o lay-out
Na hora de definir o lay-out do ambiente ou comprar móveis, pense em áreas de armazenagem fechadas como armários e gavetas para esconder um pouco a baguncinha inevitável.
Uma estante (clique e bveja post) também é útil para organizar livros, pastas e outros objetos. Se possível faça um projeto sob medida, para aproveitar todos os cantos.

2. Como montar um home office: a iluminação
Uma boa iluminação sempre é fundamental. Então, prefira posicionar a sua mesa de trabalho próxima a janela.
Além disso, complemente a luz do teto com uma luminária de mesa. Esta é prática e cria um clima aconchegante, além de facilitar e dar conforto para leituras noturnas.
Uma luminária de clip (clique aqui e confira), com foco bem direcional, pode ficar presa em alguma prateleira ou outra estrutura próxima, livrando lugar na mesa de trabalho.

3. Uma área para a família
Você tem que trabalhar e as crianças precisam fazer os deveres de casa?
Ganhe mais espaço nos quartos tirando as escrivaninhas e monte um escritório comum que abrigue toda a família.
Uma única bancada grande pode ser a solução. Mas assegure que a altura da mesa e das cadeiras seja proporcional aos pequenos.

Veja também os posts: |
Mais ideias de decoração do seu Home Office


- Se não quiser investir muito, monte uma mesa com cavaletes e uma tábua. Você pode comprá-la em Home Centers já na medida que você precisa. A tábua também pode ser substituída por um vidro.





Veja também o post sobre os 18 estilos de decoração.



Assine a Newsletter do blog e receba por e-mail todas as atualizações e promoções exclusivas. É só preencher o formulário abaixo: |

Enfim, é isso por hoje. Espero você no Instagram. É @almanaquedamulher.
Parabéns pelo post. Adorei demais, bem criativo mesmo. Poderia ter mais fotos simples, tipo, de casas mais comuns, hahaha pra inspirar na minha opiniao, quanto mas fotos mais ideias.
Muito obrigada pelo comentário, Catharyna! Sugestão anotada! Beijos!