fbpx

Monte seu Home Office

Muitas pessoas têm optado por trabalhar de casa, para ter uma melhor qualidade de vida, evitando o tempo gasto no trânsito, e aproveitando para ficar mais em contato com os filhos. Isso sem falar na pandemia do corona vírus! Porém, quando a vida pessoal e a profissional se misturam, a bagunça é quase certa, se não for tomado alguns cuidados. Mas é possível ter um canto confortável, funcional e, por que não, bonito. Veja nesse post muitas dicas de como montar home office garantindo conforto, funcionalidade e alta produtividade.

Como montar home office.


Como montar Home Office

Ao montar seu home office, a primeira pergunta a fazer é: “quanto tempo vou passar nesse espaço?” Se seu trabalho for realizado exclusivamente em casa, opte por um ambiente maior e mais reservado, se possível.

Já se for apenas para uso ocasional, invista em algo discreto e incorporado na decoração do espaço.

Mas, dependendo do tamanho e das divisões do seu imóvel, você poderá ter um cômodo específico para essa atividade ou terá que montar seu escritório em um cantinho na sala ou no quarto, ou até mesmo, sobre a mesa da sala de jantar.

Como montar home office.
Um gaveteiro é indispensável para guardar miudezas e também para liberar mais espaço na mesa.



Confira as ideias para aproveitar da melhor forma possível cada espaço disponível:

Dicas para trabalhar usando a mesa de jantar

Na falta absoluta de espaço, o jeito é usar a mesa de refeições também para trabalhar. Mas para que a sua rotina não vire um caos, atrapalhando tanto a sua vida profissional quanto a pessoal, seguem algumas ideias:

Primeiramente, cuide da iluminação. Veja se o pendente ou lustre atual garante uma boa iluminação sobre a superfície de trabalho, se não, considere substituí-lo. Outra opção é acrescentar uma luminária de mesa (opções aqui).

Talvez seja necessário substituir as lâmpadas por tipos mais econômicos, uma vez que poderá ser necessário mantê-las acesa durante todo o dia.

Use caixas organizadoras e acessórios como bandejas (veja aqui) para manter a superfície da mesa o mais livre e organizada possível.

Outra vantagem de usar esses objetos organizadores é que você consegue desmontar mais facilmente “seu escritório” na hora das refeições, levando a caixa ou bandeja, com todos os objetos dentro, para outro local.

Esconda a bagunça quando não estiver em uso. Para isso, separe áreas de estocagem próximas à mesa, como prateleiras, gavetas e portas de armários, para acondicionar os itens que são usados durante o seu trabalho, como laptop, calculadora, arquivos, livros e outros equipamentos e objetos.

Se estiverem em bandejas, conforme já comentei, será mais fácil mexe-los de um lado para o outro.


Mais dicas

  • Substitua uma das cadeiras da mesa por um modelo de escritório (ótimas opções aqui), mais confortável para passar várias horas, e que tenha regulagem de altura do assento e dos braços e inclinação do encosto.
  • Na hora que os filhos estão em casa, a falta de um ambiente exclusivo de trabalho pode atrapalhar. Então, para contornar essa situação, crie uma área de apoio para seus filhos próximo da sua mesa de trabalho. Assim, você pode ficar de olho neles enquanto trabalha.
Como montar home office.
Os itens de escritório podem ficar em uma bandeja, mais facilmente retirável da mesa na hora das refeições.

Seu home office fica em um cantinho da sala ou quarto

Como montar home office.
Aquele cantinho da sala pode ser tudo o que você precisa para trabalhar de casa.

Você tem a possibilidade de reservar um espaço dentro da sua sala (ou quarto) exclusivo para servir de escritório, deixando assim a mesa de jantar completamente livre para as refeições. Observe o que você pode fazer nesse caso:

Procure escolher um cantinho que tenha iluminação natural, optando por instalar a mesa próxima a uma janela. Caso isso não seja possível, pense em garantir uma boa iluminação artificial através de pendentes e luminárias de mesa (aqui tem) ou de chão (veja aqui).

Planeje uma marcenaria que permita que o trabalho fique fechado em um compartimento, quando você não estiver trabalhando. Assim, você não precisa remover tudo do lugar na hora que o expediente acaba, bastando só fechar aquela parte do móvel.

Inclua no seu projeto também áreas de armazenagem como prateleiras, portas e gavetas para guardar seus equipamentos, ferramentas, papéis e objetos, evitando assim a sensação de uma bagunça por estar tudo muito aparente.

Escritório em casa.
O escritório fica camuflado por trás das portas fechadas, quando o expediente acaba.



Lugares alternativos para montar seu escritório

Além da sala e de um quarto, outro lugar que pode ser usado para montar seu home office é a varanda ou sacada do imóvel, que se transformada em um ambiente multiuso, unindo trabalho e lazer.

Nessa área há garantia de uma boa iluminação e você ainda ganha a possibilidade de admirar a vista, entre uma atividade e outra.

Home office na varanda do apartamento.
Um cantinho da varanda pode ser o seu home office.

Se for preciso, recorra a móveis com rodinhas e bancadas retráteis: assim, o escritório é facilmente desmontado no fim de semana ou para receber os amigos.

Considere o fechamento com vidro. Veja se o condomínio libera esse tipo de alteração de fachada. O vidro mantém o ambiente mais limpo e silencioso, porém normalmente deixa, também, mais quente.

Pense, então, em na possibilidade de instalar um ar condicionado, ou pelo menos um ventilador, para garantir maior conforto térmico.

Home office na sacada do apartamento.
O fechamento de vidro garante maior limpeza e conforto sonoro.



Não se esqueça que o vão embaixo da escada, muitas vezes pouquíssimo aproveitado, pode se transformar em um ótimo home office.

Aproveite qualquer cantinho para montar seu escritório.

Outro lugar que pode ser usado para montar seu mini escritório é um corredor largo que muitas vezes se encontra subaproveitado.

Um cantinho de um corredor largo para ser muito bem aproveitado.

É muito comum também montar um home office junto do quarto de hóspedes, mas nesse caso, tenha em mente que será difícil conseguir trabalhar enquanto estiver com visita. Mas essa pode ser uma ótima opção quando os hóspedes são raros.



Home office em um cômodo exclusivo

Essa é sem dúvida, a melhor opção para garantir maior privacidade e silêncio, melhorando a concentração, e consequentemente, a produtividade.

Capriche na decoração acrescentando um lindo papel de parede.

Na hora de definir o lay-out do ambiente ou comprar móveis, pense em áreas de armazenagem fechadas como armários e gavetas para esconder um pouco a baguncinha inevitável.

Uma estante também é útil para organizar livros, pastas e outros objetos. Se possível faça um projeto sob medida, para aproveitar todos os cantos.



A marcenaria ajuda a manter tudo mais organizado, portanto, invista se possível.

Uma boa iluminação também é fundamental, então prefira posicionar a sua mesa de trabalho próxima a  janela.

Além disso, complemente a luz do teto com uma luminária de mesa, que é prática e cria um clima aconchegante, além de facilitar e dar conforto para leituras noturnas.

Um mood board é excelente para organizar as ideias e até a agenda.

Você tem que trabalhar e as crianças precisam fazer os deveres de casa? Ganhe mais espaço nos quartos tirando as escrivaninhas e monte um escritório comum que abrigue toda a família, uma única bancada grande pode ser a solução. Mas assegure que a altura da mesa e das cadeiras seja proporcional aos pequenos.

Faça um escritório familiar.



Veja também: cozinha planejada: dicas de decoração, estantes: úteis e decorativas podem estar em toda a casa, ideias para decorar mesas de centro.

Ah, e não deixe de conferir o post: como aumentar sua produtividade em 13 passos.

Mais ideias de decoração do seu Home Office

Fitas de led dão um charme a mais para o seu cantinho de estudos ou trabalho.



Colocar a mesa de frente para a janela garante o melhor tipo de iluminação possível, que é o natural.
  • Se não quiser investir muito, monte uma mesa com cavaletes e uma tábua que você pode comprar em Home Centers já na medida que você precisa. A tábua pode ser substituída por um vidro.
Uma estante ampla é super útil para decoração, mas, também, para a armazenagem.
Nem sempre é preciso gastar muito para montar o seu escritório. Veja essa ideia com caixotes.
Trabalhe de casa: monte seu home office.
Uma pintura especial delimita o espaço porém, não exige grande investimento.



Como montar home office.
Uma cadeira bem confortável e um abajur podem ser tudo o que você precisa.
Escritório em casa: dicas para montar o seu.
Aproveite o espaço aéreo utilizando muitas prateleiras.

Veja também o post sobre os 18 estilos de decoração.

Dicas para fazer seu escritório em casa.
Um esquema de tons neutros com pontos de cor sempre fica elegante.



Como montar home office.
Tenha um mood board para você reunir tudo o que te inspira.
Como montar home office.
Um tapete sob a mesa trás conforto e aconchego, por isso, considere incluí-lo no seu projeto de decoração.
Como montar home office.
A decoração com pegada industrial também pode ser usada no home office.  



2 comentários em “Monte seu Home Office”

  1. Parabéns pelo post. Adorei demais, bem criativo mesmo. Poderia ter mais fotos simples, tipo, de casas mais comuns, hahaha pra inspirar na minha opiniao, quanto mas fotos mais ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *