Papel de parede no banheiro

Como usar papel de parede no banheiro ou lavabo

Antigamente a ideia de usar papel de parede no banheiro era impensável, pois não havia produtos adequados no mercado para um ambiente tão úmido. Graças a tecnologia essa não é mais a realidade atual. Hoje é possível encontrar papéis de parede feitos com materiais apropriados para ambientes com alta umidade como os banheiros e lavabos. E usar papel de parede no banheiro pode ser uma ótima forma de renovar o espaço de forma rápida sem quebra-quebra. Mas seu uso, contudo, exige cuidados para que o papel não descole da parede ou mofe. Quer saber mais? Então vem comigo!



Tipos de papéis de parede

Existem no mercado basicamente 4 tipos de papéis de parede, mas só um dos tipos pode ser utilizado em ambientes úmidos. Abaixo falo um pouco sobre cada um deles:

Papel de parede tradicional

Os papéis de parede tradicionais são feitos de celulose, ou seja, da mesma matéria-prima que dá origem ao papel comum.

Tem aspecto liso e podem apresentar várias padronagens. São os mais baratos, mas apresentam algumas desvantagens.

São frágeis e por isso não devem ser usados em ambientes de grande circulação. Para aplicá-lo, é necessário que a parede esteja completamente lisa. Duram em média 3 anos.

Não podem ser usados em locais minimamente úmidos, por isso, não são recomendados para banheiros.

Para serem retirados da parede dão muito trabalho, pois desfolham e deixam partes que precisam ser retiradas com esforço e muita paciência. Antes de ser retirado o papel precisa ser umidificado.



Papel de parede de TNT

TNT quer dizer “tecido não tecido”. É um produto que tem na sua composição, além da celulose, fibras de poliéster. A presença do poliéster aumenta a sua durabilidade e permite a limpeza com detergente, mas sem esfregar.

Os papéis de parede de TNT podem ser usados em superfícies com pequenas imperfeições. A retirada é a seco, o que torna o processo bem mais fácil.

Não são recomendados, contudo, para banheiros, mas podem ser usados em lavabos, desde que evitada a área próxima a torneira.



Papel de parede vinilizado

É impresso em tinta acrílica ou vinílica e recebe depois uma camada de resina. Como os papéis de parede vinilizados têm sua base totalmente composta por celulose são ecologicamente corretos.

Os vinilizados apresentam a metade da vida útil dos vinílicos, esses últimos são os mais resistentes.

Os papéis vinilizados não são adequados para banheiros e cozinhas, pois não são laváveis, apenas limpáveis.



Papel de parede vinílico

O papel de parede do tipo vinílico leva esse nome porque é feito de material vinílico, também chamado de PVC, sobre uma base de tela ou papel.

Possui um tratamento especial que dá a esse produto um aspecto de tecido e ótima resistência a umidade.

São bastante duráveis (pode chegar a 12 anos) e podem ser aplicados em ambientes de grande circulação.

Resistem bem a umidade, portanto, são os únicos que podem ser aplicados em banheiros, mas não em áreas úmidas, como box.

Podem ser aplicados em superfícies com pequenas imperfeições.

Os papéis de parede vinílicos podem ser limpos com detergente e esfregados com esponja macia com moderação.



Como usar papel de parede no banheiro ou no lavabo

É importante frisar que dependendo das características do banheiro será mais ou menos adequado o uso de papel de parede, mesmo o vinílico.

Se o banheiro for muito pequeno e sem ventilação, usado frequentemente para banhos quentes ou mornos prolongados, será difícil garantir que o papel de parede não mofe ou descole precocemente.

Em banheiros maiores, bem ventilados ou menos usados para banhos com vapor, os papéis vinílicos podem ser usados, mas nunca nas áreas molhadas, como dentro do box e muito próximos as torneiras.

Já em lavabos podem ser usados papéis de parede convencionais, desde que não haja contato direto com a água. Nesse caso, na área da pia, use outro material impermeável como mármore, espelho ou azulejos.

Como os banheiros e lavabos são locais pequenos, você pode investir em papéis de parede mais luxuosos, ou pode aplicar em apenas uma das paredes.



Dicas de colocação do papel de parede no banheiro ou lavabo

Para que seu papel de parede seja bem aplicado é necessário que o local onde vai ser colocado seja uma superfície lisa e preparada com látex, gesso liso ou massa corrida. Na sequência a parede precisa ser lixada e depois, é recomendável receber uma demão de tinta pva, de preferência na cor branca.

O papel de parede não deve ser aplicado direto sobre azulejos, reboco (parede sem acabamento), tinta magnética ou texturas. A superfície deve estar limpa, não pode estar nem úmida nem empoeirada.

Como já mencionei, o papel de parede não pode ser aplicado dentro do box. Outras áreas molhadas como a bancada do lavatório e próximo ao piso precisam de atenção.

Use um frontispício ou frontão mais alto, de mármore ou cerâmica na área da pia e coloque o papel de parede afastado do chão pelo menos 15 cm. Para acabamento use um rodapé de cerâmica, mármore ou pvc.

Cuidado com o papel de parede colocado na parede atrás do vaso sanitário, pois nesse caso a limpeza da louça sanitária não poderá ser feita jogando água.

Papel de parede no banheiro
Observe como o frontispício é mais alto nas duas imagens. Isso evita que o papel de parede fique suscetível a água proveniente da torneira. Na segunda imagem o papel de parede só foi aplicado bem acima do vaso sanitário, permitindo a limpeza do banheiro todo com água, sem o risco de danificar o papel.

Quanto a cola do papel de parede, existem produtos autocolantes e outros que necessitam que você prepare e aplique a cola. Em alguns casos a cola deve ser passada no próprio papel e outros direto na parede. Veja as recomendações do produto na hora de comprar.

Papéis autocolantes são mais fáceis de serem aplicados por pessoas sem prática.



Outras dicas para colocar papel de parede no banheiro

  • Leia com atenção as recomendações do fabricante do papel com relação a limpeza. Mesmo sendo laváveis, você não pode jogar água direto sobre o papel.
  • Não use produtos abrasivos para a limpeza do papel de parede, pois danificam a padronagem.
  • Para reduzir a dispersão da umidade pelo banheiro, peça para o box ser fechado até o teto. Assim, a umidade ficará mais retida dentro dele.
  • Calcule direitinho a quantidade de papel de parede que você vai precisar, pois a cada nova compra é possível que haja diferenças mínimas de tonalidade entre os lotes, mas que prejudicarão o resultado final.
  • Saiba que os papéis estampados são os mais complicados de instalar, pois você precisa casar os desenhos entre os rolos.
  • Se for aplicar em paredes com janelas, portas e outros obstáculos, calcule uma quantidade maior de papel levando em consideração mais perdas.



Onde comprar

Hoje é fácil encontrar todos os tipos de papéis de parede em lojas físicas e também pela internet. Aqui, aqui e aqui você escolhe e recebe no conforto da sua casa.

Ideias para você se inspirar

Abaixo selecionei várias ideias de decoração para banheiros e lavabos usando papéis de parede para você se inspirar.

Papel de parede no banheiro
Composição de papéis de parede: folhagens e listras, separando os lados masculino e feminino.
Papel de parede no banheiro
Próximo a torneira não há papel de parede e sim espelho. Veja que foi colocado um rodapé de mármore para que o papel de parede não chegue até o chão.



Papel de parede no banheiro
Papel de parede escuro fica melhor em banheiros bem iluminados.
Papel de parede no banheiro
Observe que dentro do box não foi colocado papel de parede.



Papel de parede no banheiro
Área em torno do vaso sanitário sem papel de parede, permitindo a limpeza com água, mas sem danificar o papel.
papel-de-parede-no-banheiro-b
Em lavabos, ao contrário dos banheiros, um papel de parede mais escuro fica charmoso e elegante.

Veja post sobre cubas esculpidas.



Banheiro
Um espelho grande usado na parede da pia reflete o papel de parede, dando a impressão de um ambiente maior.
Papel de parede no banheiro
Novamente o papel de parede aplicado apenas da parte superior da parede, facilitando a limpeza e aumentado a durabilidade.



Sala de banho.
O charme que o papel de parede deu no banheiro, com a vantagem de poder ser substituído sem quebra-quebra criando uma nova decoração.

Outras sugestões de banheiros com papel de parede

Papel de parede no banheiro.

Confira também o post sobre banheiros com banheiras.

Papel de parede no banheiro.


Papel de parede no banheiro.

Papel de parede para banheiro.


Papel de parede para banheiro.

Para muitas outras dicas de decoração acesse: minhas dicas de decor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima