Antigamente a ideia de usar papel de parede no banheiro era impensável, pois não havia produtos adequados no mercado para um ambiente tão úmido. Graças a tecnologia essa não é mais a realidade atual. Hoje é possível encontrar papéis de parede feitos com materiais apropriados para ambientes com alta umidade como os banheiros e lavabos. E usar papel de parede no banheiro pode ser uma ótima forma de renovar o espaço de forma rápida sem quebra-quebra. Mas seu uso, contudo, exige cuidados para que o papel não descole da parede ou mofe. Quer saber mais? Então vem comigo!

Tipos de papéis de parede
Existem no mercado basicamente 4 tipos de papéis de parede. Mas só um dos tipos pode ser utilizado em ambientes úmidos. Abaixo falo um pouco sobre cada um deles:
Papel de parede tradicional
Os papéis de parede tradicionais são feitos de celulose, ou seja, da mesma matéria-prima que dá origem ao papel comum. Tem aspecto liso e podem apresentar várias padronagens, são também os mais baratos.
Mas apresentam algumas desvantagens:
- São frágeis e por isso não use em ambientes de grande circulação.
- Para aplicá-lo é necessário que a parede esteja completamente lisa.
- Duram em média 3 anos.
- Não podem ser usados em locais minimamente úmidos, por isso, não são recomendados para banheiros.
- São difíceis de serem descolados das paredes, pois desfolham e deixando resíduos nas paredes.
A dica para retirar esse tipo de papel é molhar sua superfície com um pano ou esponja bem úmida para desfazer a cola.
Papel de parede de TNT
TNT quer dizer “tecido não tecido”. Os papéis de TNT têm na sua composição, além da celulose, fibras de poliéster, o que aumenta um pouco sua durabilidade. Em contrapartida não são ecologicamente corretos.
Os papéis de parede de TNT têm a vantagem de poderem ser aplicados em superfícies com pequenas imperfeições. A retirada é a seco, o que torna o processo bem mais fácil e rápido.
Esse tipo de papel de parede, contudo, permite a limpeza com detergente, mas sem esfregar.
Porém, não são recomendados para banheiros, mas podem ser usados em lavabos, desde que evitada a área próxima a torneira.
Papel de parede vinilizado
É impresso em tinta acrílica ou vinílica e recebe depois uma camada de resina, o que aumenta a sua resistência.
Como os papéis de parede vinilizados têm sua base totalmente composta por celulose são ecologicamente corretos.
Mas os papéis vinilizados não são adequados para banheiros e cozinhas, pois não são laváveis, apenas limpáveis. Ou seja, você pode passar um pano úmido bem de leve.
Papel de parede vinílico
O papel de parede do tipo vinílico leva esse nome porque é feito de vinil, também chamado de PVC, sobre uma base de tela ou papel.
Possui um tratamento especial que dá a esse produto um aspecto de tecido e ótima resistência a umidade.

Como resistem bem a umidade, portanto, são os únicos que podem ser aplicados em banheiros, mas nunca em áreas úmidas, como dentro do box.
São bastante duráveis (pode chegar a 12 anos) e podem ser aplicados em ambientes de grande circulação.
Também têm a vantagem de poderem ser aplicados em superfícies com pequenas imperfeições.
Os papéis de parede vinílicos podem ser limpos com detergente e esfregados com esponja macia com moderação.
Papel de parede no banheiro ou lavabo
É importante frisar que dependendo das características do banheiro será mais ou menos adequado o uso de papel de parede, mesmo o vinílico.
Se o banheiro for muito pequeno e sem ventilação, por exemplo, e usado frequentemente para banhos quentes ou mornos prolongados, será difícil garantir que o papel de parede não mofe ou descole precocemente.

Em banheiros maiores, bem ventilados ou menos usados para banhos com vapor, os papéis vinílicos podem ser usados.
Porém, nunca nas áreas molhadas, como dentro do box, como já comentado, ou muito próximos as torneiras.
Já em lavabos use sem medo, mas desde que não haja contato direto com a água. Nesse caso, na área da pia próxima a torneira, use outro material impermeável como mármore, espelho ou azulejos.
Como os banheiros e lavabos são locais pequenos, você pode investir em papéis de parede mais luxuosos, ou pode aplicar em apenas uma das paredes.
Papel de parede para banheiro ou lavabo: dicas de colocação
Antes da aplicação
Para que seu papel de parede seja bem aplicado é necessário que primeiro você prepare a superfície, deixando-a completamente lisa. Para isso faça a aplicação de látex, gesso liso ou massa corrida.
Na sequência a parede precisa ser lixada e depois é recomendável receber uma demão de tinta pva, de preferência na cor branca.

Assim, não aplique papel de parede direto sobre azulejos, reboco (parede sem acabamento), tinta magnética ou texturas.
Além disso, superfície deve estar completamente limpa, ou seja, não pode estar nem úmida nem empoeirada.
Papel de parede no banheiro pode molhar?
Não e a a colocação de papel de parede em áreas molhadas como a bancada do lavatório e próximo ao piso precisa de atenção.
Assim, ao aplicar o papel de parede próximo a bancada da pia, use um frontão mais alto, de mármore ou cerâmica, para proteger o papel.
Já quando for aplicar nas paredes, não leve o papel de parede até o chão. Deixe-o afastado pelo menos 15 cm. Para acabamento, nesse caso, use um rodapé de cerâmica, mármore ou pvc.

Cuidado também com o papel de parede colocado na parede logo atrás do vaso sanitário, pois nesse caso a limpeza da louça sanitária não poderá ser feita jogando água.
Observe como o frontão é mais alto nas duas imagens abaixo. Isso evita que o papel de parede fique em contato direto com a água proveniente da torneira.
Na segunda imagem o papel de parede só foi aplicado bem acima do vaso sanitário, permitindo a limpeza do banheiro todo com água, sem o risco de danificar o papel.

A cola
Quanto a cola do papel de parede, existem produtos autocolantes e outros que necessitam que você prepare e aplique a cola.
Em alguns casos a cola deve ser passada no próprio papel e outros direto na parede. Veja as recomendações na embalagem do produto. Papéis autocolantes, contudo, são mais fáceis de serem aplicados por pessoas sem prática.
Outras dicas para colocar papel de parede no banheiro
- Leia também com atenção as recomendações do fabricante do papel com relação a limpeza. Mesmo sendo laváveis, você não pode jogar água direto sobre o papel.
- Não use produtos abrasivos para a limpeza do produto, pois danificam o papel.
- Para reduzir a dispersão da umidade pelo banheiro, peça um box ser fechado até o teto. Assim, a umidade ficará mais retida dentro dele. Porém, isso só pode ser feito caso o basculante ou janela fiquem dentro do box.

- Calcule direitinho a quantidade de papel de parede que você vai precisar. Isso porque a cada nova compra é possível que haja diferenças mínimas de tonalidade entre os lotes, mas que prejudicarão o resultado final.
- Saiba que os papéis estampados são os mais complicados de instalar, pois você precisa casar os desenhos entre os rolos.
- Se for aplicar em paredes com janelas, portas e outros obstáculos, calcule uma quantidade maior de papel levando em consideração mais perdas.
Onde comprar
Hoje é fácil encontrar todos os tipos de papéis de parede em lojas físicas e também pela internet. Clique aqui, aqui e aqui você escolhe e recebe no conforto da sua casa.
Papel de parede em banheiro: ideias para você se inspirar
Abaixo selecionei várias ideias de decoração para banheiros e lavabos usando papéis de parede para você se inspirar.









Outras sugestões de banheiros com papel de parede

Confira também o post sobre banheiros com banheiras.











Veja também os posts: |
Enfim, é isso! Ficou alguma dúvida?