Tapete na Decoração – Transformando Ambientes e Adicionando Aconchego

Se há um elemento versátil na decoração de interiores que pode instantaneamente elevar o estilo e o conforto de um espaço, é o tapete. Estes tesouros têxteis não são apenas funcionais, mas também desempenham um papel fundamental na definição do visual e atmosfera de qualquer ambiente. Descubra como escolher, posicionar e conservar seu tapete para criar uma decoração que reflita seu gosto único e proporcione aconchego aos seus espaços.

Tapete na Decoração

Tapete na decoração.

O tapete reforça à decoração, cria contraste e acolhe quem chega ao espaço. Além disso, os tapetes também servem para dividir e delimitar ambientes e orientar a circulação.

Tapete na decoração.

Para não errar na escolha, pense nele depois que tudo já estiver definido, especialmente a distribuição dos móveis. Como é uma peça grande, não pode destoar do restante da decoração, especialmente em termos de tamanho, formato, cor e textura.


Assim, se a ideia for ampliar e iluminar um ambiente, escolha um tapete claro e de dimensões generosas.

Tapete na decoração claro.

Já se a ideia for dar mais personalidade ao espaço, considere um tapete com formas mais orgânicas ou arredondadas.

Tapete na decoração com forma orgânica.

Tapete redondo na decoração.

1. Tapete na decoração: tamanho é documento

Como saber o tamanho ideal do tapete.

Antes de pensar no estilo, considere o tamanho adequado do tapete para o seu espaço. Tapetes muito pequenos desvalorizam a decoração.

Ou seja, tapetes que não preencham todo o ambiente e deixam parte da cama, das cadeiras ou das poltronas descobertas criam a impressão de que o espaço é menor, além de dificultar a circulação.

Tapete na decoração: pequeno para o espaço.
Tapetes pequenos para o espaço.

Assim, recomenda-se que o tapete cubra todo o piso. Se não for possível, garanta que ao menos 30 centímetros de tapete estejam sob cada móvel para que ele não escape facilmente.

Uma boa dica na hora de escolher o tamanho certo para sua sala é verificar se as pernas da frente do sofá e das poltronas estão sobre ele.

Na hora de posicionar o tapete, não se esqueça da mesa lateral. Ela pode ficar totalmente sobre ele ou completamente fora. O meio-termo compromete o conjunto e prejudica o equilíbrio do móvel.

Decorando com tapetes.
Tapetes no tamanho ideal para valorizar o espaço.

Então, meça cuidadosamente o espaço e escolha um tapete que se alinhe com as dimensões e layout do ambiente.

Veja também os posts:

2. Tipos de tapetes: estilos e padronagens

Tapete na decoração clássica.

Tapetes também podem ser uma forma fácil de atualizar e renovar um ambiente. Eles oferecem uma oportunidade de introduzir cor e aumentar o interesse por sua decoração.

Um modelo colorido pode ser um bom ponto de partida para definir as cores que você vai usar no seu projeto. Dessa forma, o tapete se torna uma peça de conexão entre todos os elementos da decoração.

Os modelos lisos são ideias quando o sofá, as almofadas ou as paredes são estampados ou coloridos. Para uma decoração mais elegante, o menos quase sempre é mais.

Os modelos claros também ajudam a iluminar o ambiente, pois refletem a iluminação, tanto natural quanto artificial, que incide sobre eles.

Desde estampas geométricas modernas até padrões tradicionais, escolha um tapete que complemente o estilo geral da sua decoração. Veja também o post 18 principais estilos de decoração: conheça e escolha o seu preferidos.

Nos quartos, eleja os tons mais claros para não sobrecarregar o espaço com muita informação.

Tapete no quarto.

Existem vários tipos de tapetes. Os principais são:

Tapete Aubusson

Tradicional, o Aubusson apresenta desenhos e cores suaves com motivos florais.

Tipos de tapetes.
Aubusson.

Tapete na decoração: Kilim

De desenhos simples, é tecido por povos nômades de vários países do Oriente. Atualmente, há uma produção de kilins geométricos, muitas vezes só com listras coloridas, atendendo à demanda do mercado globalizado.

Tipos de tapete.
Tapete Kilim.

Tapete Persa

Produzidos por tribos nômades do Irã, os tapetes persas apresentam desenhos ligados às regiões de origem como Isfahan, o Shiraz e o Gabbeh.

Tapete na decoração.
Persa.

Causasianos

Produzidos por tribos das regiões montanhosas entre os mares Negro e Cáspio, têm cores vivas e fortes, padrões geométricos, florais, com formas de animais ou humanas.

Tapete Caucasiano.
Tapete Caucasiano.

Tapete na decoração: sisal

De fibra natural, o tapete de sisal é menos resistente, mas não demanda um grande investimento.

Tapete de Sisal.

Tapete de poliéster

Os tapetes de poliéster se destacam pela ampla variedade e beleza das texturas e colorações. Podem ser bem felpudos ou mais baixinhos. Possuem alta resistência ao desbotamento e a manchas de água. Por isso, são ótimas opções para quem tem crianças e pets em casa.

Tapete na decoração em poliéster.
Em poliéster.

3. Tapete na parede

Tapete redondo na parede estilo boho.

Alguns tapetes são tão bonitos que deixá-los no chão parece um desperdício. Então, considere utilizá-lo para preencher o espaço vertical de uma parede com textura, cor e calor.

Seja o seu tapete grande e ousado ou pequeno e discreto, apenas certifique-se de pendurá-lo corretamente para que a gravidade não prejudique sua obra de arte tecida.

Uma opção para pendurar seu tapete na parede é utilizar um tubo de PVC e passar por dentro um barbante bem resistente. Veja abaixo:

Como prender tapete na parede usando tubo de PVC e barbante.
Utilize um tubo de PVC e um barbante bem resistente para pendurar seu tapete na parede.

Outra opção é utilizar um varão de cortina. Você terá que prender as argolas por trás.

Tapete pendurado pelo varão de cortina.
Os tapetes felpudos dão charme e textura a decoração quando usados como peça de arte.

4. Tapetes como Ponto Focal

Use um tapete para definir um ponto focal em uma sala. Um tapete com cores vibrantes pode ser o ponto de partida para o restante da decoração, amarrando todos os elementos visualmente.

Mas se for transformar o tapete na atração principal do ambiente, mantenha os outros itens mais neutros.

5. Tapete na decoração: camadas para adicionar dimensão

Experimente a tendência de camadas ao sobrepor tapetes. Isso não apenas adiciona textura, mas também cria uma sensação de luxo e conforto.

Usar mais de um tapete pode ser a solução no caso de ter escolhido um que tenha ficado pequeno para o espaço. A dica aqui é escolher modelos que conversem entre si.

Sobreposição de tapetes.

Outra tendência forte é trabalhar com peças de mesmo tom, mas com tramas e alturas variadas. O resultado é uma composição harmônica, com um movimento visual bem agradável.

Como sobrepor tapetes.

6. Tapetes em Ambientes Externos

Não limite a beleza dos tapetes apenas aos ambientes internos. Tapetes para ambientes externos vêm em uma variedade de materiais resistentes às intempéries e padrões encantadores, adicionando estilo e conforto aos seus espaços ao ar livre.

Mas é recomendado utilizar um tapete que aguente insolação e umidade. Então, esqueça os de fibras naturais, pois não suportam a umidade.

Use tapetes de polipropileno (encontre clicando aqui) ou garrafa pet reciclada, que têm toque macio, nada a ver com a textura do plástico, parece mesmo de tecido.

7. Manutenção e Cuidados

Lembre-se de que a manutenção regular é essencial para manter a beleza do seu tapete. Aspire-o regularmente e trate manchas imediatamente para garantir que ele permaneça em perfeitas condições ao longo do tempo.

Existem produtos próprios para limpeza de tapetes e carpetes (clique aqui e aqui). Há também uma escova que facilita a limpeza (clique aqui e confira).

Se a preocupação, contudo, for com a marcação provocada pelo peso dos móveis, saiba que os de pelos cortados são os que menos sofrem com as marcas dos móveis.

Já as tramas do tipo buclê – com fios presos, formando pequenas argolas – dificilmente recuperam sua aparência original depois de pressionados.

Enfim, é isso por hoje. Já segue o Almanaque da Mulher no Instagram? É @almanaquedamulher. Te espero também por lá.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: