Tem gente que leva as brincadeiras a sério! É o famoso “se não sabe brincar, não desce pro play!” (em bom carioquês). Se você costuma se dedicar para preparar pratos sofisticados e adora dar um charme gourmet à sua cozinha, não deixe de ler esse post para conhecer vários utensílios para brincar sério de chef.
Como já havia comentado no post em que eu listei os utensílios que eu considero indispensáveis na cozinha (que você pode ler clicando aqui), é muito mais difícil, demorado e frustrante fazer qualquer preparação, por mais simples que seja, sem ter nas mãos as ferramentas necessárias.
Se você costuma assistir programas de receitas, já deve ter reparado que para produzir aqueles pratos elaborados, os chefs de cozinha usam vários tipos de utensílios diferentes daqueles encontrados em uma cozinha normal de casa. E ou não é?
Então, se você gosta de cozinhar e quer se especializar na produção de preparações dignas de uma cozinheira profissional, recomendo que você dê uma olhada nos utensílios abaixo:
Utensílios de chef de cozinha
1. Batedor de arame ou fouet
Primeiramente o famoso bater de arame!
Ao contrário do que muitos pensam o fouet (pronuncia-se “fuê”) não serve apenas para bater claras em neve, ele também é usado pelos chefs para fazer chantilly, purê de batatas, bolos, molhos, soufflés, mousses, omeletes, panquecas, caldas e emulsões como a maionese.
O fouet funciona bem melhor que uma colher, pois além de misturar os ingredientes por igual e mais rapidamente, evitando, assim, a formação de grumos.
Ainda dá leveza às mais variadas preparações, pois incorpora ar.
Ao agregar ar, a mistura aumenta de volume e fica mais leve e com textura mais aerada.
Até um simples brigadeiro feito com o batedor de arame fica mais cremoso e brilhante, e a gente já fica com postura de chef.
O fouet também é bom para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar e fermento, ajudando a quebrar aquelas pelotas.
Dicas na hora de comprar seu fouet:
Quanto ao material, os de aço inox são mais duráveis, já os de silicone e plásticos são mais frágeis, mas têm a vantagem de não riscar panelas de teflon e outras superfícies antiaderentes.
Então, o ideal é ter os dois tipos e de preferência em diversos tamanhos, para poder misturar receitas mais volumosas ou pequenas porções em recipientes menores.
Outra característica para levar em consideração na hora da compra é o número de fios do seu fouet. Quanto maior o número de fios, mais ar ele irá incorporar na receita, resultando em maior leveza e volume.
Já nas misturas mais grossas e cremosas, a grande quantidade de fios atrapalha, pois a mistura vai ficar toda retida dentro dele. Então nesse caso, é melhor o fouet com menos fios.
- Fouet grande em aço inox (clique aqui).
- Batedor de arame com cabo de plástico (clique aqui)
2. Utensílios de chef de cozinha: pilão
O pilão é um utensílio multiuso, ele amassa, tritura, macera e mistura os mais variados ingredientes.
Serve, por exemplo, para fazer molho pesto, para preparar uma pastinha de alho e sal para temperar, para pulverizar ervas, para macerar especiarias e para triturar oleaginosas como castanhas e nozes.
O pilão é encontrado para vender em diferentes materiais como mármore, pedra sabão, porcelana, cerâmica, bambu e aço inox.
Mas só evite os pilões madeira, pois não são higiênicos, já que a madeira absorve os alimentos e por isso, você nunca vai conseguir limpá-lo completamente.
- Pilão com mortar (clique aqui)
- De bambu pilão e mortar (clique aqui)
3. Frigideira pesada com cabo de metal
As frigideiras com cabo de metal são muito úteis, pois dá para levar as preparações do fogão direto para o forno. Servem também para grelhar, fazer tortas, risotos, etc.
Esse tipo de frigideira normalmente também são mais pesadas e conduzem melhor o calor, especialmente as de fundo triplo.
Não são, contudo, as mais indicadas para saltear alimentos, a não ser que você queira fazer musculação ao mesmo tempo em que cozinha.
Frigideiras de ferro fundido
Um verdadeiro clássico da cozinha profissional é a frigideira de ferro fundido. E como você quer ser chef, nem que seja por algumas horas, precisa adquirir uma para te ajudar na preparação de bifes suculentos.
A frigideira de ferro fundido retém a temperatura por mais tempo e conduz o calor ainda melhor do que as de aço inoxidável ou alumínio, por exemplo.
No entanto, assar carnes com panelas sem revestimento antiaderente requer alguma prática, de modo a não deixar a preparação queimar.
Ah, infelizmente as frigideiras mais pesadas não são baratas. As que tem revestimento antiaderente com o tempo precisam ser substituídas, já as todas em inox são para a vida toda.
Quando a frigideira de ferro fundido tem formato quadrado e com ranhuras no fundo é chamada de bistequeira.
- Frigideira com fundo antiaderente (clique aqui)
- Modelo Professional (clique aqui)
- Frigideira profissional grande (clique aqui)
- Bistequeira (clique aqui)
4. Forma de aro removível ou fundo falso
Esse tipo de forma é indispensável para quem gosta de assar tortas salgadas ou doces.
Ela garante que você consiga desenformar a torta sem o perigo de quebrar a massa.
As formas com as bordas mais baixinhas normalmente são usadas para fazer tortas de frutas, já as com as bordas mais altas são recomendadas para as tortas salgadas ou quiches.
- Forma de aro removível (clique aqui)
- Conjunto de formas com aro removível incluindo a de formato de coração (clique aqui)
- Forma de aro removível quadrada (clique aqui)
- De fundo removível com borda baixa (clique aqui)
5. Utensílios que todo chef tem: moedor de pimenta ou sal
O sabor da pimenta moída na hora é bem diferente daquele da pimenta já pulverizada.
A pimenta já moída perdeu todos os óleos voláteis que dão o sabor e aroma característicos. Já aquela que você mói só na hora do preparo, transfere para o seu prato todo o seu sabor e perfume.
Os amantes de pimenta podem ter mais de um moedor, de cores diferentes, para conterem suas pimentinhas variadas.
Existem também versões de moedores que permitem regular a granulometria, proporcionando diferentes resultados.
Você também pode comprar um moedor para moer sal, mas nesse caso, como o sal acumula mais umidade, é melhor que o mecanismo de moedor seja de plástico ou acrílico, senão pode enferrujar.
Para moer o sal eu recomendo que você compre no supermercado mesmo um moedor com mecanismo de plástico que já vem com o sal. Depois que acabar o produto você pode ir completando com o sal que você comprar por quilograma. Fica muito mais barato.
- Moedor de pimenta em inox (clique aqui)
- Modelo a pilha (clique aqui)
- Moedor de pimenta em bambu (clique aqui)
6. Utensílios de chef de cozinha: aro modelador
Ótimo para montar um prato bonito, com ele você pode modelar o arroz ou o hambúrguer, definir o formato do ovo na frigideira, cortar massa para fazer biscoitos ou tortinhas e tudo mais que você quiser.
Existe também um tipo de aro para usar sobre a frigideira para deixar o ovo frito bem redondinho.
- Conjunto de aros (clique aqui)
- Molde para ovo frito (clique aqui)
7. Ralador de cítricos ou zester
Esse tipo de ralador é perfeito para ralar a casca do limão ou de outra fruta cítrica, sem que atinja a parte branca, porque é amarga.
Esse ralador, contudo, também pode ser usado para ralar especiarias, queijo ou chocolate, por exemplo.
Existem modelos de zester em que a casca dos cítricos sai em tirinhas, veja abaixo:
- Ralador de cítricos (clique aqui)
- Zester (clique aqui)
- Raspador de cítricos (clique aqui) – modelo que tira a casca dos cítricos em tiras.
8. Utensílios de chef de cozinha: timer de cozinha
O timer de cozinha serve para você não deixar o bolo queimar nem sua carne ou seu ovo passar do ponto!
Coloque o tempo necessário no timer e ele despertará no horário programado. Enquanto isso, você pode ficar tranquilo, ir deitar no sofá, assistir televisão, acessar o blog…
- Timer de cozinha Porquinho (clique aqui)
- Modelo Ovo de Plástico (clique aqui)
9. Espremedor Manual
Baratinho, simples e funcional, um espremedor de cítricos manual é perfeito quando a receita pede só um pouco de suco de limão ou laranja, por exemplo.
E depois não sobra aquele monte de peças para lavar. Alguns modelos retêm também os caroços.
- Espremedor de frutas manual (clique aqui)
- Modelo com reservatório (clique aqui)
10. Utensílio de todo chef de cozinha: mandolin
O mandolin serve para fatiar alimentos de maneira uniforme e mais rápida do que usando uma faca.
Mas cuidado com seus dedos, quando o alimento estiver próximo do fim utilize a capinha protetora.
As versões de aço inox são mais profissionais e duram mais, mas as de plástico também funcionam muito bem.
- Fatiador de legumes (clique aqui).
- Mandolin (clique aqui).
- Fatiador Mandolin (clique aqui).
11. Utensílios de chef de cozinha: balança de cozinha
Sabe quando a receita não vem em medidas caseiras mas sim em gramas?
Então, a balança de cozinha serve para você pesar os ingredientes para aquelas receitas que não estão em medidas caseiras. Existem modelos digitais e analógicos.
Para a confeitaria são absolutamente essenciais.
- Balança de cozinha eletrônica (clique aqui).
- Modelo eletrônico de balança de cozinha (clique aqui).
12. Passe-vite
Equipamento utilizado para fazer purês, cremes e molhos em pequenas quantidades. Ótimo para separar cascas e sementes. Confere uma textura de chef ao seu purê de batatas.
Processador manual de legumes (clique aqui).
13. Chinois ou chinoy: a super peneira do chef
Já o chinois (pronuncia-se chinoá) é um tipo de peneira metálica com formato de cone que serve para coar molhos e caldos. Clique aqui nesse link.

14. Seja um chef! Tenha ramequins
Por último o ramequin (pronuncia-se ramecã), que é um potinho de cerâmica com vincos. Muito versátil serve para fazer porções individuais de receitas que vão ao forno, como o soufflé, por exemplo.
Também pode ser usado para fazer mousse e pudim. Fica lindinho!

Resumindo, brincar de chef é coisa para gente grande!
Já está equipada? Então, coloque o seu avental e mãos a massa!!