fbpx
Almanaque da Mulher

Utensílios para brincar de chef

Tem gente que leva as brincadeiras a sério! É o famoso “se não sabe brincar, não desce pro play!” (em bom carioquês). Se você costuma se dedicar para preparar pratos sofisticados e adora dar um charme gourmet à sua cozinha, não deixe de ler esse post para conhecer vários utensílios para brincar sério de chef.

Como já havia comentado no post em que eu listei os utensílios que eu considero indispensáveis na cozinha (que você pode ler clicando aqui), é muito mais difícil, demorado e frustrante fazer qualquer preparação, por mais simples que seja, sem ter nas mãos as ferramentas necessárias.

Se você costuma assistir programas de receitas, já deve ter reparado que para produzir aqueles pratos elaborados, os chefs de cozinha usam vários tipos de utensílios diferentes daqueles encontrados em uma cozinha normal de casa. E ou não é?

Então, se você gosta de cozinhar e quer se especializar na produção de preparações dignas de uma cozinheira profissional, recomendo que você dê uma olhada nos utensílios abaixo:


Utensílios para brincar sério de chef

1. Batedor de arame ou fouet

Ao contrário do que muitos pensam o fouet (pronuncia-se “fuê”) não serve apenas para bater claras em neve, ele também é usado pelos chefs para fazer chantilly, purê de batatas, bolos, molhos, soufflés, mousses, omeletes, panquecas, caldas e emulsões como a maionese.

O fouet funciona bem melhor que uma colher, pois além de misturar os ingredientes por igual e mais rapidamente, evitando a formação de grumos, ainda dá leveza às mais variadas preparações, pois incorpora ar.

Ao agregar ar, a mistura  aumenta de volume e fica mais leve e com outra textura. Até um simples brigadeiro feito com o batedor de arame fica mais cremoso e brilhante, e a gente já fica com postura de chef.

O fouet também é bom para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar e fermento, ajudando a quebrar aquelas pelotas.

Dicas na hora de comprar seu fouet:

  • Quanto ao material – os de aço inox são mais duráveis, já os de silicone e plásticos são mais frágeis, mas têm a vantagem de não riscar panelas de teflon e outras superfícies antiaderentes. Então, o ideal é ter os dois tipos e de preferência em diversos tamanhos, para poder misturar receitas mais volumosas ou pequenas porções em recipientes menores.
  • Número de fios do seu fouet – outra característica para levar em consideração na hora da compra. Quanto maior o número de fios, mais ar ele irá incorporar na receita, resultando em maior leveza e volume. Já nas misturas mais grossas e cremosas, a grande quantidade de fios atrapalha, pois a mistura vai ficar toda retida dentro dele. Então nesse caso, é melhor o fouet com menos fios. Utensílios para brincar de chef
  1. Fouet grande em aço inox (aqui tem).
  2. Fouet grande com cabo de plástico (veja aqui) 



2. Pilão

O pilão é um utensílio multiuso, ele amassa, tritura, macera e mistura os mais variados ingredientes. Ele serve para fazer molho pesto, para preparar uma pastinha de alho e sal para temperar, para pulverizar ervas, para macerar especiarias e para triturar oleaginosas como castanhas e nozes.

O pilão é encontrado para vender em diferentes materiais como mármore, pedra sabão, porcelana, cerâmica, bambu e aço inox. Só evite os de madeira, pois não são higiênicos, já que a madeira absorve os alimentos e por isso, você nunca vai conseguir limpá-lo completamente.

Utensílios para brincar de chef

  1. Pilão com mortar (encontre aqui)
  2. Pilão e mortar em bambu (ache aqui)

3. Frigideira pesada com cabo de metal

As frigideiras com cabo de metal são muito úteis, pois dá para levar as preparações do fogão direto para o forno. Servem também para grelhar, fazer tortas, risotos, etc.

Esse tipo de frigideira normalmente também são mais pesadas e conduzem melhor o calor, especialmente as de fundo triplo. Não são, contudo, as mais indicadas para saltear alimentos, a não ser que você queira fazer musculação ao mesmo tempo em que cozinha.

Um verdadeiro clássico da cozinha profissional é a frigideira de ferro fundido. E como você quer ser chef, nem que seja por algumas horas, precisa adquirir uma para te ajudar na preparação de bifes suculentos.



A frigideira de ferro fundido ou bistequeira retém a temperatura por mais tempo e conduz o calor ainda melhor do que as de aço inoxidável ou alumínio. No entanto, assar carnes com panelas sem revestimento requer alguma prática, de modo a não deixar a preparação queimar.

Ah, infelizmente as frigideiras mais pesadas não são baratas. As que tem revestimento antiaderente com o tempo precisam ser substituídas, já as todas em inox são para a vida toda.

Utensílios para brincar de chef

Utensílios para brincar de chef

  1. Frigideira com fundo antiaderente (aqui tem)
  2. Frigideira Professional (encontre aqui)
  3. Frigideira profissional grande (aqui tem)
  4. Bistequeira (veja aqui)



4. Forma de aro removível ou fundo falso

Esse tipo de forma é indispensável para quem gosta de assar tortas salgadas ou doces. Ela garante que você consiga desenformar a torta sem o perigo de quebrar.

As formas com as bordas mais baixinhas normalmente são usadas para fazer tortas de frutas, já as com as bordas mais altas são recomendadas para as tortas salgadas ou quiches.

  1. Forma de aro removível 22 cm (encontre aqui)
  2. Conjunto de formas com aro removível incluindo a de formato de coração (aqui)
  3. Forma de aro removível quadrada (ache aqui)
  4. Forma de fundo removível com borda baixa (aqui tem)

Almanaque da Mulher

 

Almanaque da Mulher

5. Utensílios que todo chef tem: um moedor de pimenta ou sal

O sabor da pimenta moída na hora é bem diferente daquele da pimenta já pulverizada. A pimenta moída já perdeu todos os óleos voláteis que dão o sabor e aroma característicos. Já aquela que você mói só na hora do preparo, transfere para o seu prato todo o seu sabor e perfume.

Os amantes de pimenta podem ter mais de um moedor, de cores diferentes, para conterem suas pimentinhas variadas. Existem também versões de moedores que permitem regular a granulometria, proporcionando diferentes resultados.

Você também pode comprar um moedor para moer sal, mas nesse caso, como o sal acumula mais umidade, é melhor que o mecanismo de moedor seja de plástico ou acrílico, senão pode enferrujar. Para moer o sal eu recomendo que você compre no supermercado mesmo um moedor com mecanismo de plástico que já vem com o sal. Depois que acabar o produto você pode ir completando com o sal que você comprar por quilograma. Fica muito mais barato.

Almanaque da Mulher

  1. Moedor de pimenta em inox (veja aqui)
  2. Moedor a pilha (aqui tem)
  3. Moedor de pimenta em bambu (link aqui)

6. Aro modelador

Ótimo para montar um prato bonito, com ele você pode modelar o arroz ou o hambúrguer, definir o formato do ovo na frigideira, cortar massa para fazer biscoitos ou tortinhas e tudo mais que você quiser.

Almanaque da Mulher

  1. Conjunto de aros (aqui tem)
  2. Forma para ovo frito – vários modelos (veja aqui)

7. Ralador de cítricos ou zester

Esse tipo de ralador é perfeito para ralar a casca do limão ou de outra fruta cítrica, sem que atinja a parte branca, que é amarga. E pode ser usado também para ralar especiarias, queijo ou chocolate. Existem modelos de zester em que a casca dos cítricos sai em tirinhas, veja abaixo:

Almanaque da Mulher

  1. Ralador de cítricos (ache aqui)
  2. Ralador de cítricos Zester (veja aqui)
  3. Raspador de cítricos (encontre aqui) – modelo que tira a casca dos cítricos em tiras)



8. Timer de cozinha

O timer de cozinha serve para você não deixar o bolo queimar nem sua carne ou seu ovo passar do ponto! Coloque o tempo necessário no timer e ele despertará no horário programado. Enquanto isso você pode ficar tranquilo, ir deitar no sofá, assistir televisão, acessar o blog…

Almanaque da Mulher

  1. Timer de cozinha Porquinho (veja aqui)
  2. Timer Ovo de Plástico (aqui tem

9. Espremedor Manual

Baratinho, simples e funcional. Perfeito quando a receita pede só um pouco de suco de limão ou laranja. Alguns modelos retêm também os caroços. E depois não sobra aquele monte de peças para lavar.

Almanaque da Mulher

Almanaque da Mulher

  1. Espremedor de frutas manual (veja aqui)
  2. Espremedor com reservatório (aqui)

10. Utensílio de todo chef de cozinha: mandoline

O mandoline serve para fatiar alimentos de maneira uniforme e mais rápida que usando a faca. Mas cuidado com seus dedos, quando o alimento estiver próximo do fim utilize a capinha protetora. As versões de aço inox são mais profissionais e duram mais, mas as de plástico também funcionam muito bem.

Utensílios que todo chef de cozinha deve ter.

  1. Fatiador de legumes (veja aqui)
  2. Mandoline (aqui tem)
  3. Fatiador Mandoline (link aqui)

11. Balança de cozinha

Sabe quando a receita não vem em medidas caseiras, mas em gramas? Então, a balança de cozinha serve para você pesar os ingredientes para aquelas receitas que não estão em medidas caseiras. Existem modelos digitais e analógicos. Para a confeitaria são essenciais.

Utensílios que todo chef de cozinha deve ter.

  1. Balança de cozinha (veja aqui)
  2. Balança de cozinha (link aqui)



12. Passe-vite

Equipamento utilizado para fazer purês, cremes e molhos em pequenas quantidades. Ótimo para separar cascas e sementes. Confere uma textura de chef ao seu purê de batatas.

Utensílios que todo candidato a chef de cozinha deve ter.

Processador manual de legumes (encontre aqui)



13. Chinois ou chinoy: a super peneira do chef

O chinois (pronuncia-se chinoá) é um tipo de peneira metálica com formato de cone que serve para coar molhos e caldos. Pode ser encontrado em diversos tamanhos.

Utensílios que todo candidato a chef deve ter na sua cozinha.

Peneira cônica (encontre aqui)

14. Seja um chef! Tenha ramequins

O ramequin (pronuncia-se ramecã) é um potinho de cerâmica com vincos. Muito versátil serve para fazer porções individuais de receitas que vão ao forno, como o soufflé, por exemplo. Também pode ser usado para fazer mousse e pudim. Fica lindinho!utensílios para brincar de chef.

Ramequin (aqui tem)

Já está equipada? Então, coloque o seu avental e mãos a massa!!



 

2 comentários em “Utensílios para brincar de chef”

  1. Pingback: Cozinha planejada: dicas de decoração e 22 ideias de projetos

  2. Pingback: Trocas inteligentes de alimentos, trocas por alimentos mais saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *