Se no passado ansiávamos pelo futuro, agora que o futuro chegou, não tiramos nossos olhos do passado. A prova é que a decoração com pegada antiguinha está super em alta. Mas esse tipo de decoração se chama vintage ou retrô? Essas palavras são sinônimos ou significam coisas diferentes? Fique tranquila, nesse post eu te explico tudo. Confira a seguir.
É vintage ou retrô?
É muito comum a confusão entre os termos vintage e retrô. Assim, é super fácil encontrar coisas retrô sendo chamadas de vintage e vice-versa.
Mas uma peça vintage é realmente de décadas passadas. É, portanto, um item de qualidade, que resistiu ao tempo e chegou até os nossos dias.
Por serem originais de décadas passadas, muitas vezes são caras, pois são raridade ou mesmo peças únicas.
Peças vintage são, portanto, encontradas em antiquários, brechós e feiras de antiguidades. Você também pode conseguir de herança, doação ou compra direta.
Mas vintage também não é a mesma coisa que antiguidade. Um item é considerado antiguidade quando foi produzido há mais de 100 anos. Já vintage é tudo o que tem pelo menos 20 anos, porém menos de 100.
Por outro lado, as peças retrô são novinhas em folha, mas inspiradas em décadas passadas. E como não são consideradas raridades, elas têm, em geral, um preço muito mais convidativo.
Vintage e retrô na decoração: como usar
Com o aumento da consciência ecológica e a busca por artigos de decoração mais antigos pela qualidade, design e preço, a tendência vintage entrou na moda.
Com ela surgiu o estilo retrô, que busca fazer uma reinterpretação das peças antigas, mas com uma nova roupagem.
Assim, usar peças vintage dá logo uma sensação de aconchego e, ao mesmo tempo, muita personalidade ao espaço. Isso graças a possibilidade de fazer combinações únicas.
Você pode ter alguns móveis super modernos, mas ao acrescentar uma cadeira, um espelho, um buffet antigo ou mesmo uma peça retrô, você cria uma proposta nova, e a peça acaba se tornando um ponto focal daquele ambiente.
A combinação de peças retrô e vintage também é válida.
Eu, particularmente, acho bacana é incorporar as tendências vintage e retrô na decoração que você já tem, trazendo um perfume do passado.
Na sala da minha casa, por exemplo, tenho uma cristaleira com cara de antiguinha, que já me acompanha há mais de 25 anos.
Comprei nova na época, em uma loja de móveis, mas me apaixonei pelo ar retrô da peça. O mais legal é que agora já posso considera-la uma peça vintage. kkkkkkk
O uso de peças vintage na decoração tem ainda um aspecto muito positivo para o meio ambiente.
Por que descartar peças antigas, mas ainda funcionais, muitas feitas com materiais de muita qualidade, como madeiras de lei, metais nobres e trabalhos manuais?
Talvez você precise fazer uma limpeza bem caprichada, uma pintura ou algum reparo, mas terá uma peça linda, exclusiva e muito valorizada.
Itens presentes em uma decoração retrô/vintage
Então, se você quer incluir um pouco do charme do passado na sua casa procure por:
- Móveis com pés palito
- Eletrodomésticos com cores candy
- Uso das cores primárias
- Eletrodomésticos com linhas arredondadas
- Estofados com capitonê
- Ladrilhos hidráulicos
- Cores intensas nas paredes e móveis
- Móveis e objetos com aplicações de palhinhas
- Peças de madeira com entalhes
- Estampas com padrões geométricos
- Lâmpadas que aparecem ser de filamento
- Uso de eletroeletrônicos antigos como objetos decorativos
Confira a tendência nos ambientes decorados
Não podia faltar vários ambientes decorados com essa tendência para você conferir, claro!
Para mais ideias de decoração clique aqui.
Siga o Almanaque da Mulher no Pinterest para muitas outras inspirações.