fbpx
Produtividade: 13 passos para aumentá-la sem abrir mão da qualidade de vida.

Como aumentar sua produtividade em 13 passos

São tantas as nossas metas e atribuições diárias, que é difícil chegar ao final do dia, com a sensação de dever cumprido. São demandas pessoais, familiares, profissionais, dos amigos e da casa que nos fazem correr o dia inteiro de um lado para o outro. No final do dia, não raro, estamos exaustas e muitas vezes frustradas, pois não conseguimos produzir tudo o que gostaríamos. Mas será que não estamos perdendo tempo executando tarefas desnecessárias? Será que estamos gastando energia no que realmente vale a pena? Será que o nosso problema não é falta de organização que resulta em uma rotina caótica? Como aumentar a nossa produtividade, atingir os nossos objetivos, mas com equilíbrio e sem abrir mão da nossa qualidade de vida e das relações interpessoais? Aqui nesse post eu te apresento 13 passos simples e bem práticos para te ajudar nessa jornada. Espero muito que seja útil para você.

Mas afinal o que é produtividade

Antes de falar sobre os passos para se tornar mais produtiva, acho importante conceituar o que é produtividade. Em poucas palavras, produtividade é produzir mais com menos, mas mantendo a qualidade. Como transpor esse conceito para as nossas vidas?

Antes de qualquer coisa é necessário parar, respirar fundo e se ocupar com uma coisa por vez. Eu sei que existe aquela ideia de que nós mulheres somos multitarefas. Na realidade podemos até ser, mas será que há necessidade de fazer “tudo ao mesmo tempo e agora”? De que adianta fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, se você na realidade não aproveita nada verdadeiramente? Está aqui mas com a cabeça ali.

Será que estamos nos realizando enquanto cumprimos as nossas tarefas? Ou será que estamos apenas existindo e correndo de uma atividade para outra sem aproveitar nada pelo caminho? Já fiz muitas perguntas, mas considero que são essenciais para uma auto avaliação que permitirá fazer mudanças consistentes.

Como ser mais produtiva e ter mais satisfação

Abaixo listei alguns passos que ajudam, na prática, a termos uma vida mais produtiva, mas com qualidade e equilíbrio. Temos que olhar nossa vida como um todo, procurando distribuir nossa atenção e nossa energia da melhor forma possível. Assim, são 13 os passos para se ter um dia a dia mais produtivo e que contemplam tanto a vida pessoal, quanto a profissional.

1) Comece no dia anterior

Quando terminar as suas atividades, reserve 10 minutinhos para planejar o dia seguinte. Comece listando todas as tarefas que você precisa ou deseja cumprir. Em seguida, defina o que é urgente e o que pode ser feito depois, caso sobre algum tempo.

Mas deixe algum tempo livre para o caso de haver algum imprevisto. Não tem jeito, eles são muito mais frequentes do que a gente gostaria.

Ao tirar as preocupações da sua cabeça para o papel sua mente fica mais livre, leve e solta para se concentrar no que realmente é necessário no momento. Anotar suas tarefas acalma os pensamentos acelerados e as preocupações que roubam um tempo precioso das nossas vidas. A energia dispendida pelo pensamento tentando lembrar de todas as obrigações que precisam ser cumpridas é muito maior do que a gasta para executá-las de fato.

E no dia seguinte, a sensação de dever cumprido toda a vez que você risca um item da lista, por já ter realizado a tarefa, é recompensador.

Como aumentar a produtividade

2) Procure dormir bem

Para conseguir ter um sono reparador, procure deitar sempre no mesmo horário e determine também uma hora certa para acordar todos os dias. Programe no mínimo 7 horas de sono diariamente.

Antes de dormir procure relaxar lendo um livro agradável ou meditandoEvite ficar mexendo no celular imediatamente antes de dormir. Está comprovado, a luz azul emitida pelo aparelho dificulta a chegada do sono, pois interfere na produção do hormônio melatonina. Veja mais informações sobre como ter um sono reparador clicando aqui. Por isso, tenho preferido ler livros de papel mesmo.

Faça sua refeição da noite o mais cedo possível, pois para o cérebro relaxar de fato, ele não pode estar ainda envolvido no controle das fases do processo digestivo. Pesquisas têm indicado que deve-se jantar no máximo às 19 h. Assim, quando deitamos, a digestão já está no final e conseguimos chegar ao sono profundo e reparador no período certo.

3) Faça sua cama

Gaste um minutinho pela manhã para arrumar a sua cama. Se a cama está organizada, seu quarto estará também, já que ela ocupa a maior parte do cômodo. Além disso, a sensação de organização traz paz e melhora nosso estado de espírito.

4) Se arrume, invista um tempinho na sua aparência

Se você não consegue pensar no que vestir logo de manhã, então, se acostume a separar o que vai vestir na noite anterior. Antes de escolher sua roupa, dê uma olhada em um aplicativo de clima para saber a previsão do tempo. Assim, menores são as chances de você ser prega desprevenida.

Para facilitar esse processo diário de escolha das roupas e acessórios que você irá vestir, trabalhe para ter um armário organizado. De que adianta um armário cheio de roupas que não servem, não vestem bem, que estão sujas, manchadas ou amarrotadas.

Se estiver com falta de espaço para organizar as suas roupas, dê uma olhada em como montar um guarda-roupa sazonal.

Lembre-se: se sentir bonita aumenta sua autoestima e, consequentemente, sua a autoconfiança, que melhora o desempenho nas suas tarefas.

5) Faça pausas durante o trabalho ou estudo

Estudos indicam que nossa produtividade e criatividade aumentam quando fazemos intervalos de 20 minutos a cada 90 minutos de trabalho. Aproveite esse tempinho para esticar as pernas, tomar um cafezinho e interagir com os amigos, colegas de trabalho, ou se você trabalhar de casa, com seus familiares e bichinhos de estimação.

6) Alimente-se bem

Procure por alimentos que sejam realmente nutritivos. Aqui a dica é descasque mais e desembale menos. Se tem um lugar que você não pode deixar de ir para comprar a maior parte dos seus alimentos é a feira ou então o hortifrúti. Para ter sempre alimentos frescos em casa não tem jeito, tem que fazer compras pelo menos duas vezes por semana.

7) Inclua uma atividade física na sua rotina

Pesquisas já comprovaram que basta 30 minutos diários para sair do sedentarismo. Busque alguma atividade que te faça feliz como caminhar, correr, dançar ou nadar. Procure também fazer uma atividade que envolva o levantamento de peso, pois preserva a massa muscular que normalmente começamos a perder a partir dos 35 anos de idade. Se só tiver tempo de fazer um tipo de atividade, escolha a musculação.

8) Evite a armadilha de ser multitarefa

Isso eu já comentei no início desse post, mas como é de extrema importância, vou me repetir. É comum as pessoas acharem que precisam fazer várias coisas ao mesmo tempo para serem mais produtivas, mas isso é um grande engano.

Procure fazer uma atividade por vez. Falar ao telefone, ler um texto, responder a um email, analisar uma planilha, tudo ao mesmo tempo e agora só causa distração e sobrecarrega o cérebro.

A pior coisa para quem deseja se sentir produtiva é o retrabalho. Fazer tudo ao mesmo tempo muitas vezes resulta em um trabalho malfeito e que, por isso, precisa ser refeito. É tempo perdido! É pouca produtividade e baixa satisfação geral.

Priorize as tarefas mais importantes e se concentre no que você está fazendo. Assim, você acabará naturalmente fazendo as coisas mais rápido e com melhor qualidade. Recomendo muito a leitura desses 3 livros: esse, esse e esse.

Produtividade: 13 passos para aumentá-la sem abrir mão da qualidade de vida.

9) Não seja perfeccionista

“O feito é melhor do que o perfeito”. Se concentre e se esforce para fazer o melhor, mas cuidado com as expectativas irreais que você estabeleceu. Tudo tem o seu tempo. Fique satisfeita por você estar trabalhando e sempre buscando atingir a excelência. Mas saiba que você precisa dar uma tarefa por finalizada para poder iniciar uma nova. O conhecimento adquirido já é seu! Ninguém atinge o topo da escada sem subir degrau por degrau.

10) Cuidado com as distrações

Analise quais são os ladrões de tempo na sua rotina. Reflita sobre os maus hábitos que não te deixam chegar aonde você quer.

Desligue as notificações desnecessárias do seu smartphone que chegam a todo o momento. Desative os alertas do Facebook, grupos de WhatsApp e demais aplicativos que só fazem atrapalhar o seu rendimento.

Se você trabalha em casa, procure um cantinho mais reservado e explique as pessoas para você precisa de sossego e tranquilidade para trabalhar.

Aproveite aqueles minutinhos de pausa recomendados para dar uma conferida nas redes sociais e interagir com as pessoas a sua volta.

11) Aprenda a dizer não

Há coisas que você realmente não precisa fazer. Observe se você não está assumindo tarefas só para agradar alguém ou por medo de dizer não.

12) Atenção ao excesso de horas extras

Fazer horas extras com frequência provoca o efeito inverso, nossa produtividade despenca. É preciso buscar o equilíbrio. O dia tem 24 horas para fazer tudo, então, aprenda a distribuir bem seu tempo comtemplando todas as atividades.

13) Celebre suas conquistas

Estabeleça metas ao longo do dia e se desafie. Mas sempre celebre suas vitórias, por menores que sejam. Isso faz com que seu cérebro envie sinais de recompensa, o que fará com que você busque mais conquistas, evitando a auto sabotagem.

Espero que você ao seguir esses passos consiga aumentar a sua produtividade e o prazer em viver.

Acompanhe o Almanaque da Mulher no Instagram, é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *