Como parar/estacionar carro automático em ladeiras (locais com aclive ou declive)

Penélope charmosa no carroO primeiro post dessa página será sobre carros. Isso mesmo que você leu, carros! Carro não é, em geral, o assunto preferido das mulheres, mas como muitas de nós são também motoristas, é natural que surjam dívidas a respeito desse assunto.

E se você não for mulher, não deixe de ler esse post, pois você pode estar prejudicando o sistema de câmbio do seu carro automático sem querer. Veja como parar ou estacionar seu carro automático em ladeiras.

É a primeira vez que eu tenho um carro automático. E apesar de ser muito mais fácil dirigir um carro assim, existem particularidades que precisamos aprender.

Então, na concessionária quando você vai retirar o carro, normalmente eles te dão uma pequena aula sobre o funcionamento do veículo. Em alguma parte desse treinamento fui informada sobre como eu deveria agir em relação ao câmbio no momento de estacionar o carro. O técnico me informou que assim que eu estacionasse o carro deveria colocar a alavanca do câmbio automático na posição P (Park), puxar o freio de mão e depois era só desligar o carro.

Pois bem, algum tempo atrás, precisei estacionar em uma ladeira e quando fui sair com o carro, percebi que ele deu o maior tranco. Além disso, para conseguir mexer a alavanca precisei fazer muito mais esforço que o normal. Achei bem estranho, pois até então, o carro nunca tinha feito isso.

Chegando em casa, fui pesquisar e descobri que no caso de parar ou estacionar em ladeiras, é necessário seguir uma sequência diferente de passos. Essa sequência serve para proteger a caixa de marchas. Ao não segui-la, o peso do carro fica todo sobre o mecanismo do câmbio e não sobre o freio de mão, como é o adequado.

Se depois de estacionar, você colocar a alavanca de câmbio direto na posição P, estará prejudicando todo o mecanismo do câmbio. Nesse caso, a caixa de marcha tende a sofrer um desgaste maior, reduzindo seu tempo de vida útil. Muito manobrista não sabe disso!

 

Sequência correta para parar/estacionar carro automático em ladeiras

Enfim, em caso de ladeira (aclive ou declive), estando o carro de ré ou de frente, a sequência deve ser a seguinte:

1º- Assim que o veículo estiver parado mantenha o pé no freio.

2º – Coloque a alavanca do câmbio na posição N (neutral).

3º – Puxe o freio de mão até o topo.

4º – Tire o pé do freio. A partir desse momento todo o peso no carro ficará sobre o sistema de freios.

5º – E só então coloque a alavanca do câmbio na posição P.

Carro automático em ladeiras

 

Na hora de sair, sempre ligar o carro com o pé no freio, soltar o freio de mão e colocar a alavanca na posição D (ou R) para sair com o carro.

Depois que eu segui essa nova sequência, o carro não deu mais nenhum tranco na hora de sair e ficou fácil engatar a marcha na posição D. Sigo esse esquema sempre, mesmo estacionando em terreno plano.

Se você não segue ainda essa sequência, experimente e me conte o que você achou.



Prepare seu carro para a viagem e evite ficar na mão. Clique aqui para ler o post.

25 comentários em “Como parar/estacionar carro automático em ladeiras (locais com aclive ou declive)”

  1. Perfeito. Comprei meu carro automático e faço exatamente essa sequencia, seja terreno plano ou inclinado. Pesquisei muito sobre cambio automático e devemos ter o máximo de cuidado com ele, pois, é a segunda peça mais cara do carro. Parabéns pela dica.

    1. Olá, Diego! Se o seu sistema de freios estiver funcionando em plenas condições, não há necessidade de virar as rodas nem para dentro, nem para fora. Mas se você prefere fazer isso para se sentir mais seguro, você deve virar as rodas em direção ao meio-fio ou calçada, se ela tiver um aclive em relação a pista de rodagem. Na eventualidade do carro não ser seguro pelo sistema de freios, a próprio “degrau” da calçada seguraria o carro.
      Espero ter ajudado. Se alguém quiser comentar alguma coisa, fiquem a vontade.

  2. Bom dia. Tenho um Honda HRV automático e moro numa ladeira muito íngreme. Às vezes para sair eu tenho que dar ré (quando tem carro estacionado na minha frente) e a ré simplesmente nao funciona “ladeira acima”. Eu posso acelerar com toda força na ré que o carro nao sobe. Parece sempre que está no neutro.Já tive que cancelar vários compromissos por não consegui sair com o carro do lugar. Em todas as vezes que levei na concessionária na Honada me falaram que o carro não tem problema nenhum e que não sabem dizer por que isso ocorre. O carro tem 2 anos e isso até agora não foi resolvido. Obs: se eu colocar no D e deixar o carro cair um pouco, aí sim a ré funciona depois (na maioria das vezes), mas as vezes não tenho espaço suficiente na minha frente pra deixar o carro cair sem bater no outro. Podem me dar alguma ajuda? Muito obrigada.

    1. Bom dia, Carolina! Fiquei com uma dúvida: quando você estaciona seu carro, você tem seguido que sequência de movimentos antes de desligar o carro? Você segue a sequência que eu sugeri no post? Talvez, você esteja desligando o carro e puxando o freio de mão antes de colocar o câmbio no neutro. Assim, quando você liga o carro para sair no dia seguinte e tenta colocar o câmbio em R, ele “não aceita”. Talvez o mecanismo do câmbio ainda esteja em D, pois você só colocou em P depois de desligar o veículo. Não sei se consegui me fazer entender. Então, preste atenção na sua sequência de movimentos. Tente antes de desligar o carro colocar o câmbio no N e só então puxar o freio de mão, colocar em P e só depois desligar o veículo. Volte aqui para me contar se deu certo! 😉

  3. Patrício Inácio

    Bom dia!
    Estou pesquisando para comprar um carro com câmbio automático, li muito sobre a facilidade de arranque em subidas sem o carro voltar, mas fiz um test drive em um onix e o carro voltou, ao questionar o vendedor ele disse que era normal o carro voltar depois de 3 segundos mas o carro nao segurou nem um segundo e ele disse q nao entendeu o porque, um outro vendedor da fiat disse que era pq o onix não tem a mesma tecnologia do argo por isso voltava mas o argo não votaria e tirando isso somente um carro da honda teria uma tecnologia melhor q segurava 12 segundos. Estou procurando na internet a respeito e vejo pessoas falando que voltam e outras falam que não voltam. Alguém pode me esclarecer por favor?

    1. Olá, Patrício! Carro com câmbio automático não “morre” e praticamente não volta em subidas. Digo praticamente porque é normal que o carro, às vezes, desça um pouquinho, depois ele segura normalmente. De qualquer forma, sempre que você tiver em uma situação de aclive com o carro parado, você deve segurá-lo no freio, mesmo estando com o câmbio no D (Drive). Caso contrário, você estará forçando o mecanismo do carro, segurando todo o peso no câmbio. Na hora do arranque, tire o pé do freio e comece a acelerar lentamente. Espero ter ajudado. 😉

    1. Oi, André! Desculpa a demora na resposta. Seu comentário foi para a pasta de spams não sei porquê. O “-” indica a possibilidade de você reduzir a marcha manualmente, enquanto o “+” permite que você passe para uma marcha mais alta. Eu uso o “-“, por exemplo, quando preciso reduzir a velocidade em uma subida, mudando a marcha rapidamente para uma de mais força, ou seja, o carro está na 3a, então passo para a 2a. A mudança automática das marchas as vezes demora um pouco para acontecer e o carro perde força, para evitar isso você pode usar o câmbio manualmente. Também reduzo a marcha manualmente quando preciso frear o carro para passar por sobre uma lombada em declive. Isso ajuda a reduzir a velocidade do carro, diminuindo o impacto sobre os freios. Você acompanha as mudanças manuais das marchas observando o painel do carro.

  4. FELIPE SILVA DE OLIVEIRA

    Tive este problema no final de semana (22/04/2017), passamos o feriado em uma cidade com muitas ladeiras. Este é meu primeiro veículo CVT e na Concessionária não me orientaram sobre este procedimento. Estranhei muito quando o câmbio quase que travou e tive que forçar muito para sair do P e colocar em D.
    Post muitissimo esclarecedor. Muito Obrigado!!!

    1. Olá, Janiel! Acredito que você esteja falando de câmbio automatizado e não do câmbio automático. Infelizmente, eu não tenho conhecimento sobre o câmbio automatizado para te informar com certeza, mas acredito que na hora de estacionar você deva deixar o carro na posição de marcha, pois na posição N o carro estará sendo contido apenas pelo freio de mão, o que pode não ser muito seguro. Dê uma lida no manual do carro ou pergunte na concessionária para ter uma informação mais precisa. Desculpe não poder te ajudar. Abraços!

      1. Boa tarde amigo,respondendo suas dúvidas e tentando ser o mais exclarecido possível ,tive um Fiat Linea 2013 automatizado e posso lhe garantir fiquei com ele no período de 3 anos e não tive problema com nada ,por sinal um ótimo carro ,enfim especificamente neste caso do automatizado ,poucas pessoas conhece seu funcionamento e por desconhecerem acabam falando “asneiras”ou seja,procedimento : Primeiro pisa no freio coloca em “N”e aciona a chave de ingnicao ,feito isso ,você terá a opção de colocar no modo “automatizado”,ou na posição manual,ressaltando que essas opções vc terá na alavanca ,dando um simples toque na alavanca a esquerda e com certeza aparecerá no painel “1 aut” ,ou apenas “1”,que seria no modo manual com opção no câmbio para as trocas,e a “1aut”seria o funcionamento automatizado ,quanto a forma de parar o veículo procede da seguinte forma ,o veículo está no modo automatizado e segue se ,,coloca a alavanca em “N”,da um toque na alavanca que aparecerá a opção “1 marcha” no manual ,e ae vc desliga ,pois o carro estará engrenado se caso o freio de estacionamento tiver algum problema ,para sair segue se ,pisa no freio tira da posição “1” coloca em “N” e liga o veículo após essa operação certifique se que não esteja no modo manual ,irá aparecer no painel,da um toque na alavanca a esquerda e aparecerá ,ou 1 marcha no manual ,ou 1 aut,que seria o automatizado ,lembrando que se vc opinar pelo modo manual é você quem fará as transferências de marcha ,espero ter contribuído com o amigo abraço

    1. Olá, Sérgio! Desde que fiz esse post passei a usar esse método também para estacionar sim. Você tem toda razão. Obrigada, por comentar!

      1. Faço isso, (ponho no neutro e depois aciono o freio de mão) mas o freio de mão só trava o carro quando ele tenta “deslizar” pra trás. Quando eu paro em terrenos “inclinados pra frente” o carro desliza ladeira abaixo. Assim, sinto-me forçado a colocar no “P” . Alguém sabe o que pode ser?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *