Como tirar fotos bonitas: 9 dicas para iniciantes na arte da fotografia

Compartilhe!

Registrar aqueles momentos mágicos é uma excelente maneira de fazê-los perdurar pela vida toda. Mas não tem nada mais frustrante do que perceber, quando já não há mais chance de repetir a foto, que ela ficou tremida, escura ou mau enquadrada. Contudo, quando se tem informação, as chances de sucesso são muito maiores. Não importa se você está fotografando com o celular ou com uma câmera, aqui estão 9 dicas de como tirar fotos bonitas para você pôr em prática na próxima oportunidade.



Como tirar fotos melhores

Nos últimos anos passamos a postar cada vez mais fotos na internet. A popularização dos celulares com câmeras e o aumento do uso de redes sociais ampliou a quantidade de fotos tiradas. Agora até as situações cotidianas mais comuns são registradas e publicadas.

Mas mesmo os melhores equipamentos não resultam em boas fotos, caso não sejam aplicadas algumas técnicas e fundamentos da fotografia. Confira abaixo várias dicas de como tirar fotos bonitas.



1. Iluminação

Luz natural sempre que possível

Boas fotos dependem totalmente de uma boa luz. E a melhor luz é sempre a natural. Por isso, procure fazer suas fotos sempre em um local bem iluminado ou, pelo menos se posicione próximo de uma janela.

Existe a hora perfeita para se fotografar. Assim, evite tirar suas fotos em horários próximos ao meio-dia. Nessa hora o sol está batendo de cima para baixo, fazendo sombras indesejáveis. Com a luz do meio-dia nem a Gisele Bündchen fica bonita. Então, os melhores horários para fotografar são logo cedo pela manhã, até no máximo às 11 h e a tarde após as 16 h.

A chamada golden hour (ou “hora de ouro”, em português) acontece no final da tarde, após a 16 h., quando o sol já está se pondo. Esse momento é considerado bom para fotos graças à distribuição de luz mais regular, que reduz a quantidade de sombras.

Equipamentos para fotografar em qualquer luz

Na ausência de luz natural invista em uma boa fonte de luz artificial. Softbox e ring light, por exemplo, são indispensáveis para quem quer fotografar em horário noturno ou em locais com pouca iluminação.

Como tirar fotos bonitas.
LINK para a softbox.
Dicas de como fotografar melhor.
LINK para o ring light.

Outra dica é, caso queira fotografar um objeto ou uma pessoa na contraluz, force o flash, mesmo que esteja de dia. Caso contrário, ficarão escuros. A exceção é se a intenção for fazer uma foto mais artística. Confira abaixo:

Foto escura
Foto escura: precisava de flash.
Foto artística na contraluz
Foto artística na contraluz.

Quando usar o flash

Assim como o flash é indispensável nas fotos a contraluz, este deve ser sempre dispensado quando as pessoas ou objetos estiverem muito próximos. Caso contrário, você terá uma foto muito clara e sem definição.

Mas quando as pessoas ou objetos estiverem muito longe, também não adianta nada usar o flash. Você só vai consumir mais a bateria da seu equipamento.

Foto com flash desnecessário
Foto com flash desnecessário.



2. Distâncias

Mantenha no mínimo 1,5 m de distância do que você vai fotografar. Quando você se aproxima muito, as formas das pessoas e das coisas que você está fotografando ficam distorcidas. A não ser que você esteja usando uma lente apropriada.

Essa dica não vale para as selfies com o celular, mas, nesse caso, procure posicionar o telefone um pouco acima do rosto para afiná-lo. Algumas pessoas preferem suas fotos tiradas com o telefone na mesma altura do rosto. Teste qual das opções é a melhor para você.



3. Zoom

Só use zoom quando realmente houver necessidade. Caso contrário, a chance de obter uma foto tremida é muito grande. Então, ao invés do zoom, use suas pernas para se aproximar de alguém ou de algum objeto que será fotografado.



4. Evite fotos tremidas

Para tirar fotos à noite ou em ambientes muito escuros, procure deixar seu celular apoiado, pois assim, não há chance da foto ficar tremida.

O que é o ISO e para que serve?

Com câmeras, para fotos à noite ou em ambientes muito escuros aumente o ISO. ISO é uma sigla que identifica a sensibilidade do sensor da câmera. Quanto maior o ISO, mais sensível à luz o sensor da câmera está. Praticamente, toda câmera hoje em dia disponibiliza o ajuste manual do ISO, tem que ler no manual do equipamento.

É importante saber que o aumento do ISO compromete a qualidade da foto, causando o chamado “efeito granulado”. Por isso, em boas condições de iluminação, o melhor é não aumentar o ISO. O efeito granulado deixa a foto menos nítida, apresentando pontinhos de cores especialmente nas partes escuras da foto.

Faça testes com o ISO da sua câmera até conhecer qual o limite que você considera aceitável. Em geral, é aconselhável que não se utilize mais do que 50% do recurso de ISO da câmera. Por exemplo, se sua câmera suporta até ISO 3200, utilize no máximo 1600, ideal até 1250. Assim terá pouca perda de nitidez na fotografia.

Como tirar fotos melhores: foto com granulado
Foto com efeito granulado.



5. Como tirar fotos melhores: evitando olhos vermelhos

O uso de flash normalmente é o responsável pelo efeito dos olhos vermelhos nas fotos. Assim, como já comentei, só use flash quando realmente for necessário. Há aplicativos de celulares e máquinas que têm a função de corrigir olhos vermelhos. Mas você também pode evitar a ocorrência de olhos vermelhos em suas fotografias iluminando bem o ambiente.



6. Fotografando crianças e animais

Mantenha a câmera na altura dos olhos da criança ou do animalzinho, assim você não terá uma imagem distorcida. Mas a criança ou bichinho não precisam necessariamente olhar para a câmera para se ter uma foto bacana.

Como tirar fotos bonitas: 7 dicas.
Resultado da foto tirada de cima: cachorro cabeçudo.
Lindeza! Foto tirada na altura da menina.



7. Como tirar fotos melhores: importância do enquadramento

Para garantir um enquadramento perfeito para sua foto, utilize a Regra dos Terços. Ou seja, imagine um jogo da velha sobre a imagem. Os pontos principais da foto deverão ficar onde as linhas se encontram. Geralmente os celulares e câmeras vêm com essa opção, basta acionar que ela mesma coloca essas linhas na tela para você se orientar.

Regra do Terço

Regra do Terço: como tirar fotos melhores


Como tirar fotos melhores

8. Fotografando monumentos ou paisagens

Se for fotografar uma pessoa junto a um monumento ou paisagem, posicione-a de forma que fique mais próxima do celular ou câmera. Caso contrário, a pessoa ficará tão pequenininha que poderia ser qualquer um lá longe. Aí não tem graça, não é mesmo? Assim, o monumento ou paisagem será o pano de fundo. Depois, se quiser dar mais destaque para eles, fotografe também a paisagem ou o monumento sozinhos.



9. Preocupe-se com o cenário

Antes de bater a foto, dê uma olhada ao redor. Observe o que estará aparecendo no fundo da foto. Imagina ter que abrir mão de uma foto linda porque tem alguma imagem comprometedora ou feia no fundo.

Se estiver fotografando alguma coisa, faça composições com outros objetos para enriquecer a imagem que você está criando.

Gostou das dicas de como tirar fotos melhores?

Confira também dicas de moda, beleza e decoração.

Siga o Almanaque da Mulher no Instagram.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima