Home Staging o que é.

Home Staging: venda seu imóvel mais rápido e lucre mais

Compartilhe!

Talvez você já tenha visto o programa Irmãos à Obra, apresentado no canal Discovery, que mostra vários casos de preparação de propriedades para a venda. Trata-se do Home Staging, um conjunto de técnicas largamente utilizado nos EUA para promover uma venda de imóveis mais rápida e lucrativa. Veja aqui nesse post um pouco mais sobre essas técnicas.



O que é o Home Staging

O Home Staging é um conjunto de técnicas de preparação dos imóveis muito utilizado nos EUA. O objeto é fazer a propriedade se destacar no mercado, agilizando assim o processo da venda. Além de permitir uma maior valorização.



Por que o Home Staging é necessário

Você já percebeu que muitas pessoas visitam seu imóvel, mas ao final não efetivam a compra? Por que será que isso acontece? Muitas vezes a impressão do comprador é bem diferente do olhar do proprietário.

O que parece aos olhos do dono da casa itens aconchegantes ou que têm muito significado, para o possível comprador, além de não terem valor algum, podem até influenciá-lo negativamente.



Estudos mostram que uma pessoa leva cerca de 14 segundos para saber se gostou de um imóvel ou não. É cientificamente comprovado que 70% dos fatores que levam à uma decisão de compra são de fundo emocional.

Então, não é difícil entender por que é tão importante que seu imóvel esteja muito bem preparado, desde a entrada, para causar um impacto positivo no comprador em potencial.

Isso vale tanto para a visitação do imóvel quanto para as fotos que serão usadas na divulgação pela Internet.



Como funciona

Para implementar as técnicas, primeiramente levante os pontos positivos do seu imóvel. Estes deverão ser ressaltados. Identifique também os pontos que precisam ser melhorados.

Este levantamento minucioso resulta na observação em detalhes das melhorias necessárias, tanto estruturais quanto em termos de decoração. Pode ser necessário, por exemplo, fazer pequenas obras e consertos.



O objetivo é por a venda um imóvel pronto para morar imediatamente, poupando o cliente em potencial do esforço de ocupar-se de reformas após a compra.

Além disso, deve-se buscar uma despersonalização do imóvel, para que qualquer pessoa se veja morando naquele lugar. Ou seja, deve-se buscar neutralidade, mas sem abrir mão do aconchego.



Como preparar o imóvel

Antes de liberar o imóvel para começar a visitação de possíveis compradores aplique as técnicas do Home Staging.

Para isso cuide, organize e despersonalize a propriedade. Deixe-a agradável e neutra, capaz de encantar públicos diversos e promover uma excelente experiência de visitação.

Seguem algumas dicas práticas de como fazer, tanto para imóveis desocupados como ainda ocupados.

Se quiser se aprofundar na técnica, contudo, a Amazon tem muitos livros sobre o assunto. Mas todos em inglês, se você souber ler no idioma clique aqui e confira.



Home Staging para imóveis desocupados

Obras e consertos

A primeira etapa de preparo do imóvel consiste em fazer todas as obras e consertos necessários.

Então, resolva os vazamentos, troque pisos quebrados e substitua rejuntes encardidos. Se necessário, chame também um marceneiro para dar uma geral nos armários e gavetas.



Pinte todo o imóvel de uma cor neutra e uniforme

Uma parede vermelha ou um cômodo todinho rosa poderiam fazer sentido para sua vida. Porém, é importante entender que nem todos têm os mesmos gostos e necessidades.

Assim, pinte todo o imóvel, paredes e portas, de cores neutras e claras. Deixe que o novo morador faça suas escolhas.

Tire as referências as crianças

Elimine papéis de parede e pinturas que remetam aos pequenos. Afinal, nem todas pessoas têm crianças, podem ou desejam ter filhos.



Limpeza

Não é agradável entrar em uma casa ou apartamento sujos. Por isso faça uma faxina completa e bem caprichada.

Dessa forma, limpe os vidros, a gordura das paredes da cozinha, o limo do box e das pias, os respingos de tinta e a poeira dos móveis. Não esqueça do interior dos armários e gavetas.



Cuide da iluminação

Sempre garanta que todos os cômodos contenham iluminação para que o possível comprador possa visualizar em detalhes todos os ambientes. Mas use lâmpadas amarelas, pois essas produzem sensação de bem-estar e aconchego.

Invista em plantas

Terraços e varandas podem ser ornamentados com plantas bem cuidadas. O sensação de proximidade com a natureza é muito positiva.



Técnicas de Home Staging para imóveis ocupados

Evite polêmicas

Exclua da propriedade qualquer referência a religião, política ou times de futebol.

Libere bancadas, prateleiras e estantes

Diminua ao máximo possível a quantidade de ornamentos, utensílios e eletrodomésticos expostos. O objetivo é diminuir a poluição visual.

Esconda porta-retratos

Retire também dos ambientes todos os porta-retratos com fotos da família. A ideia é que o visitante já se imagine morando.



Decorações temáticas não são bem-vindas

Decorações com temas étnico, oriental, rústico ou vintage, por exemplo, também não são as ideais. São marcantes e nichadas demais e podem afastar compradores mais tradicionais.

Veja também os posts clicando nos links abaixo:
Arrume os armários

Muitas pessoas têm o hábito de abrir as portas dos armários e gavetas para ver como é o móvel por dentro.



Então, aproveite a mudança que está para acontecer e faça uma pré-seleção de tudo. Desapegue daquilo que você não precisa mais. Limpe e reorganize suas coisas.

Bem, é isso por hoje. Se você não leva jeito ou não tem tempo para se dedicar ao Home Staging, busque na Internet por empresas especializadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error:
Rolar para cima