Água micelar

Água micelar: para simplificar sua rotina de beleza

Sucesso na França e no backstage dos desfiles já há alguns anos, opções de água micelar vêm chegando aos poucos ao mercado brasileiro. Mas o que é água micelar? E para que serve? É a mesma coisa que água termal? Não, eu te explico já já neste post.

Água micelar



O que é água micelar

A água ou solução micelar é um produto de cuidado com a pele composto de poucos ingredientes, mas de alta tecnologia.

Sua fórmula combina a água (termal ou floral) com elementos de limpeza solúveis em água e em óleo, além de outros compostos de acordo com a marca do cosmético.

As moléculas desses elementos de limpeza têm a capacidade de se agregarem formando as chamadas micelas, que são estruturas  que agem como ímãs, captando as impurezas e a maquiagem da pele. Funcionam como uma esponja limpando de forma bem suave, sem agredir até as peles mais sensíveis.



Para que serve a água micelar

A água micelar é um produto 2 em 1, perfeito para as peles seca, sensível ou normal. Ou seja, serve como uma solução de limpeza (e demaquilante), mas também como tônico.

A água micelar remove as impurezas sem irritar ou agredir a pele. As fórmulas são isentas de álcool, sabão, corantes e agentes químicos mais agressivos como os parabenos,  e por isso respeitam o equilíbrio fisiológico da pele.

Assim, permite uma rotina de cuidado com a pele bem mais prática. Em vez de limpar, tonificar e hidratar com 3 produtos diferentes, você pode usar apenas 2. Depois de aplicar a água micelar é só partir para o hidratante.

Para peles mistas e oleosas a água micelar pode ser usada como substituto do tônico mais adstringente, para os períodos em que a pele não está tão oleosa, como nos dias frios e secos, por exemplo. Ou pode ser usada para limpeza de uma maquiagem suave.

Como minha pele é mista, tenho usado a água micelar como tônico. A que eu tenho em casa é a Bioderma (LINK). Comprei em uma viagem, mas agora já é possível encontra-la a venda no Brasil.

Quanto a função demaquilante, aviso que a água micelar tem limitações. Não é possível retirar maquiagens a prova d’água com ela. Mas é ótima como demaquilante para peles oleosas, pois ao contrário dos demaquilantes bifásicos, não contém óleo. Eu normalmente uso demaquilante bifásico nos olhos quando uso máscara de cílios a prova d’água e água micelar para retirar o restante da maquiagem do rosto.

Como é um produto suave e hipoalergênico a água micelar pode ser usada no rosto, lábios e olhos.


Modo de usar

Aplique a água micelar sobre um algodão e em seguida passe suavemente sobre a pele do rosto, lábios e olhos. Repita a operação até que o algodão esteja perfeitamente limpo. Não é necessário enxágue.

 

Sugestões de produtos

Gostou da água micelar? Abaixo coloquei várias opções de produtos que você encontra no mercado com as descrições dos fabricantes e os respectivos links:

Água micelar

  1. Sensibio H2O Solução Micellare Demaquilante Bioderma (LINK) – é essa que eu tenho usado. Limpa, acalma, refresca e remove a maquiagem do rosto e olhos de toda a pele, mesmo sensíveis e intolerantes.
  2. Água Micelar de L´Oréal Paris (LINK) – segundo o fabricante foi especialmente desenvolvida para limpar a pele da brasileira. Com uma fórmula livre de oleosidade e alto poder de limpeza e purificação sua fórmula capta e elimina as impurezas e maquiagem como um ímã, revelando uma pele perfeitamente limpa, reequilibrada e suave sem agredi-la.
  3. Água micelar da Marina Smith (LINK) –  limpa sem irritar, hidrata e ajuda a remover a maquiagem. Tem ação regeneradora, protetora e antioxidante. Contém extratos vegetais de pepino, aloe e algas marinhas.
  4. Água micelar da Caudalie (LINK) – remove impurezas, resquícios de maquiagem e oleosidade do rosto devido a uma fórmula que atrai moléculas de sujeira, promovendo uma limpeza profunda de forma suave e conferindo um efeito um efeito revigorante. Update: em nova embalagem.
  5. Normaderm Solution Micellaire Vichy (LINK) – o fabricante diz que é um demaquilante especial para peles oleosas, principalmente as que apresentam acne. Update: em nova embalagem.



2 comentários em “Água micelar: para simplificar sua rotina de beleza”

  1. Pingback: Queridinhos de beleza de sempre, produtos queridinhos, produtos indispensáveis, cabelos, cuidados com a pele

  2. Pingback: Remover o filtro solar e remover o protetor solar com demaquilante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *