Marcia Bruno

Blush: dicas de como escolher e aplicar

Marcia BrunoA palavra blush vem do inglês e quer dizer “ficar corada”, perfeito para descrever esse produto que é responsável por conferir aquele ar de saúde tão cobiçado. Por isso mesmo considero um produto indispensável! Uso diariamente até mesmo para treinar #soudessas! Como passo protetor solar com cor todos os dias para proteger a minha pele e evitar que o melasma escureça, o blush vem para trazer de volta aquela corzinha para o rosto. Mas diante de tanta variedade no mercado, como escolher seu blush para tirar o melhor proveito possível desse produto incrível? Seguem minhas dicas:

 

Tudo sobre blush

O blush pode ser usado em qualquer ocasião e você deve escolher o produto de acordo com a textura, o acabamento e a cor do produto.


 

As texturas do blush

Existem blushes em 3 texturas: em pó, a mais conhecida, em creme ou bastão, cada vez mais usada, e na forma líquida, que pode ser usada nos lábios também.

  • Blush em pó – o mais democrático, é indicado para todos os tipos de pele. Para uma aplicação precisa e sem manchas, o ideal é usar um pincel bem macio e de tamanho médio. A textura em pó ajuda a conter a oleosidade da pele. Em peles normais e secas é importante hidratar sempre a pele para garantir uma fixação melhor do produto.
  • Blush em creme ou bastão – super indicado para peles normais e secas, mas que deve ser evitado por quem tem pele oleosa ou mista. Deve ser aplicado com as pontas dos dedos em batidinhas bem leves sobre as maçãs do rosto para não manchar. A textura cremosa proporciona um rubor mais leve e natural.
  • Blush líquido – com um efeito mais suave e transparente que o das outras texturas, deixa um aspecto ainda mais natural, mas exige mais habilidade na hora da aplicação. Para aplicar sem deixar manchas tem que espalhar bem rápido.

 

Tudo sobre blush

  1. Blush Vult Stick (LINK) em bastão em 4 cores.
  2. Blush Chubby Stick Cheek Balm (LINK) – fácil de aplicar. Em várias cores.
  3. Blush líquido NARS (LINK) – com aplicador incluso.
  4. Blush Chachatint (LINK) – em cor de manga, colore lábios e bochechas.



A cor

Há mil e uma opções de cores, então como escolher a cor ideal? Recomendo que você tenha pelo menos 2 tons de blush no seu kit de maquiagem: um que se assemelhe o máximo possível ao tom do seu rubor natural e o segundo, um blush com tom mais carregado, para uma maquiagem mais imponente. O primeiro deve ser matte (fosco) perfeito para o dia a dia, já o segundo você escolhe, com ou sem brilho, dependendo do seu estilo.

E como você descobre o tom do seu rubor natural? Basta beliscar de leve suas bochechas e procurar uma cor de blush que mais se aproxime desse tom.

Quanto ao segundo tom de blush:

  • Para as peles bem claras, o segundo deve ter um tom mais puxado para o rosa antigo.
  • As mulheres com pele mais bronzeada ou com fundo quente, os tons de pêssego são bem interessantes. Acentuar o dourado também pode ser uma ótima opção, por isso, você pode até mesmo optar por um bronzer (explico melhor depois).
  • Mulheres com pele negra podem usar cores mais densas, que ressaltam na pele, como o vermelho-cereja e o vinho.
  • As orientais podem apostar em um tom de rosa mais escuro e queimado.

Para a segunda opção de blush vale a pena optar por uma versão que tenha um toque de brilho ou cintilância. Esse será perfeito para usar a noite, mas nada impede que você use também de dia, para um efeito de pele mais luminosa.

Outras cores que você pode acrescentar depois a sua gavetinha de maquiagem são o laranja, o pink e o lilás que vão permitir compor uma variação maior de ideias de make. Um bronzer também é super recomendável.

Você também pode misturar as cores dos seus blushes entre si obtendo combinações únicas e personalizadas.

Blush

  1. Blush-up Radiance Una (LINK) – cores variadas com acabamento matte ou cintilante.
  2. Blush Mosaico Vult (LINK) – proporciona acabamento acetinado e natural. Utilizar um pincel para misturar as cores do produto.
  3. Revlon Blush Highlighting Palette Rose Glow (LINK) – essa palette pode ser usada também como sombra.

 

tudo sobre Blush

  1. Galifornia Benefit (LINK) – um rosa dourado  maravilhoso!
  2. Paleta de Blushes Smashbox (LINK) – com blushes e iluminador. Tem em outras cores.
  3. Blush powder Mac (LINK) – em várias cores. Tenho vários! Sou fã!

 

O bronzer

Esse produto pode ser classificado como um tipo de blush, mas devido a sua composição, que mistura pó finalizador e blush, tem um uso diferenciado. O bronzer foi desenvolvido para ser aplicado em uma área maior do que a do blush, para conferir a pele um tom de bronzeado mesmo, daí o nome do produto. Esse produto pode, inclusive, ser usado também no corpo, principalmente na área do colo e ombros para realçar seu bronzeado!

Assim, ao contrário do blush, o pincel para aplicação do bronzer deve ser grande, para um efeito menos concentrado. Se você não quiser investir em um pincel exclusivo para esse fim, use um pincel de pó facial, mas limpe-o antes de voltar a usar no rosto.

O bronzer é para ser aplicado nos locais do rosto que mais rápido se bronzeiam como o as bochechas, o topo do nariz, o alto da testa e o queixo, mas em pinceladas largas. Depois, pode dar uma passada de leve por todo o rosto para conferir ainda mais naturalidade.

Para evitar exageros, use pouco produto no pincel de cada vez, e vá criando camadas para um efeito mais ou menos intenso.

O bronzer é um produto muito útil atualmente, já que a maioria das mulheres usa protetor solar no rosto. Ele então é perfeito para igualar o tom da pele do rosto com a do corpo, em geral sempre mais bronzeado.

Dá para combinar os dois produtos, blush e o bronzer, no mesmo look. O blush você aplica nas maçãs, já o bronzer nos pontos altos do rosto, como nariz, queixo e testa.

bronzer

  1. Perolas Efeito Bronzeado Natura Una (LINK) – efeito bronzer iluminado e cintilante.
  2. Pó Bronzeador Hoola Lite Benefit (LINK) – ideal para peles bem claras.
  3. Bronze Divino Eudora (LINK) 4 em 1: bronze, pó, blush e iluminador para usar tudo junto ou separadamente.



O pincel de blush

Como já mencionei, para a versão em pó, o pincel de blush é essencial. Evite aqueles com cerdas mais duras e retas, pois podem acabar manchando o rosto, ao concentrar o produto em uma pequena área do rosto.

É importante também escolher um pincel que seja adequado ao tamanho do seu rosto. Se você escolher um pincel grande demais, como o pincel para aplicar pó por exemplo, o resultado da aplicação pode ficar exagerado. O blush foi idealizado para ficar mais concentrado nas maçãs do rosto. Se quiser dar uma ideia de pele bronzeada como um todo, opte pelo bronzer.

Os modelos de pincel chanfrados são ainda mais indicados para as iniciantes. O pincel chanfrado é aquele em que as cerdas são cortadas na diagonal.

Pincel de maquiagem

  1. Pincel Real Techniques (LINK)
  2. Pincel de pó e blush Aquarela (LINK) – um dois em um perfeito para ter em casa ou no necessaire.
  3. Pincel de blush e pó Soul (LINK) – em formato chanfrado.

 

Como aplicar

Passe o pincel de leve no blush e tire o excesso de produto sacudindo de leve o pincel, só depois aplique no rosto. Mas apenas encoste o pincel na face, depositando o pó bem de leve, e esfume. Assim, você pode ir construindo camadas, chegando até a intensidade desejada. Mas não se empolgue muito! Senão, vai parecer que você levou uma chinelada nas bochechas! Hahahah!


Se quiser saber sobre meus blushes preferidos clique aqui. Fiz um post só sobre eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *