fbpx
Máscara de cílios ou rímel

Como escolher a máscara de cílios ideal

Cílios destacados embelezam sempre e rejuvenescem o olhar. Já reparou que enquanto você não aplica a máscara de cílios, parece que a sua maquiagem não está bonita?! Existem vários tipos de máscaras de cílios no mercado, cada uma prometendo um efeito. Saiba como tirar o melhor proveito do produto, aprendendo sobre as fórmulas, aplicadores e a forma de aplicar.

Tipos de máscara de cílios

Existem vários tipos de máscaras de cílios: as alongadoras, as curvadoras, as de definição e as de volume. Existem também máscaras que combinam mais de uma função no mesmo produto.

Tem também as máscaras coloridas e aquelas com escovinhas super diferenciadas que promovem resultados incríveis.

O resultado que as máscaras de cílios proporcionam depende da fórmula do produto, do formato do aplicador e também do jeito de passar a máscara nos cílios.

Existem fórmulas que possuem substâncias de tratamento e condicionamento dos cílios, tratando ao mesmo tempo em que embelezam.

Abaixo foi falar um pouco mais sobre cada tipo:

Máscaras de cílios alongadoras

Como o próprio nome já indica, proporcionam o efeito de alongar os cílios. O pincel costuma ser mais fino e as cerdas curtas e espaçadas, capazes de distribuir o produto ao longo de todo pelo. Existem fórmulas que contêm fibras, que quando aplicadas sobre os fios, aderem a eles e ajudam a alongar.

  1. Máscara Urban Decay Troublemaker (LINK)
  2. Máscara para Cílios Sublime Preta Una Lavável (LINK)
  3. Máscara Tracta Alongadora Glamour (LINK)
  4. Máscara para Cílios Clinique High Impact Lash Elevating (LINK)

Máscaras curvadoras de cílios

Para quem tem cílios muito retos, além da máscara de cílios é recomendável usar o curvex imediatamente antes de aplicar a máscara. O curvex serve para curvar os cílios, enquanto a máscara de cílios curvadora mantém e intensifica o novo formato dos pelinhos. Isso graças a secagem rápida da máscara curvadora e ao formato da escovinha, que é arqueado e com as cerdas mais espaçadas.

Curvex

  1. Máscara de Cílios Roller Lash Benefit (LINK)
  2. Máscara Lash Princess Volume Esculpido Essence (LINK)
  3. Máscara Big Lashes Efeito Volume Curvado Essence (LINK)
  4. Curvador de cílios (LINK)

Máscaras de cílios de definição

As máscaras de definição são aquelas que servem para destacar os cílios de forma leve e suave, deixando um acabamento mais natural para a maquiagem. São perfeitas para as mulheres que não gostam de se ver com muita maquiagem, principalmente durante o dia.

As mais adequadas para se obter o efeito de definição são as máscaras incolores e as em tom de marrom. Você pode escolher o formato da escovinha de acordo com a sua necessidade.

  1. Máscara They’re Real Benefit (LINK) – na cor marrom.
  2. Máscara High Lengths Mascara Brown  Clinique (LINK) – marrom.
  3. Máscara para olhos e sobrancelhas incolor Faces (LINK) – pode ser usada na sobrancelha também.

Máscara de cílios de volume

O efeito é mais dramático e carregado. Usam para isso um aplicador mais cheinho, que permite depositar maior quantidade de produto nos cílios.

Para ter um efeito ainda mais intenso o ideal é construir camadas do produto. O truque é deixar as camadas secarem bem entre uma e outra, para evitar a formação de grumos.

  1. Máscara de Cílios Grandiôse Lancôme (LINK)
  2. Bombastic Volume Vult (LINK)
  3. Máscara de Cílios Hypnôse Drama Lancôme (LINK)
  4. Máscara de Cílios Maybelline The Colossal Super Filme Volum’Express (LINK)

Dica bônus: primers de cílios

Existem ainda os primers de cílios. São produtos para serem usados antes de aplicar a máscara de cílios propriamente dita. Ajudam a encorpar os pelos e você pode usar antes de máscaras de cílios de volume, ou mesmo antes das de curvar ou alongar, garantindo um resultado ainda mais intenso.

  1. Máscara de Cílios Pré-Maquiagem They’re Real! Tinted Primer Benefit (LINK) – pode ser aplicada sozinha ou por baixo da sua máscara de cílios de preferência.
  2. Primer para Cílios Lash Building Clinique (LINK) – tem um condicionador para os cílios na fórmula que potencializa as máscaras de cílios. Contém também polímeros que ajudam os cílios a ficarem mais longos e cheios.
  3. Primer de Cílios Photo Finish Lash Smashbox (LINK) – para aumentar o volume, o comprimento e a curvatura dos cílios. Faz a máscara durar mais, não deixando que se esfarele. Define, separa  e condiciona os pelos. Melhora o desempenho da máscara sem empelotar.
  4. Máscara Primer para Cílios Givenchy (LINK) – sua fórmula cor-de-rosa nunca vista antes é enriquecida com ingredientes naturais: néctar de algodão e proteína de soja para nutrir e proteger os cílios antes da aplicação da máscara. As fibras pretas do seu pincel bicolor separam e revestem os cílios, enquanto as fibras brancas supermacias permitem uma aplicação suave e delicada.

Máscaras de cílios com aplicadores diferenciados

Máscara de cílios com aplicador em formado de cone

Esse formato de cone é ideal para dar mais volume no canto externo, tipo os olhos das bonecas.

  1. Máscara Tracta Volume Glamour (LINK)
  2. Máscara Hypnôse Doll Eyes Waterproof Noir Black Lancôme (LINK)
  3. Máscara para Cílios Vult (LINK)

Máscara de cílios com aplicador de formato esférico

A ponta mais redondinha facilita a aplicação da máscara nos cílios mais curtinhos como os do lado interno dos olhos. Eu, particularmente, acho que esse modelo de escovinha faz com que a aplicação do produto demore mais, apesar do resultado ser bom.

Máscaras para cílios.

  1. Noir Couture Givenchy (LINK)
  2. Givenchy Phenomen’Eyes Deep Black 01 Givenchy (LINK)
  3. Máscara de Cílios Big Mamma Hot Makeup Stiletto Black (LINK)

Máscara de cílios colorida

Tenho uma azul e adoro usar com uma make toda marrom ou preta (sombra e lápis de olhos) para fugir um pouco do óbvio.

Na primavera/ verão uso com sombras coloridas como azul e verde, acho que dá um aspecto fresco a maquiagem. Agora quero comprar uma máscara vinho para o próximo outono/ inverno.

O único problema é encontrar para vender aqui no Brasil.

Máscara de cílios

Dicas para uma aplicação perfeita

Comece posicionando o aplicador rente à base dos cílios e movimente-o em direção às laterais para encaixar bem os fios entre as cerdas e então, deslize a escovinha até a ponta dos pelos.

Caso a máscara de cílios esteja mais velhinha e seca, você pode usar o pentinho que vem junto com algumas escovas de sobrancelhas para retirar os grumos. Penteie de baixo para cima. Esse pentinho também ajuda a separar bem os cílios.

Pincel de sobrancelhas e cílios
Pincel de sobrancelhas e cílios (LINK)

Quanto mais nova a máscara de cílios, mais fluída ela é. Quando a máscara está muito novinha, se você quiser um efeito mais intenso, recomendo aplicar primeiro nos cílios um pouco de pó solto (como esses AQUI) com o auxílio de um pincel de esfumar sombra (veja post aqui). O pó servirá de base para o produto, encorpando os fios. Ou então use um primer de cílios, como já mencionei.

Dá para misturar mais de um tipo de máscara de cílios. Você pode querer alongar e ao mesmo tempo aumentar o volume, ou então curvar mais os cílios. Faça camadas usando diferentes produtos.

Como retirar a máscara de cílios

Máscaras a prova d’água pedem demaquilantes bifásicos (link aqui), pois estes produtos retiram a máscara dos cílios sem precisar esfregar. A dica é colocar o demaquilante em um disco de algodão e depois deixar esse algodão sobre os olhos por alguns segundos. Esse tempo será importante para amolecer a máscara, facilitando a retirada, sem precisar esfregar.

Para o dia a dia eu prefiro as máscaras de cílios que não são a prova d’ água. As máscaras a prova d’água são mais difíceis de tirar mesmo com demaquilantes bifásicos, necessitando mais tempo para serem completamente removidas. Prefiro as fórmulas laváveis, pois aproveito para retirar a maior parte da maquiagem ainda no banho.

Uso para limpar a área dos olhos o shampoo Johnson’s amarelinho, aquele de criança mesmo, super tradicional. Faço um espuma na palma das mãos e aplico em todo o rosto, inclusive na área dos olhos, dica de um oftalmologista. Enxáguo e depois, aplico um pouco de sabonete específico para a minha pele. Ao sair do banho uso o demaquilante bifásico ou um tônico para terminar de retirar o que sobrou de maquiagem.

Mais dicas sobre máscaras de cílios

  • Atenção para a validade da sua máscara de cílios, em geral são 6 a 12 meses a partir da abertura do produto. Veja esse post aqui.
  • Embora não seja recomendado pelos fabricantes, nem por oftalmologistas, eu costumo usar um pouco de soro fisiológico quando a máscara está muito seca. Coloco 3 gotinhas apenas e dou uma mexida com a própria escova para distribuir o soro no produto. A máscara assim fica mais fluida e não forma grumos.

Para mais posts sobre maquiagem, clique aqui.

Se gostou, curta e compartilhe nas suas redes sociais. Siga o Almanaque da Mulher no Instagram e no Facebook.

Fique a vontade para comentar, dar sugestões, fazer críticas. Adoro conhecer a sua opinião.

11 comentários em “Como escolher a máscara de cílios ideal”

  1. Pingback: Spider lashes: última tendência em cílios e maquiagem para os olhos

  2. Pingback: Maquiagens e cabelos do Globo de Ouro 2017, maquiagens do Golden Globe 2017, Golden Globe 2017, dicas de maquiagem, ideias de penteados

  3. Pingback: Maquiagem com delineador azul Natura Aquarela, maquiagem em tons de azul

  4. Pingback: Esfumado colorido, tendência de maquiagem para o verão

    1. Oi, Lu! Eu adoro as da Maybelline, a amarelinha que se chama Colossal, que eu coloquei no texto, mas também uso a azul no dia-a-dia, que chama-se The Classic. Para fazer uma maquiagem mais para noite uso muito a da Lancôme Hypnôse Drama e a da Givenchy com o aplicador de formato esférico. Gostou muito de todas. Para facilitar coloquei os links lá no post de todas as máscaras, são para a Sephora, Beleza na Web ou Época Cosméticos. Todas essas lojas são confiáveis. Já comprei pela Internet e recebi tudo direitinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *