Pincéis de maquiagem limpos e livres de bactérias e fungos

Compartilhe!

Os pincéis de maquiagem são acessórios fundamentais para uma maquiagem perfeita. Mas se não forem higienizados corretamente, podem acumular bactérias, fungos e resíduos que podem provocar alergias e outras doenças de pele, inclusive acne. Veja nesse post como limpar pincéis de maquiagem para que eles fiquem livres de micro-organismos perigosos, mas sem prejudicar a durabilidade.



Por que lavar os pincéis?

Ao usarmos nossos pincéis, as bactérias e fungos, que vivem normalmente na nossa pele, passam para eles e lá acabam se multiplicando, aproveitando os restos de maquiagem e das nossas próprias células da pele como alimento.

Assim, quanto mais tempo os pincéis ficarem sem lavar, mais micro-organismos irão se desenvolver nos pelinhos deles, aumentando o risco.

E o pior, alguns tipos de bactérias e fungos podem ser nocivos para a nossa saúde, nos causando doenças de pele e alergias.

Além disso, pincéis sujos contaminam os nossos amados produtinhos de maquiagem, fazendo com que se estraguem muito mais rápido, mesmo dentro do prazo de validade (ver post).



Quando lavar os pincéis de maquiagem?

O ideal é lavar os pincéis de maquiagens pelo menos 1 vez por semana se você os utiliza todos os dias, mas se faz um uso mais ocasional, 1 vez por mês já está ótimo.



Como limpar pincéis de maquiagem

Abaixo coloquei uma passo a passo de como limpar pinceis de maquiagem:

  1. Molhe as cerdas do pincel em água corrente.
  2. Coloque um pouco de xampu ou sabonete líquido na palma de uma das mãos ou em um tapetinho de silicone (tem aqui e aqui) e esfregue suavemente os pelos do pincel no produto fazendo movimentos circulares.
  3. Enxague em água corrente até sair toda a espuma.
  4. Aperte as cerdas com cuidado sem puxá-las, se a água que pingar do pincel não estiver completamente limpa, repita todo o processo até aqui.
  5. Deixe o pincel secar deitado sobre uma toalha. A secagem leva de 6 a 24 horas mais ou menos, dependendo da quantidade e do tamanho dos pelos do pincel e do clima.
Pincéis de maquiagem limpos
Use a palma das mãos para esfregar de leve as cerdas.
Ou faça uso de um tapete de silicone para limpeza de pincéis: encontre aqui e aqui.

Os tapetinhos de silicone possuem protuberâncias em tamanhos variados, destinadas a limpar pincéis de diferentes tamanhos.

Eu tenho esse aqui, e gosto muito de usar, pois acho que limpa os pincéis de forma mais prática e rápida, e ao mesmo tempo, não resseca a minha mão, de tanto esfregar as cerdas dos pincéis. Sempre lavo muitos pincéis de cada vez.

Como limpar pincéis de maquiagem.
Meus pinceis secando sobre a toalha.



Quais produtos podem ser utilizados para lavar os pincéis de maquiagem?

Existem produtos indicados para se fazer uma lavagem completa nos pincéis e outros para uma lavagem mais rápida ou parcial.

Produtos para limpeza completa dos pincéis

Produtos muito bons para lavar os pinceis de maquiagem são os shampoos infantis que limpam sem ressecar e ao mesmo tempo garantem um cheirinho de limpeza suave.

Eu gosto muito de usar o shampoo da linha Mamãe e Bebê da Natura ou então o xampu Johnson, aquele amarelinho, que se encontra em qualquer farmácia ou supermercado.

Mas qualquer xampu ou sabonete neutro pode ser usado.

Outra opção são os sabonetes líquidos bactericidas, mas depois será preciso usar um pouquinho de condicionador nos pelos dos pincéis, caso sejam de cerdas naturais.

Já os pincéis de cerdas sintéticas, contudo, não precisam ser condicionados.

Os melhores condicionadores para esse uso também são os de bebê, pois são bem mais suaves. Você também pode usar seu condicionador mesmo, mas em quantidade bem pequena.

Existem a venda também produtos específicos para a lavagem completa dos pincéis de maquiagem. Esses produtos já lavam e condicionam os pelos.



Produtos para limpeza parcial dos pincéis de maquiagem

Como nem sempre dá tempo de lavar os pincéis com água e sabonete líquido ou xampu, existem produtos no mercado que garantem uma limpeza parcial rápida e prática.

Para usar esses produtos é só borrifar a solução no pincel e depois esfregá-los em uma toalha ou lenço de papel.

Assim, entre uma lavagem completa com água e sabonete e outra, dá também para manter os pelos dos pincéis limpos e com a contagem de micro-organismo controlada, usando essas soluções de limpeza rápida, que podem ser aplicadas sempre que você achar necessário, até mesmo diariamente.

Além disso, se você tem poucos pincéis, pode ser interessante usar essas soluções de limpeza rápida, quando o pincel está sujo de sombra escura, e você deseja aplicar depois uma sombra mais clara, por exemplo.

Produtos específicos para uma limpeza rápida

Abaixo fiz uma seleção com alguns produtos para limpeza rápida dos pincéis encontrados no mercado:

Como limpar pincéis de maquiagem.

  1. Solução Higienizadora de Pincéis Marina Smith (LINK) – para a higienização rápida, é destinada a limpar, desinfetar e condicionar os pincéis, assegurando maior durabilidade. Modo de uso: borrifar a solução nas cerdas até ficarem úmidas, esfrega-las em um papel ou toalha e deixar o pincel secando na horizontal por cerca de 30 minutos.
  2. Líquido Limpeza De Pincéis Brush Cleanser Klass Vough (LINK) – para limpar, higienizar e hidratar as cerdas, prolongando assim a vida útil de seus pincéis.
  3. Koloss Higienizador de pinceis (LINK)sabonete líquido formulado exclusivamente para limpar e retirar o acúmulo de maquiagem retido nos pincéis. Modo de uso: borrife o higienizador de pincéis em um lenço de papel, em seguida, esfregue delicadamente as cerdas do pincel até que o mesmo que limpo.
  4. Higienizador de pincéis Dailus Pro (LINK) – com fórmula para limpar resíduos de maquiagens pesadas, sem ressecar as cerdas dos pincéis. Modo de usar: borrife o higienizador nas cerdas e delicadamente passe-as sobre um pano limpo para retirar todos os resíduos. Após 3 minutos, pode usar novamente o pincel.



Dicas para conservar seus pincéis por mais tempo

Os pincéis não são baratos então, vale a pena ter todo o cuidado para preservá-los por muito tempo. Preste atenção nessas duas dicas importantíssimas:

  • Evite molhar a junção entre a parte metálica e o cabo dos pincéis, pois a umidade pode prejudicar a cola que une essas duas partes. Ou seja, é para molhar só as cerdas mesmo, não é para mergulhar todo o pincel na água.
  • Deixe sempre seus pincéis secarem na horizontal, apoiados sobre uma toalha, para que a umidade não penetre muito profundamente na cerdas dos pincéis e contribua para soltar precocemente os pelos.



Deixe uma resposta

Rolar para cima