Cor certa do iluminador

Como usar iluminador: dicas de maquiagem para brilhar por aí

Compartilhe!

As maquiagens iluminadas são uma verdadeira febre no mundo todo. Uma pele que irradia luz passa uma ideia de saúde e juventude. Além de acrescentar uma dose de glamour, os iluminadores aplicados nos lugares certos também ajudam a disfarçar ruguinhas e manchas. Mas é importante saber escolher a cor do produto de acordo com o seu tom de pele para que o melhor resultado possível seja alcançado. Então, veja nesse post como usar iluminador, aprendendo onde passar, qual cor escolher e muito mais.


Como usar iluminador

Você pode conseguir uma pele luminosa com o uso de primers iluminadores, bases iluminadoras ou pelo uso de iluminadores em pontos específicos do rosto. Para quem ama muito brilho, contudo, é possível usar todos esses 3 produtos combinados, intensificando ainda mais o efeito. Nesse post vou me concentrar especificamente nos iluminadores.

Assim, se você já tem primer e base que apresentam um acabamento fosco, porém quer usar a tendência da pele iluminada sem investir em muitos produtos, recomendo a compra de apenas um bom iluminador para começar.

Mas aí é que está o problema! Na hora de pesquisar no mercado você se depara com tantas opções que acaba ficando confusa e insegura para comprar. Pode deixar então, que eu te dou todas as dicas para você escolher o iluminador certo. Confira tudo a seguir.

Veja também os posts:



Onde aplicar o iluminador?

Com a pele já preparada, ou seja, já com base e corretivo é a hora de iluminá-la.

O iluminador deve ser aplicado em pontos do rosto em que você deseja realçar. Em maquiagem, tudo o que você ilumina, parece que “vem para a frente”. Em outras palavras, fica em destaque. Já tudo o que você escurece, parece que “vai para trás”, ou seja, fica disfarçado.

Dessa forma, a técnica de maquiagem que ilumina pontos específicos do rosto chama-se strobing. O strobing é basicamente o oposto do contorno. Esse último é feito com bronzer ou pó mais escuro que o tom da pele. Para conhecer a técnica do contorno, clique aqui para ler o post completo.

Então, os locais do rosto em que você deve aplicar o iluminador são os seguintes:

  • Centro da testa
  • Ponte do nariz
  • Centro do queixo
  • Têmporas fazendo um formado de “C” com a parte alta das maçãs
  • E no chamado “arco do cúpido” (adoro esse nome!), que é o “v” que fica acima do lábio superior.

Para ilustrar coloquei a figura abaixo:

Cor certa do iluminador

Há, ainda, a possibilidade de iluminar o cantinho interno dos olhos (veja na imagem abaixo). Você pode fazer isso com um iluminador, ou mesmo com uma sombra cintilante. Essa técnica é chamada de ponto de luz.

Técnica de maquiagem chamada ponto de luz.

Como escolher o iluminador

Quanto a consistência

A princípio, o produto em pó é ideal para finalizar uma pele mais oleosa, já os mais cremosos ou líquidos seriam perfeitos para as peles normais a secas. Mas nada impede que você fuja dessa regra.

Minha pele, por exemplo, é mista e eu tenho iluminadores de todas as consistências. Escolho de acordo com a minha vontade do dia, horário, tempo para fazer a maquiagem, a lua… brincadeira.

Quem ama muito brilho pode, inclusive, aplicar vários produtos iluminadores em camadas, começando do mais líquido, passando pelo cremoso e finalizando com um produto em pó. Assim o efeito será ainda mais intenso já que a mistura de produtos mais úmidos com produtos mais secos irá aumentar a intensidade e a fixação dos produtos na pele.

Como usar iluminador líquido

Aplique pinguinhos de iluminador líquido nos pontos de strobing. A seguir espalhe em batidinhas. Você pode usar a ponta de um dos dedos, eu prefiro o anelar. Mas você também pode usar uma esponjinha ou um pincel duo-fiber. Porém nunca arraste o produto pela pele para não tirar a maquiagem que ficou por baixo.

Se você preferir usar uma esponja, você pode umedecê-la com um spray ou bruma fixadora, recomendo esse aqui (link).

Como usar iluminador em bastão

Os produtos em forma de bastão podem ser aplicados diretamente na pele. Em seguida é só esfumar um pouco com os dedos. Mas também é possível aplicar com os dedos, indiretamente, ou com o auxílio de um pincel.



Como usar iluminador em pó

Já os produtos em pó podem ser aplicados com um pincel no formato de leque ou mesmo com um pincel de pó ou blush pequeno. Ou, ainda, você pode aplicar com um pincel de sombra grande e mais fofinho (de esfumar)Confira também o post Pincel de sombra não é tudo igual.

Faça movimentos de limpador de para-brisa na hora de aplicar o produto com esse tipo de pincel.

Se usar um pincel grande ou grosso demais, pode ser que, sem querer, você deposite mais produto do que o necessário, ou ilumine regiões onde nem deveria passá-lo. Assim, abaixo coloquei alguns exemplos de ferramentas que eu indico para facilitar a aplicação:

Como usar iluminador.

  1. M·A·C 130 Short Duo Fiber Brush (LINK)
  2. Esponja de Maquiagem (LINK)
  3. Pincel leque, várias marcas (LINK)
  4. Pincel para pó e iluminador Macrilan M122 (LINK)
5. Pincel Profissional para iluminador (LINK).

Como escolher a cor certa do iluminador

Pele clara:

Iluminador para peles claras, onde comprar.

Quem tem pele clara e que apresenta um fundo mais rosado (que fica vermelha quando pega sol) deve optar por um iluminador em tons de prata, champanhe, perolados ou levemente rosados. Para facilitar coloquei vários links com sugestões de produtos nesses tons abaixo:

Como usar iluminador.

  1. Manizer Mary Lou The Balm (LINK)
  2. High Beam Benefit (LINK)
  3.  Clubby Stick Clinique (LINK)
  4. Iluminador Just Blow Bouquet Rosa Océane (LINK)



Cor certa do iluminador para a pele morena ou bronzeada:

Cor certa do iluminador

Já quem tem a pele naturalmente morena ou é mais branquinha, mas está bronzeada, deve investir nos tons dourados. As referências estão abaixo:

Como usar iluminador.

  1. Iluminador em bastão Gold Océane (LINK)
  2. Koloss Iluminador Cream (LINK)
  3. Paleta de Iluminadores Glow Océane (LINK)
  4. Pó iluminador Skin Shine Gold Océane Mariana Saad (LINK)

Cor certa do iluminador



Como usar iluminador em pele negra

A mulher com pele negra deve procurar por produtos dourado-escuros, bronzers e tons alaranjados, para harmonizar com a pele. Confira as referências de produtos abaixo:

Como usar iluminador.

  1. Iluminador Facial Cremoso Tracta Bronze (LINK)
  2. Pó facial mineralize Gold Deposit Mac (LINK)
  3. Betty-Lou Manizer bronzer The Balm (LINK)
  4. Iluminador Creme Sun Fire Koloss (LINK)

Cor certa do iluminador

Pele iluminada.


Cor certa do iluminador para a pele oriental:

Já a mulher oriental deve escolher seu iluminador conforme o tom de fundo da sua pele. Assim, se a pele for bem branquinha deve procurar os iluminadores com os tons recomendados para as peles claras. Mas se tiver a pele naturalmente mais escura ou se estiver bronzeada, deve procurar por produtos mais dourados, assim como as mulheres morenas.

Make iluminada.
Fundo claro.

Maquiagem iluminada.
Fundo mais escuro.



Como usar iluminador no rosto: mais dicas

Produtos um pouco mais claros do que a sua pele, e não, necessariamente cintilantes, como um corretivo com acabamento matte ou pó amarelo, criam o mesmo efeito de forma muito mais sutil.

É importante levar em conta que os iluminadores mais cintilantes acentuam a textura e as características da sua pele. Então, se ela tem poros muito abertos ou ruguinhas, pegue leve na quantidade desse tipo de iluminador.

Se a pele apresentar oleosidade acentuada na zona T, evite aplicar o iluminador nessa área. Concentre o produto em outros pontos do rosto, como no canto interno dos olhos e nas têmporas, mas sem avançar muito para as maçãs do rosto.

Existem ainda os blushes com efeito iluminador. Mas aí é assunto para um outro post. Espero que tenha sido útil.



4 comentários em “Como usar iluminador: dicas de maquiagem para brilhar por aí”

Deixe uma resposta

Rolar para cima